Ouro, prata e bronze: Brasil domina o pódio individual no Sul-Americano de Assunção

O som de repente parou no primeiro terço da reprise de grande prêmio kür de Victor Trielli Ávila, que foi o último a competir na final individual do adestramento nos Jogos Sul-Americanos de Assunção. Montando Corsário IGS, o brasileiro estava pontuando alto e confirmando a expectativa de quem assistia de que o pódio seria verde-amarelo. Afinal, small tour havia acabado com Paulo Cesar dos Santos e Fidel da Sasa JE em primeiro com 73,150% e Vinicius Miranda da Costa e Biso das Lezírias em segundo com 71,215%.

A cobertura in loco dos Jogos Sul-Americanos tem o patrocínio de Bárbara Laffranchi, Coudelaria Ilha Verde e Fazenda Sasaveja a página especial

Mas a música parou, Ávila seguiu a reprise e, logo depois, o sino bateu. O problema foi do evento, cuja organização anunciaria minutos depois que havia ocorrido uma queda de energia. Demorou até a prova recomeçar e, ainda que tenha perdido uns pontos, o conjunto conseguiu retomar bem, fechando com 71,410% — que não foi suficiente para o ouro, mas assegurou a prata.

Aplausos da plateia: o Brasil ocuparia os três lugares do pódio, cumprindo a missão de retornar do Odesur com o ouro, a prata e o bronze individuais e mais o ouro por equipe.

A final individual teve 12 concorrentes em small tour e dois em big tour. Passaram todos os conjuntos com porcentuais finais maiores que 62% e 60%, respectivamente, nas reprises de segunda inter 1 e GPS. As provas do Sul-Americanos ocorreram no Clube Hípico Paraguaio. Nesta quarta-feira, o medo dos competidores era a chuva, porém, enquanto as competições aconteceram o dia estava nublado e muito menos quente e abafado que nos dias anteriores quando o termômetro passou dos 30 graus.

A final começou com a desistência da competidora do Equador Carolina Espinosa com Satinka, que optou, antes de entrar, por não participar. Assim, quem estreou a prova foi Edgar Andres Valladares, também pelo Equador, montando Dark Dancer para 63,740%.

Pela Argentina, Maria Florencia Manfredi com Codiciado Angelique subiu sua nota na comparação com os dias anteriores, finalizando com 68,490%, o que lhe assegurou a liderança no primeiro bloco. Na sequência, Guillermina Birenbaum com Jazzmate 1, pelo Uruguai, fez 66,650% e Ana Maria Busso de Vigil com Laudatio, também pela Argentina, fechou com 64,565%. Fechando o primeiro bloco Malin Moren, pelo Uruguai, montou o lusitano de criação brasileira Hamilcar Interagro para 68,310%.

Brasileiros reunidos na comemoração

A disputa mais acirrada, como previsto, foi mesmo no segundo bloco. Pelo Brasil, Murilo Augusto Machado fechou com 69,190% montando o lusitano da Coudelaria Ilha Verde Jorge VO. Tomou a liderança que não durou. A competidora seguinte e seus 69,315% tiraram o primeiro lugar, que passou para Carolin Mallmann com Godot SSF pelo Uruguai.

E, novamente, não durou, porque Vinicius Miranda e o lusitano Biso das Lezírias, competidores seguintes, romperam a barreira dos 70% e com 71,215% conquistaram a liderança.

A próxima a entrar, Ingrid Berger montando Floppy Disk 1 pela Argentina, não conseguiu superar a marca do brasileiro. Em uma apresentação com ritmos dançantes da década de 1980, o conjunto finalizou com 69,375%.

Penúltimo de small tour a competir, Paulo Cesar dos Santos e Fidel da Sasa JE mostraram o porquê do favoritismo, afinal, já haviam sido primeiros na São Jorge e na intermediária 1. O conjunto da Fazenda Sasa tomou a liderança com 73,150%, porcentual que não foi superado pela última concorrente, a Maria José Granja, que apresentou Emiliano AP pelo Equador e finalizou com 70,475%.

Com isso, small tour encerrou o Brasil em primeiro, segundo e sexto lugares. Faltava apenas o big tour para consolidar o pódio brasileiro. E ele veio mesmo após o problema que ocorreu com o som durante a apresentação de Victor Trielli Ávila e Corsário IGS.

Classificação geral:

1 – 73,150% BRA Paulo Cesar Dos Santos / Fidel Da Sasa Je
2 – 71,410% BRA Victor Trielli Ávila / Corsario IGS
3 – 71,215% BRA Vinicius Miranda Da Costa / Biso Das Lezirias
4 – 70,475% ECU Maria Jose Granja / Emiliano AP
5 – 69,375% ARG Ingrid Berger / Floppy Disk
6 – 69,315% URU Carolin Mallmann / Godot SSF
7 – 69,190% BRA Murilo Augusto Machado / Jorge V.o
8 – 69,130% ARG Fiorella Mengani / Assirio D Atela
9 – 68,490% ARG Maria Florencia Manfredi / Codiciado Angelique
10 – 68,310% URU Malin Moren / Hamilcar Interagro
11 – 66,650% URU Guillermina Birenbaum / Jazzmate
12 – 64,565% ARG Ana Maria Busso De Vigil / Laudatio
13 – 63,740% ECU Edgar Andres Valladares / Dark Dancer
14 – WD ECU Carolina Espinosa / Satinka

Adestramento Brasil é o principal meio de informação de dressage no País.
Gosta do jornalismo do site? Ele só existe, porque pessoas como você apoiam ou anunciam.
Seja um anunciante ou contribua no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).