Ingmar de Vos reeleito para o terceiro e último mandato como presidente da FEI

O belga Ingmar de Vos, 59 anos, foi reeleito para servir um terceiro e último mandato como presidente da Federação Equestre Internacional (FEI). A eleição presidencial foi realizada durante a Assembleia Geral Híbrida da FEI, realizada de 10 a 13 de novembro presencilmente na Cidade do Cabo (RSA) e virtualmente, permitindo que as Federações Nacionais impossibilitadas de comparecer pessoalmente pudessem votar online e em tempo real. De acordo com os estatutos da FEI, um presidente pode servir até três mandatos de quatro anos.

Adestramento Brasil é um site jornalístico que traz as principais notícias da modalidade. Ele só existe, porque pessoas como você apoiam ou anunciam. Fomente a continuidade do site: seja um anunciante ou contribua no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).

Sem oposição pela segunda vez, de Vos recebeu amplo apoio para seu último mandato de quatro anos, que vai até 2026. Em nota, ele afirmou estar profundamente honrado por ter a confiança das federações nacionais e membros da FEI para liderar a entidade por mais um mandato. Em seu discurso na Assembleia Geral, ele disse que, nos últimos oito anos, teve o privilégio de testemunhar o poder da unidade em ação na comunidade e afirmou que foi essa solidariedade que os levou a momentos incrivelmente desafiadores.

“Avançamos juntos porque todos deixamos de lado nossas diferenças para o benefício mais amplo de nosso esporte e comunidade. Como resultado, saímos mais fortes do que nunca e sei que essa base nos servirá bem para o futuro. E o futuro está muito em minha mente, pois agora embarco no meu último mandato no cargo. Estou determinado a deixar um forte legado que meu sucessor e a comunidade possam continuar a construir nos próximos anos”, discursou.

Ele citou necessidade de se fazer mais algumas mudanças para garantir a continuidade e o bem-estar da organização, o que, segundo ele exigirá algumas escolhas difíceis. “Em alguns pontos, provavelmente discordaremos, mas, se a história for uma indicação, sei que as decisões que tomamos juntos para nosso esporte e organização sempre serão fundamentadas em nossos valores comuns de bem-estar e integridade do cavalo”, continuou
De Vos.

O belga é o 13º presidente da FEI desde que a federação internacional foi fundada em 1921 e é apenas o quarto a se tornar membro do Comitê Olímpico Internacional (COI). Foi também o primeiro presidente homem a suceder três chefes mulheres da organização, quando foi eleito, pela primeira vez para o cargo, em 2014 em Baku (AZ). Além de membro do COI, ele é ainda membro de três comissões do COI (assuntos jurídicos, igualdade de gênero, comissão de diversidade e inclusão e comissão de coordenação de Los Angeles 2028), membro do Conselho da Associação das Federações Internacionais dos Jogos Olímpicos de Verão (ASOIF) e membro do Comitê Executivo e do Conselho de Fundação da Agência Mundial Antidoping (WADA).

Desde que assumiu o cargo em 2014, ele também introduziu várias mudanças nas estruturas de governança do órgão internacional. A FEI apareceu consistentemente entre as cinco principais organizações na revisão de governança da Federação Internacional da ASOIF e ficou em primeiro lugar no ranking em 2022.

No FEI Sports Forum 2022, De Vos assinou um memorando de entendimento entre a FEI e a International Grooms Association para integrar os tratadores à família FEI. Mais recentemente, ele anunciou a criação de uma comissão de ética e bem-estar equina independente para desenvolver uma estrutura prática para abordar as preocupações atuais e futuras relacionadas ao uso de cavalos no esporte.

“A sustentabilidade e a modernização do esporte equestre com o bem-estar no centro são meus principais objetivos para os próximos quatro anos”, disse De Vos. “Se quisermos permanecer relevantes como esporte, precisamos ter uma organização bem equipada para se adaptar aos desafios que surgem em nosso caminho. O diálogo aberto e honesto tem sido a razão pela qual fomos capazes de moldar o futuro do hipismo juntos desde 1921. Estou ansioso para mais do mesmo nos próximos quatro anos”, completou.

Natural da Bélgica, Ingmar De Vos nasceu em 5 de agosto de 1963. Graduado em ciências políticas, direito internacional e europeu, iniciou sua carreira como conselheiro do Senado belga. Ele ingressou na Federação Equestre Belga como diretor-administrativo em 1990 e ocupou o cargo adicional de secretário-geral de 1997 a 2011. De Vos é o único belga que ocupa o cargo de presidente entre as Federações Internacionais que regem os esportes olímpicos de verão e inverno.

Durante seu tempo na Federação Nacional Belga, Ingmar De Vos foi chefe de missão da equipe belga em todos os seis Jogos Equestres Mundiais da FEI entre 1990 e 2010 e em três Jogos Olímpicos (Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008). Ele é um membro da Academia Olímpica Belga. Foi cofundador da Federação Equestre Europeia em 2010 e também foi secretário-geral de 2010 até 2011, quando ingressou na FEI.

Após três anos como Secretário Geral da FEI, Ingmar De Vos foi eleito Presidente da FEI em dezembro de 2014 na Assembleia Geral da FEI em Baku, Azerbaijão.

Com informações da FEI. Foto: divulgação FEI/ Richard Juilliart

Uma resposta para “Ingmar de Vos reeleito para o terceiro e último mandato como presidente da FEI”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.