A mudança de pé simples ao galope é um movimento em que, após uma transição direta do galope para o passo, com três a cinco passadas nitidamente definidas e regulares, é feita uma transição imediata para o outro pé do galope. O exercício começa a ser exigido na reprise média 1 e pode apresentar dificuldade para cavaleiros ou cavalos novos.
Cavaleiro profissional, José Manuel da Silva Faria dá dicas sobre como fazer a transição e fala sobre cuidados para a preparação do exercício e treinamento do animal. Nascido em Portugal, Faria, atualmente, é treinador de equitação do nível básico ao intermediário no Centro Hípico JF, em Franco da Rocha (SP).
“A mudança de pé simples é uma transição do galope para o passo, ou seja, uma transição decrescente. Para conseguir fazê-la, é importante que já tenha seu cavalo bem equilibrado e tranquilo em todas as transições. Os erros são normais e, para tentar que eles não aconteçam, devemos possuir boas ajudas.
Com o cavalo em galope reunido, vamos dando meias-paradas com a rédea de fora e descontraindo bem suavemente a rédea de dentro, juntamente fazendo pressão nas coxas e nos joelhos, contraindo os glúteos e os ombros devem estar levemente atrasados para aliviar o peso nos anteriores. Isto facilita a transição do galope para o passo e não para o alto.
Concretizada com sucesso a transição ao passo, devemos reunir um pouco o passo, utilizando o assento bem fundo, encurvar o cavalo ao lado de dentro, mantendo a perna de dentro na barrigueira e a de fora atrasada. Nesta posição, devemos fazer uma suave pressão com as duas pernas e o cavalo partirá ao galope com sucesso.
Para consolidar este exercício é necessário fazer muitas repetições em diferentes locais da pista e, mesmo errando, tente manter a calma e voltar a repetir sem deixar o cavalo tenso e exausto.
Lembre-se de que você deve pedir os exercícios com frequência, contentar-se com pouco e agradecer muito!”
A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. Tem alguma pergunta? Escreva para Adestramento Brasil.
Foto cedida por José Faria
2 respostas para ‘Como fazer mudança de pé simples’