Como iniciar um potro recém-domado a buscar o contato com o bridão?

 

AB_Pergunte_expert-peqComo iniciar um potro recém-domado a buscar o contato com o bridão? A questão foi enviada a este noticiário por meio do Instagram. Quem responde é a amazona profissional medalha de bronze por equipe nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015, Sarah Waddell.

Waddell é a única atleta brasileira a ter o diploma de cavaleiro profissional pela Escola Nacional de Equitação Alemã. No ano passado, ela sagrou-se campeã brasileira na categoria sênior no CBA realizado em São Paulo. Confira o que ela diz:

“Um potro recém-domado tem que poder fazer quatro coisas antes de qualquer outra: andar em linha reta, virar à esquerda, virar à direita e parar. Após estes quatro passos básicos, vem a lição de ensiná-lo a buscar o contato com o bridão. E isto é essencial para o bom desenvolvimento de qualquer cavalo, independentemente, da disciplina que o animal executará, pois é idêntico para cavalos de adestramento, salto, CCE etc.

Para isto, é importante o cavalo novo estar reagindo corretamente à perna. Estar “à frente” das pernas quer dizer estar reagindo para frente quando o cavaleiro fecha as pernas de maneira igual, formando quase um corredor, convidando o cavalo a seguir o impulso e se projetar (de maneira controlada, obviamente) para frente. Neste momento, as mãos do cavaleiro tem que estar juntas, mais ou menos na altura da frente da sela, as rédeas devem ter um comprimento relativamente curto para poder sentir um início de contato assim que possível, porém, não tão curtas para não encurtar o pescoço do cavalo. As mãos também não devem estar muito altas, e sim, indo em direção à boca do cavalo, convidando-o a segui-las.

Outro ponto importante é o assento do cavaleiro acompanhar o movimento do cavalo, tomando cuidado para o corpo não estar muito para frente para não desequilibrar o cavalo, nem muito para trás para não travar o movimento para frente que vem sendo desenvolvido.

Depois destas manobras, é importante prestar atenção ao que o cavalo nos oferece. Se ele aceita este movimento e procura o contato com o bridão, então, deve-se manter este contato com mãos leves, mantendo sempre o contato das duas pernas para ir mantendo, assim, a impulsão. Depois de alguns metros, deve-se aliviar a mão de dentro e agradar, sem soltar a mão de fora para continuar promovendo este contato e, ao mesmo tempo, recompensando o potro com um leve avanço e agrado da mão de dentro.

Assim, deve-se continuar o trabalho, trabalhando primeiramente a impulsão para frente, ponto crucial para o cavalo entender e continuar procurando o bridão.
Durante as transições, se o cavalo perder o contato, não tem problema. O importante é tentar voltar o mais rápido possível para este trabalho e continuar promovendo este trabalho durante as transições até o cavalo entender. E agradar sempre quando possível. Recompensar o cavalo parece “bobo”, mas faz toda a diferença em qualquer etapa do treinamento, tanto para cavalos novos como para cavalos experientes.”

A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. A cada questão selecionamos um atleta profissional para respondê-la. Tem alguma pergunta? Envie para contato@adestramentobrasil.com

Crédito foto: JC Markun


Apoie_AB_PayPalApoie o jornalismo profissional
Desde o lançamento, Adestramento Brasil leva informação confiável e relevante, ajudando aos leitores a compreender a modalidade. Não fechamos o conteúdo para assinantes. Por isto, contamos com a colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.
Prefere anunciar? Confira o mídia kit e fique por dentro das opções para divulgar a sua marca: escreva para contato@adestramentobrasil.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.