Entenda como funcionam provas de morfologia e aprovação de garanhão

Durante a XXXVIII Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, entre os próximos dias 24 e 26 de maio de 2019, na Sociedade Hípica Paulista, serão realizadas provas de andamentos, morfologia e aprovação de garanhões. Mas você sabe como funcionam estas competições? Adestramento Brasil explica. 

Na aprovação de garanhão, o cavalo tem de ser apresentado montado e, por isto, tem de ter, no mínimo, 48 meses de meses. Na prova, o animal entra montado e se apresenta ao trote, ao passo e a galope para ambos os lados. Os três juízes dão individualmente as notas de andamentos. Depois, o cavalo volta à pista, desta vez sem sela, para, parado, ter a sua morfologia avaliada. Novamente, os juízes individualmente dão suas notas para as partes: cabeça, pescoço, peito e tronco, espádua e cernelha, dorso e rins, garupa, membros anteriores e posteriores, além de uma nota de aspecto geral. Após as apresentações, os três juízes se reúnem para chegar a um consenso com uma nota única final para cada quesito. É daí que sai a nota geral do garanhão.

Ao analisar um garanhão, os juízes avaliam diversos aspectos. “Nos andamentos, procuramos as qualidades que são comuns aos cavalos de esporte, ou seja, equilíbrio, regularidade, ritmo e cadência, além de amplitude. Além dessas características gerais, cada andamento tem suas características específicas, no passo o transpiste e o uso da coluna; no trote a boa suspensão e o uso do joelho; e no galope a ação dos posteriores impulsionando o animal para cima e para a frente, entre outros aspectos”, explica o juiz Raul Antonio de Maura Silva. Além destes aspectos, que são os principais, é observado o comportamento do animal nas transições entre e dentro dos andamentos.

No lusitano, qualquer garanhão com suas faculdades reprodutivas íntegras podem participar. Para isto, é exigido um exame andrológico aos inscritos. Com relação a valores, a ABPSL aplica preços distintos para sócios e não-sócios para os serviços da associação e do studbook, mas o serviço é sempre aberto a todos.

Morfologia e andamentos
Nas provas de morfologia e andamento, o julgamento é semelhante ao da aprovação de garanhões, com a diferença de que os animais são julgados a partir de um ano de idade e o julgamento é comparativo, ou seja, os concorrentes de uma categoria são classificados em ordem de qualidade, enquanto que na aprovação não há comparação entre os indivíduos, sendo aplicadas notas de zero a dez.

Na morfologia, os candidatos são comparados ao padrão racial e sobressaem-se aqueles que mais se assemelham às características típicas do lusitano e de melhor movimentação. Após a classificação entre os competidores (por exemplo, primeiro, segundo, terceiro, quarto etc.), o juiz confere as medalhas, que podem ser ouro, prata e bronze, ao seu exclusivo critério e também podendo dá-las ou não. Essas medalhas significam a qualidade dos animais. A medalha de ouro é muito valorizada na raça, pois significa que o animal foi classificado como de alta qualidade. Em morfologia, fêmeas e machos competem separadamente porque, de fato, eles são morfologicamente diferentes.

Além destas provas, nas competições é escolhido o campeão dos campeões. Para se chegar ao animal vencedores, os primeiros e os segundos lugares de cada categoria por idade, se tiverem recebido medalha de ouro, se encontram novamente em duas “chaves”: uma com os potros (categorias de não montados, puxados à mão) e outra com adultos (montados), sendo machos e fêmeas concorrendo separadamente. Da chave de potros, sai o grande campeão jovem e, da chave de adultos, sai o grande campeão adulto. Os grandes campeões se enfrentam e, então, desta disputa sai o campeão dos campeões dos machos e das fêmeas.

Todos os detalhes estão no programa da competição.


LOGO_ABPSL


canal de notícias 
Isto é Lusitano é produzido por Adestramento Brasil e tem o patrocínio Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangre Lusitano

2 respostas para ‘Entenda como funcionam provas de morfologia e aprovação de garanhão’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.