Pequenos detalhes na execução das reprises fazem os atletas desperdiçarem pontos que podem fazer uma grande diferença na somatória final. A diretora de adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo e juíza FEI 4*, Sandra Smith, deu algumas dicas para mitigar erros durante as provas.
Em entrevista em vídeo, Smith comentou diversos pontos como a execução do alto, a imobilidade na saudação, usar os cantos para ajustar os cavalos, a evolução na escala de treinamento, a regularidade do ritmo durante todo o percurso, a exatidão nas figuras, entre diversas outras dicas.
A diretora ministrou, durante o Campeonato Brasileiro e a Taça Brasil de Adestramento, palestra sobre como mitigar erros nas provas. A apresentação abordou temas parecidos aos da palestra que antecedeu o concurso de adestramento nacional (CAN) de outubro no Clube Hípico de Santo Amaro.
Para Smith, estudar o regulamento é fundamental e o primeiro passo para entender o que os exercícios e as reprises pedem. “É importante que os competidores leiam os objetivos das reprises para saber o que vai ser cobrado e comparar com a reprise anterior para ver o que não tinha e passa a ter”, explicou.
Confira a entrevista: