Cuta, do Haras Crystal, mira seletivas para o Sul-Americano com dois lusitanos

Jeferson Rodrigo Pereira — mais conhecido como Cuta — almeja disputar as provas seletivas para as vagas para integrar a equipe brasileira nos Jogos Sul-Americanos, o Odesur, que será realizado no Paraguai. Em entrevista a Adestramento Brasil, o cavaleiro do Haras Crystal disse que planeja competir concursos internacionais (CDIs) com Ferragamo Crystal, com quem ficou em 4º no Campeonato Brasileiro em 2021, e com Everest Crystal com quem se sagrou vice-campeão brasileiro em 2020 — em ambos os casos em small tour. “As seletivas para o Sul-Americano são o objetivo maior do haras; é o projeto que vamos focar. Sabemos que serão muito disputadas e queremos, no mínimo, incomodar”, disse.

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=J56ZYZZLKPPV4&source=url

Cuta participou da clínica de Michael Rohrmann com Everest. Foi uma volta aos treinos com o lusitano, que ficou um tempo parado devido a uma lesão. “Usei ele na clínica mais para condicionar e para o Michael ajudar a colocar ele em cima dos posteriores, trabalhar o relaxamento e condicionamento físico. O mais importante para mim foi a volta dele na clínica, porque quero tentar levar ele para as seletivas do Sul-Americano”, disse. “Vamos para luta e tentar ficar no meio do bolo, porque sabemos que não serão fáceis as seletivas”, completou.

Em 2020, a Cuta fechou o CDI 3* e Brasileiro com Everest com 69,529% de nota final na São Jorge; 69,088%, na intermediária 1 e 70,795% no kür. Já com Ferragamo, as notas finais no CBA sênior de 2021 foram 68,333% na PSJ; 67,255% na inter 1 e 72,425% na kür.

Questionado sobre como vai estruturar os treinamentos, até mirando atingir os 68% que a CBH colocou como meta para formar o Time Brasil para o Odesur, Cuta disse que vai seguir uma linha parecida com a feita para o Brasileiro. “Vamos entrar bem focados e com um treino um pouco mais intensivo para podermos chegar bem”, disse.

Além dos CDIs das seletivas, o plano é sair bastante para as provas, com foco no Troféu Eficiência, da Federação Paulista de Hipismo, e provas nacionais como CANs e o Campeonato Brasileiro, que, neste ano, será no Rio de Janeiro. Para essas provas, alguns animais devem ser escalados, como Orvalho Crystal, filho do Iron Crystal que hoje treina na Alemanha, e Norton Crystal. “Devemos sair bastante nesse ano!”, contou.

“Nós, que somos cavaleiros, sempre almejamos defender o nosso País e sabemos que tem muita gente capaz de defender, de estar na equipe, mas temos sempre de acreditar, ter um objetivo de trabalho e seguir trabalhando”, ressaltou.

Prata da casa
Cuta, hoje, com 33 anos, começou a montar aos 15 e ingressou como ginete do Haras Crystal em abril de 2014. Iniciou domando cavalos e, depois, passou a competir pelo haras. Desde então, conquistou alguns prêmios como o Troféu Eficiência (em 2015 com Africano dos Pinhais na média 2 e com Everest Crystal na média 1 e em 2016 com Ferragamo Crystal na média 1) e foi campeão paulista, em 2015, com Everest Crystal na média 1, além dos Campeonatos Brasileiros sênior já citados.

No Haras Crystal, Cuta tem aulas com o treinador alemão Stefan Wolff, que trabalhou com Klaus Balkenhol. Antes da Covid-19 eclodir, Wolff vinha ao Brasil cerca de três vezes ao ano para ministrar aulas a ele, que também viajou, por três vezes, à Alemanha treinar com o alemão e assistir provas, inclusive o CHIO Aachen em 2017. Ele também teve a oportunidade de treinar por duas vezes, durante estadias na Europa, com Klaus Balkenhol. Sobre esta experiência, ele ressaltou a importância dada ao trabalho de base.

Atualmente, por causa da pandemia, ele não viajou mais à Alemanha e tampouco Wolff esteve no Brasil. No entanto, Cuta conta com aulas virtuais, além de ter o apoio de Rogério Clementino, que tem cavalos no Haras Crystal e ajuda os cavaleiros do haras.

Foto: Ney Messi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.