
::: JOGOS OLÍMPICOS
::: RESULTADOS, ORDENS DE ENTRADAS & MAIS
- Ordens de entrada
- Grande prêmio – qualificatórias: 30 e 31/07 equipe – GP | individual – GP
- Final por equipes – GPS: 03/08
- Final individual – GPF: 04/08
- Resultados – PDF
- Paris 2024 – resultados finais todos os conjuntos
- Grande prêmio freestyle – final individual: resultados | detalhamento das notas por juízes
- 2ª inspeção veterinária – 4/8
- Grande prêmio especial – final por equipes: posição final equipes | detalhamento das notas individuais por juízes | posição final de todas as equipes
- Grande prêmio – individual: consolidado grupos | consolidado posição final | detalhamento notas juízes |
- Grande prêmio – equipe: consolidado dias 1 e 2
- Parcial – dia 1 (30/07) GP: equipe | individual
- Reinspeção – 30/07
- 1ª inspeção veterinária – 28/07
- Mais dados:
Adestramento Brasil compilou o histórico desempenho dos atletas e dos países em diversas edições de Jogos Olímpicos. Confira aqui a tabela completa.
::: COBERTURA PARIS 2024

Mais um ouro para Jessica von Bredow-Werndl e Dalera; Werth leva prata e Charlotte Fry, bronze — O quadro de medalhas de Jessica von Bredow-Werndl aumentou neste domingo (4/8), quando a alemã conquistou sua quarta medalha olímpica de ouro com a égua de 17 anos TSF Dalera BB. A dupla repetiu o feito dos Jogos de Tóquio e parte de Paris com ouros por equipe e no individual, este último alcançado no Palácio de Versalhes, após, ao som de músicas francesas, ser, de novo, o único conjunto acima dos 90%. Dos 18 concorrentes do GP freestyle, 15 pontuaram acima dos 80%, dois a mais que na final em Tóquio. Isabell Werth com a égua Wendy foi prata (89,614%) e Charlotte Fry com o garanhão Glamourdale, bronze (88,971%).
“Conseguimos! Foi emocionante demais”: equipe alemã avalia ouro olímpico — “Conseguimos! Foi emocionante demais para ser honesta e, no fim, a margem foi tão pequena!”, disse Jessica von Bredow-Werndl. “Foi emocionante hoje! No fim, eu não acreditei que conseguimos, porque foi muito acirrado! Agora ninguém mais pode dizer que o adestramento é chato!”, completou Isabell Werth para a FEI com uma grande risada. Elas estavam comentando a conquista da 15ª medalha de ouro da Alemanha em Jogos Olímpicos, uma vitória bastante apertada, com apenas 0,121 ponto porcentual separando-a da Dinamarca no Palácio de Versalhes.






Alemanha conquista 15º ouro olímpico; Dinamarca fica com a prata e Grã-Bretanha é bronze — Foi por muito pouco que a Dinamarca não conquistou o inédito ouro olímpico nos Jogos Olímpicos de Paris, mas Cathrine Laudrup-Dufour com Freestyle, Daniel Bachmann Andersen com Vayron e Nanna Skodborg Merrald com Zepter fizeram história ao assegurar a primeira medalha de prata para o país. E, pela 15ª vez na história dos Jogos Olímpicos, a atual campeã Alemanha levou, mais uma vez, o ouro por equipes, com Isabell Werth (Wendy), Frederic Wandres (Bluetooth OLD) e Jessica von Bredow-Werndl (TSF Dalera BB) somando a pontuação vencedora de 235,790, apenas 0,121 ponto porcentual a mais que a Dinamarca. O bronze ficou para a Grã-Bretanha.

Alemanha e Dinamarca acirram disputa por equipe; João Oliva fecha em 33º — Menos de dois pontos porcentuais separam Alemanha (237,546) da Dinamarca (235,730) na somatória final dos três conjuntos, após o término das provas de grande prêmio. Ainda que na final por equipes todas as equipes comecem do zero, o desempenho nesta quarta-feira (31/07) mostrou que os dinamarqueses vêm empenhados em buscar para si o título. Será que a Alemanha terá de esperar para galgar o 15º ouro por equipe olímpica de adestramento? Com o fim das provas de grande prêmio, ficaram conhecidas as dez equipes e os 18 conjuntos que passam para as finais por equipe e individual. João Victor Marcari Oliva fechou sua participação na França na 33ª posição, depois de cravar 70.093% com Feel Good VO.

João Oliva, após GP em Paris 24: “O cavalo que eu domei chegou às olimpíadas!” — Todos os Jogos Olímpicos são marcos na vida dos atletas. Se Rio 2016 foi emocionante para João Victor Marcari Oliva por sua estreia em uma olimpíada e Tóquio 2020+1 pelo porcentual recorde de 70,419%, Paris 2024 será lembrado como uma consagração. “Estou feliz. É um cavalo, como eu já disse em outras entrevistas, que começou comigo e, hoje, chegamos ao mais alto nível que se pode alcançar e o mais sonhado, que é o olímpico”, disse ao Adestramento Brasil. “Então, é sinal de que o treinamento vem sendo bem-feito; o cavalo que eu domei chegou às olimpíadas”, completou. Nesta terça (30/07), Oliva e Feel Good VO pontuou 70,093% no grande prêmio.
Estados Unidos estão fora da disputa por equipes dos Jogos de Paris 2024 — Com a eliminação por presença de sangue na égua KWPN Jane, montada por Marcus Orlob, o time dos Estados Unidos está fora da disputa por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Isso porque os times são formados por apenas três conjuntos e não tem descarte. O primeiro dia teve 30 conjuntos se apresentando na reprise de grande prêmio e outros 30 competem nesta quarta-feira (31/07). Saiba como começaram os Jogos no Palácio de Versalhes.
João Victor Marcari Oliva faz 70,093%no GP em Paris 2024 — Quinto a entrar em pista no primeiro dia das provas de grande prêmio dos Jogos Olímpicos de Paris, o brasileiro João Victor Marcari Oliva fez uma boa prova com o warmblood Feel Good VO, que ele monta desde potro. A dupla fechou com 70,093%, uma pontuação em linha com o que vinha apresentando em concursos internacionais e similar ao resultado de 70,419% que conquistou nos Jogos de Tóquio com Escorial. O GP classifica os 18 conjuntos que vão disputar, no domingo (04/08), as medalhas individuais e as dez equipes que vão para final no GP especial no sábado (03/08).
Três cavalos vão para reinspeção; confira ordens de entrada — Três animais vão passar pela reinspeção veterinária para apontar se estão aptos a competir nos Jogos Olímpicos de Paris. A primeira inspeção veterinária do adestramento ocorreu domingo (28/07) com cinco cavalos indo para o holding box, sendo três — Amplemento, Malagueno LXXXIII e Love Me — devendo ser reapresentados na terça. A disputa começa com as classificatórias individuais e por equipe com os conjuntos competindo no grande prêmio na terça e quarta-feiras. João Victor Marcari Oliva será o quinto em pista, entrando às 11h38 de Paris (6:38, de Brasília) no dia 30 de julho.
Como assistir às provas dos Jogos de Paris 2024 — A transmissão dos Jogos Olímpicos ocorre pelas emissoras que compraram os direitos de veicular as competições. No Brasil, a TV Globo (TV aberta), SporTV (TV paga), Globoplay (streaming pago) e CazéTV (Youtube aberto) compraram os direitos da transmissão dos Jogos de Paris para o Brasil. Tanto SporTV como Globoplay abriram diversos canais extras para passar diversas modalidades, incluindo, o hipismo. Além destas, o canal Olympics – Paris 2024 está com transmissão gratuita em streaming.
::: CRONOGRAMA
28 de julho — primeira inspeção veterinária
30 de julho — provas começando às 11 horas Paris / 6 h Brasília
- Reinspeção veterinária (7 horas de Paris)
- Provas de grande prêmio — 1ª qualificatória por equipe e individual (30 conjuntos)
31 de julho — provas começando às 10 horas Paris / 5 h Brasília
- Provas de grande prêmio — 1ª qualificatória por equipe e individual (30 conjuntos)
03 de agosto — provas começando às 10 horas Paris / 5 h Brasília
- Prazo para substituições (8 horas Paris / 3 h Brasília)
- Provas de grande prêmio especial — final por equipe (30 conjuntos)
- Cerimônia de premiação por equipe (15h30 Paris / 10h30 h Brasília)
04 de agosto — provas começando às 10 horas Paris / 5 h Brasília
- Segunda inspeção veterinária (7 horas Paris / 2 h Brasília)
- Provas de grande prêmio ao estilo livre com música (18 conjuntos)
- Cerimônia de premiação individual — 13h30 Paris / 8h30 Brasília
::: MAIS MATÉRIAS SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS PARIS 2024
Mais maduro e experiente, João Oliva chega à 3ª Olimpíada com expectativa de se superar — Ele montará Feel Good VO, warmblood que treinou desde pequeno e com quem conquistou as inéditas medalhas de prata no Pan-Americano de Santiago, o que para o cavaleiro brasileiro radicado na Europa tem um valor ainda mais especial.
Curiosidades sobre adestramento olímpico: Alemanha busca seu 15º título — Em Versalhes, Isabell Werth, a atleta mais consagrada da história do esporte equestre, com seis de ouro por equipe, uma de ouro individual e cinco de prata individuais, tenta conquistar mais uma medalha com a égua Wendy, com quem, no CDIO 5* de Aachen, causou sensação.
Charlotte Dujardin desiste dos Jogos de Paris após vídeo seu vir à tona — A seis vezes medalhista olímpica disse estar profundamente envergonhada e desistiu de disputar os Jogos Olímpicos de Paris, após um vídeo de quatro anos atrás, que a mostra cometendo um “erro de julgamento” durante uma sessão de treinamento, ter vindo à tona.
>>> FEI anuncia suspensão provisória de Charlotte Dujardin após receber denúncia em vídeo
Confirmadas as entradas definitivas para Paris 2024; 30 países disputam o adestramento — O formato de equipe de três conjuntos, introduzido em Tóquio, segue valendo. De acordo com a FEI, isso mudou a dinâmica da competição, colocando uma intensa pressão no desempenho individual de cada conjunto, ao mesmo tempo em que abriu a porta para a participação de mais países.
::: JOGOS PARALÍMPICOS
Resultados:
– Para Grande Prêmio A — grau 5
– Para Grande Prêmio A — grau 4
– Para Grande Prêmio A — grau 3
– Para Grande Prêmio A — grau 2
– Para Grande Prêmio A — grau 1

Disputa de hipismo nos Jogos Paralímpicos começa terça com Sergio Oliva – Atual número 20 do ranking FEI e em sua quinta paralimpíada (2008, 2012, 2016, 2021 e 2024), Sergio Froes Ribeiro de Oliva será o último a entrar em pista nesta terça-feira (3/9) — às 17h20, no horário de Paris. Ele compete com Milenium (foto) no grau 1, categoria que conta com 22 na disputa. Na quarta, será a vez de Rodolpho Riskalla que entra às 13h22 (hora local) com Denzel no grau 5, competição que terá 23 atletas. Em ambos os casos, os oito conjuntos mais bem classificados passam para a disputa individual no estilo livre. O Adestramento Brasil explica como serão as provas.
