Isto é lusitano

Canal de notícias sobre a raça puro sangue lusitano,
o cavalo de sela mais antigo do mundo 

LOGO ISTO E LUSITANO


CPA: Murilo Augusto leva Novidade V.O e Jorge V.O aos 1º lugares em cavalos novos 4 e 6 anos Murilo Augusto colocou o lusitano Jorge V.O (Xama dos Pinhais X Visqueira) e a égua BH Novidade V.O (Negro x Ornella) nos primeiros lugares dos pódios em cavalos novos seis e quatro anos, respectivamente, no Campeonato Paulista de Adestramento 2020, realizado no último sábado 17/10, na Sociedade Hípica Paulista.

Montando lusitanos, Vinicius Miranda sagra-se campeão sênior e leva quatro das cinco séries que disputou no CPA —  O cavaleiro profissional Vinicius Miranda ganhou quatro das cinco séries nas quais participou no Campeonato Paulista de Adestramento 2020, realizado no último sábado 17/10, na Sociedade Hípica Paulista. Em entrevista em vídeo, ele fez um balanço de sua participação.

Escorial vai para sela de João Victor Oliva de olho nos Jogos de Tóquio O cavaleiro João Victor Oliva está com nova montaria para tentar ocupar a vaga do Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021. Trata-se do garanhão puro sangue lusitano Escorial (Spartacus x Edo x Yap), que foi vendido ao grupo de investimentos JRME – Horse Campline. “Estou muito feliz com esta oportunidade que a Horse Campline me proporcionou. Temos como objetivo irmos aos Jogos Olímpicos. Agora é começar a trabalhar com calma e fazer os planos”, contou Oliva ao Adestramento Brasil.

Ismael Silva, da ABPSL, faz balanço do ano e revela planos para 2021 A temporada de eventos da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) foi diretamente afetada, ainda em março, pelas restrições de distanciamento físico impostas devido à pandemia da Covid-19. A prova da Copa ABPSL de Adestramento, valendo como primeira etapa do Troféu Eficiência e que seria realizada na praia do Guarujá, teve de ser cancelada, assim como não foram realizados o Festival e nem a Exposição. Em entrevista em vídeo e ao vivo, o presidente da ABPSL, Ismael Gonçalves da Silva, explicou que toda a programação foi revista e que a associação manteve apenas aprovações de garanhões.

IBEqui é oficialmente fundado, integrando associações de raça e de modalidades esportivas Dez associações nacionais de raça, doze de modalidades esportivas e três de atividades correlatas fundaram, oficialmente, na última segunda-feira (24/08), o Instituto Brasileiro de Equideocultura. O IBEqui terá cinco pilares de atuação: assuntos regulatórios; cultura e ações sociais; sanidade animal; segurança jurídica e bem-estar animal e esportes equestres.

ABPSL marca aprovação de garanhões para agosto A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) fará, no próximo dia 7 de agosto, às 14 horas, aprovação de garanhões no Haras do Drosa. A comissão julgamento da aprovação de garanhão será formada pelos juízes: José de Mattos Rebouças Neto, Marcelo Trigo de Moura e Orpheu de Souza Ávila Jr.

João Torrão: “O cavaleiro que sou hoje devo a Coralie Baldrey”O cavaleiro português João Torrão começou a montar com oito ou nove anos, com aulas de volteio; teve um cavalo em casa e, aprendendo por meio de vídeos e revistas, na tentativa e erro, foi ensinando seu cavalo. Fez curso de equinocultura após terminar o Ensino Médio e lá teve a certeza do que queria fazer na vida. Enquanto estudava fez períodos de estágios no Monte Velho, onde segue trabalhando até agora e onde conheceu o lusitano Equador MVL quando ainda era potro

Maria Caetano: Olimpíada é marco importante, mas é fruto de todo um trabalho print_entr_Maria_caetanoO cavalo puro sangue lusitano tem potencial para brigar por medalha em grandes concursos, como um mundial ou olimpíada. “Nós temos sempre a dificuldade em termos de escala. O cavalo warmblood tem um número de cavalos em competição e também de éguas, de criação, mas pelos resultados alcançados até hoje por lusitanos acho que vamos conseguir um dia ter este cavalo chegando à medalha de um campeonato mundial ou olímpico”, ressaltou Maria Caetano. Depois de passar a quarentena no centro de treinamento na Alemanha, ela optou por retomar as competições em sua terra natal, Portugal. Foi de lá que a cavaleira concedeu para Adestramento Brasil entrevista ao vivo e em vídeo, transmitida no canal do Youtube do site. 

Criadores de lusitanos lançam site com probabilidades de pelagens e curva de crescimentoQuais cores de pelagem são possíveis nascer um potro filho de garanhão castanho e égua tordilha? Ou do cruzamento de um cavalo preto com uma castanha? Como prever a altura e o peso que um potro terá quando adulto? Para sanar tais curiosidades e dúvidas, dois criadores se juntaram e lançaram o EquiProspect, um site para prover informações acerca das possibilidades e probabilidades de cada cruzamento.

debate_revista Horse

Em debate, Ismael Silva, da ABPSL, defende união do setor para vencer barreira do mormo O presidente da Associação Brasileira do Puro Sangue Lusitano (ABPSL), Ismael Silva, defendeu que as associações de cavalo devam se juntar para abrir caminho para a exportação aos países da Europa. “O que precisamos é nos unir como associações e sermos efetivos para abrir o mercado europeu. Criar um corredor para que possamos exportar os cavalos”, disse, ao participar do debate “Horse Debates Equestres”, promovido pela revista Horse.

cavalos_Rocas_do_vougaRocas do Vouga usa quarentena para deixar cavalos novos prontos para provas —  O período sem competições, devido à pandemia da Covid-19, tem sido frutífero para a Coudelaria Rocas do Vouga, que está aproveitando os meses da quarentena para colocar em dia o trabalho com cavalos novos. “Temos de aproveitar este período sem provas da melhor forma possível, adiantando os cavalos que estavam mais atrasados e afinando os que precisavam de algum ajuste”, disse Orpheu de Souza Ávila Júnior.

Devido à pandemia, Interagro adapta rotina e suspende ranking interno —  A Interagro_TupaInteragro Lusitanos teve sua rotina adaptada para assegurar que seus funcionários cumprissem boas práticas de segurança para evitar a propagação e a contaminação de Covid-19. Em quarentena, o haras, localizado em Itapira, no interior de São Paulo, suspendeu o Ranking Interno de Adestramento da Fazenda Interagro (RIFI) já que a presença de juízes oficiais fica impossibilitada. Em entrevista, Rafaela Meibach Montora e Martina Irene Brandes, respectivamente, gerente e treinadora responsável na Interagro explicam as mudanças.

Haras do Drosa foca em preparação eficiente para avançar cavalos de séries Na ausência de provas, os treinamentos dos cavalos de esporte do Haras do Drosa seguem intensos e o criador Roberto Pedrosa enxerga, inclusive, a possibilidade de alguns animais avançarem de série quando as competições retornarem. “Hoje não existe a possibilidade de provas, mas existe a possibilidade de aperfeiçoar os animais para quando as provas forem iniciadas novamente”, disse.

Roger Clementino, sobre quarentena: “ganhamos tempo para condicionar e ensinar novos exercícios aos cavalos” —  “Ficar sem prova é muito ruim, porque é ela que nos faz manter focados e não nos deixa cair na zona de conforto. Pelo outro lado, quando estamos em competições, sempre necessitamos de tempo para melhorar os conjuntos e esse tempo veio da pior forma possível”, contou Rogério Clementino. Desde que montou seu centro de treinamento, em parceria com Jefferson Pereira, os ginetes têm se apresentado e provas e conquistado títulos. Agora, em quarentena, o foco também está em treinar cavalos para disputar vaga na equipe brasileira.

Coudelaria do Castanheiro-Tupa

Coudelaria do Castanheiro usa quarentena para acertar detalhes e subir cavalos de nível —  Localizada em Tatuí, a Coudelaria do Castanheiro não parou as atividades durante a quarentena, até porque todos os funcionários residem no local e, segundo contou o cavaleiro do haras Reinaldo Cortivato, as medidas de segurança para evitar contaminação, como o uso de máscaras e álcool em gel, estão sendo tomadas. Na falta de provas, o treinamento está focado em acertar os detalhes para que os conjuntos, quando voltarem às competições, possam alcançar notas melhores ou até mesmo subir de categoria. A coudelaria tem entre os objetivos disputar os Campeonatos Paulista e Brasileiro, conforme relatou Cortivato.

De mudança para os EUA e sem provas, Sucandi concentra na evolução de cavalos novosNa quarentena e seguindo o plano de levar os cavalos para a nova propriedade nos Estados Unidos, o trabalho na Sucandi está sendo focado na evolução dos cavalos novos. “As provas fazem muita falta, pois sem elas parece que não temos rumo. Continuo montando todos os dias, mas um pouco mais leve. E, como não têm provas, estou focando menos nas figuras e mais no trabalho em si. Tenho intercalado os treinos de pista com passeios no meu mini exterior”, contou Giovana Pass.

Carlinhos_Pinhais-divulgacaoFoco da Alegria dos Pinhais é deixar os cavalos prontos para as provas Acertar alguns detalhes e manter os cavalos em treinamento têm sido a filosofia da Coudelaria Alegria dos Pinhais durante o período de quarentena. Em entrevista para a série que Adestramento Brasil está conduzindo com objetivo de entender como as restrições impostas pela pandemia e a suspensão das competições afetam haras, amazonas e cavaleiros, Carlos Vicente Pereira Cardoso, ginete na coudelaria, explicou que o foco é deixar os cavalos prontos para quando as provas retomarem.

CAC mantém ritmo de trabalho com objetivo de conquistar Troféu EficiênciaCom 12 anos de existência, a Coudelaria Amor e Cura não se viu tão afetada pelo período de quarentena e mantém o trabalho dos dez cavalos de esporte que possui atualmente, segundo contou o proprietário e criador de puro sangue lusitanos, Rodrigo Betarelli, para a série de entrevistas que Adestramento Brasil está conduzindo para entender como as restrições impostas pela pandemia e a suspensão das competições afetam haras, amazonas e cavaleiros.

Adriano_Soares-MonsantoAdriano Soares, do Monsanto: “Seguimos como se as competições estivessem ocorrendo” Com 18 animais, sendo nove trabalhando, o Haras Monsanto está seguindo a rotina de treinos durante o período da quarentena por causa do surto da Covid-19. “Seguimos com o mesmo empenho e a mesma dedicação como se as competições estivessem ocorrendo. Mas estamos aproveitando essa quarentena também para ensinar mais os cavalos sem a pressão de provas”, contou o proprietário Adriano Soares, na primeira de uma série de entrevistas que Adestramento Brasil publica para entender como as restrições impostas pela pandemia e pela suspensão das competições afetam diferentes coudelarias, amazonas e cavaleiros.

ABPSL cancela exposição de maio e posterga prazo para comunicação de coberturasEm virtude da pandemia de Covid-19, a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano cancelou a XXXIX Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, que ocorreria nos dias 22 e 23 de maio de 2020 em Tatuí, e prorrogou o prazo para entrega das comunicações de cobertura, que passou para até o dia 30 de junho 2020. 

Leilões agitam o lusitano em abril

Com 25 lotes à venda, o primeiro leilão de cavalos de sela e passeios da Coudelaria Aguilar será nesta quinta-feira (2/4) às 20h30. Mais informações aqui.

Já o leilão Elite Lusitano ocorre dia 14 de abril às 21 horas e terá 22 lotes, incluindo animais de criação do Haras Crystal, Coudelaria Alegria dos Pinhais, Coudelaria Rocas do Vouga e Haras Retiro da Baixa. Saiba mais aqui.

ABPSL funciona em regime emergencial durante Covid-19 Em férias coletivas desde a semana passada, em virtude do atual cenário de pandemia do Covid-19, a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) funciona em regime especial para atendimentos para casos emergenciais. A entidade afirmou que os 30 dias iniciais das férias coletivas podem ser prorrogados para seguir orientações do governo brasileiro. Durante o mês de abril, dois leilões virtuais agitam o mercado de cavalos lusitanos.

Covid-19: adiada Copa ABPSL/Troféu Eficiência para evitar aglomeração de pessoas Seguindo recomendações da Prefeitura Municipal de Guarujá e do Ministério da Saúde, a ABPSL comunicou o adiamento da primeira etapa da Copa ABPSL de Adestramento, que abriria a temporada 2020 do Troféu Eficiência. A decisão foi tomada no início da tarde desta segunda-feira (16/03) com objetivo de evitar aglomeração de pessoas e com isso a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

ADIADA: 1ª etapa da Copa ABPSL de Adestramento — Guarujá (SP), válida para o Troféu Eficiência (FPH) => Programa | Ordem de entrada | Resultado 

Mantida Copa ABPSL/Troféu Eficiência; confira programação A primeira etapa da Copa ABPSL de Adestramento, que abre a temporada 2020 do Troféu Eficiência, está mantida no próximo fim de semana na praia da Enseada, em frente ao Casa Grande Hotel Resort & Spa, no Guarujá. A organização lembra que a prova será disputada em uma praia, lugar aberto.

Após estrear Baluarte, Luiza Almeida competirá em mais GPs para melhorar desempenhoA segunda semana de provas no CDI 3* de Cascais, em Portugal, marcou a estreia do conjunto Luiza Tavares de Almeida e Baluarte do Vouga em big tour. “Eu fiquei muito feliz de ter levado o Baluarte para o mais alto nível e sabemos que nem todos os cavalos chegam lá, aliás, a maioria deles”, disse a amazona. “Foi uma prova, no geral, bem OK para estreia. O CDI foi muito forte, com juízes duros e concorrentes fortes, então, no geral, pelas circunstâncias e, por ser a primeira vez dele fazendo GP e em um CDI destes, eu fiquei feliz”, avaliou.

Pedro Almeida conquista MER com Xaparro do Vouga em Cascais Em uma prova de grande prêmio julgada por quatro juízes internacionais cinco estrelas — e um FEI 3* —, Pedro Tavares de Almeida, com Xaparro do Vouga, e o João Victor Marcari Oliva, com F-Aron e Massa voltaram a registrar notas acimas de 66%. Com isto, Pedro Almeida e Xaparro do Vouga passam a ser o segundo conjunto brasileiro os requisitos mínimos de elegibilidade (MER, na sigla em inglês para minimum eligibility requirements) exigidos pela Federação Equestre Internacional (FEI) para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (leia todas as matérias). O índice foi obtido nesta sexta-feira (06/03) na segunda semana do CDI 3* de Cascais, em Portugal.

Montando lusitanos, João Victor Oliva e Pedro Almeida obtêm índices no CDI 3* de CascaisJoão Victor Marcari Oliva, montando Aron de Massa, foi o primeiro brasileiro a alcançar o requisito mínimo de elegibilidade (MER, na sigla em inglês para minimum eligibility requirements) para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (leia todas as matérias). O índice foi obtido neste sábado (29/02) no CDI 3* de Cascais, em Portugal. O conjunto obteve o primeiro índice no o CDI 3* de Le Mans, na França, em outubro do ano passado. Além de Oliva, Pedro Tavares de Almeida também registrou porcentuais acima dos 66%, assegurando, assim, seu primeiro índice com Xaparro do Vouga. 

Copa ABPSL será literalmente na praia; entenda como funcionará a competição no GuarujáNo próximo dia 21 de março, a primeira etapa da Copa ABPSL de Adestramento abrirá a temporada 2020 do Troféu Eficiência com uma prova sendo disputada literalmente na areia da praia. O evento será na Enseada, em frente ao Casa Grande Hotel Resort & Spa, no Guarujá, e haverá também Liga de Velocidade da Equitação de Trabalho.

Nos EUA, André Ganc e o lusitano Último de Massa mantêm nota no segundo GP do conjunto André Ganc e o puro sangue lusitano Último de Massa finalizaram seu segundo teste de grande prêmio juntos com 61,174%, pontuação parecida com a da primeira prova do conjunto na semana passada quando somaram 61,826%. Ganc está disputando CDIs 3* no Adequan Global Dressage Festival (AGDF), em Wellington (Florida, EUA). Ao comentar seu desempenho, o cavaleiro, que também é juiz nacional, disse que a prova teve altos e baixos.

Falece Enio Monte, um dos mais importantes criadores de cavalos do Brasil Faleceu nesta quarta-feira 12/02 o proprietário do Haras Itapuã, Enio Monte, um dos mais importantes criadores de cavalos do Brasil, tendo sido um dos fundadores da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) e também pioneiro da raça brasileiro de hipismo (BH).

Copa ABPSL abre temporada do Troféu Eficiência com prova no Guarujá — A primeira etapa da Copa ABPSL de Adestramento abrirá a temporada 2020 do Troféu Eficiência, premiação da Federação Paulista de Hipismo (FPH). A prova será realizada em 21 de março na praia da Enseada, em frente ao Casa Grande Hotel Resort & Spa, no Guarujá.

Cinco lusitanos estão entre os top 100 do mundoAlcaide, Coroado, Equador, Fogoso e Actuelle de Massa são cavalos lusitanos que figuram entre os top 100 no Ranking Mundial de Adestramento da Federação Equestre Internacional (FEI). A lista, atualizada em 31 de janeiro, é liderada por Isabell Werth e Bella Rose 2. A alemã também ocupa a segunda colocação com Weihegold OLD.

160 conjuntos foram formados por lusitanos em 2019Foram 160 os conjuntos formados por cavalos da raça puro sangue lusitano, inscritos na ABPSL, que competiram na temporada 2019 de adestramento, segundo levantamento compilado por Adestramento Brasil e que considerou diversas provas do ano passado. Alguns animais competiram com mais de um atleta no ano. A lista também aponta a linhagem dos lusitanos.

No Festival, ABPSL homenageia atletas medalha de bronze no Pan João Paulo dos Santos, Pedro Tavares de Almeida, João Victor Oliva e Leandro Silva foram homenageados pela Associação Brasileira do Cavalo Puro Sangue Lusitano, neste sábado (14/12), durante o Festival do Cavalo Lusitano. O quarteto conquistou medalha de bronze por equipe nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Festival do Cavalo Lusitano – 2019

Reportagem em vídeo: Copa ABPSL fecha temporada 2019 de competiçõesCom quase 50 conjuntos inscritos, sendo a maioria profissionais, a Copa ABPSL de Adestramento teve a forte 2 sênior como a mais concorrida da etapa. A série contou com sete conjuntos inscritos e foi vencida por Vicente Paulo de Souza com Gabarito HI, que pontuaram 66,667%, seguidos de Gabrielle Miranda Fischer e Unicónio do Retiro (65,588%).

Assista à transmissão ao vivo da final da Copa ABPSL de Adestramento A Copa ABPSL de Adestramento, realizada durante o Festival do Cavalo Lusitano, encerra a temporada 2019 de provas em São Paulo. Disputada na Sociedade Hípica Paulista, a competição tem 46 conjuntos na ordem de entrada concorrendo da série iniciante a grande prêmio.

ABPSL nomeia conselho deliberativo para período 2020-2023A Associação Conselho_ABPSL2020-23Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) divulgou os nomes dos membros do Conselho Deliberativo eleitos para a gestão 2020-2023. O presidente da entidade segue sendo Ismael Gonçalves da Silva e Clélia Maria Erwenne Araújo Pinto como a vice-presidente.

Festival do Lusitano sorteia cinco prêmios em espécie de R$ 2 mil cadaO Festival do Cavalo Lusitano vai sortear cinco prêmios em espécie de R$ 2 mil cada, totalizando R$ 10 mil, entre os expositores e/ou proprietários dos animais que disputarem tanto a prova de adestramento quanto o concurso de modelo e andamentos e a aprovação de garanhões. O festival será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro na Sociedade Hípica Paulista.

20191130 Madrid Horse Week
Claudio Castilla Ruiz com Alcaide

Alcaide supera marca dos 80% no GP freestyle na Madrid Horse WeekO lusitano Alcaide, de criação da Sociedade Agrícola Oliveira Martins e propriedade de La Perla, superou a marca dos 80% no GP estilo livre no CDI-W na Madrid Horse Week. Montado por montado por Claudio Castilla, o garanhão de 14 anos classificou-se em segundo lugar, tanto na prova de GP (74,348%) quanto na kur (80,230%).  

CBA: Murilo Augusto avalia conquista de Jorge V.O em cavalos novos 5 anos Com média final de 8,07 pontos, o puro sangue lusitano Jorge V.O (Xamã dos Pinhais x Visqueira V.O x Ícaro), montado por Murilo Augusto Machado, sagrou-se campeão brasileiro de cavalos novos cinco anos. O conjunto garantiu vitória nos dois dias de provas, com notas de 8,00 e 8,14. O Campeonato Brasileiro e a Taça Brasil de Adestramento foram realizados de 21 a 24 de novembro no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo.

Lusitanos são maioria no Troféu Eficiência — Até o último resultado parcial do Troféu Eficiência, divulgado em 4/11, quase cem conjuntos disputavam as diversas categorias da premiação da Federação Paulista de Hipismo. Destes, um pouco mais da metade é formada por cavalos da raça puro sangue lusitano.

Festival do Lusitano tem final da Copa ABPSL e concursos de modelo e andamentos — A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) divulgou o programa para o Festival do Cavalo Lusitano, que, neste ano, será nos dias 13 e 14 de dezembro na Sociedade Hípica Paulista. Durante o evento, ocorrem a etapa final da Copa ABPSL de Adestramento, aprovação de garanhão e concursos de modelos e andamentos.

Brasileiros terminam GP do CDI 3* de Randbøl sem alcançar índices para Tóquio Primeiro brasileiro em pista, João Victor Marcari Oliva montando F-Aron de Massa fez 63,283% de porcentual final. Edneu José Senhorini com Xiripiti terminou com porcentual final de 61,217%. Último brasileiro em pista, Pedro Manuel Tavares de Almeida com Aoleo foi o mais bem-classificado entre os três, ao registrar 63,391%. 

Três brasileiros com lusitanos disputam CDI 3* na Dinamarca — João Victor Marcari Oliva com Aron de Massa, Edneu José Senhorini com Xiripiti e Pedro Manuel Tavares de Almeida com Aoleo disputam o CDI 3* de Randbøl, na Dinamarca, em busca de conquistar os requisitos mínimos de elegibilidade (MER, na sigla em inglês para minimum eligibility requirements) para poder disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.  

ABPSL prestigia o Festival Internacional do Cavalo Lusitano do México — A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) esteve no México prestigiando a 20ª edição do Festival Internacional do Cavalo Lusitano. Segundo o noticiário El Sol de Toluca, o evento, realizado na na Ciudad de Toluca de Lerdo, reuniu cerca de 40 mil pessoas.

Pedro Almeida aumenta nota com Aoleo, mas não alcança índice no CDI 4* de Oldenburg —  A dupla fez 65,891% de porcentual final, acima dos 61,587% da França. Também disputando a prova, Edneu Senhorini com Xiripiti TVF terminou com 62,022%, similar ao 62,348% do concurso anterior.

Com lusitano F-Aron de Massa, João Victor Oliva assegura um índice para Tóquio 2020 no CDI 3* Le MansO conjunto obteve um dos índices para os requisitos mínimos de elegibilidade (MER, na sigla em inglês para minimum eligibility requirements) para poder disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Outros dois brasileiros também competiram no CDI 3* de Le Mans: Pedro Tavares de Almeida com Aoleo e Edneu Senhorini com Xiripiti TVF.

Pedro Almeida e Edneu Senhorini disputam CDI 3* de Le Mans na FrançaDois conjuntos da Coudelaria Rocas do Vouga disputam, no próximo fim de semana, entre 17 e 20 de outubro, o CDI 3* de Le Mans, na França. Pedro Tavares de Almeida vai disputar com Aoleo, sua montaria nos Jogos Equestres Mundiais (WEG — Tryon) e com quem conquistou a medalha de bronze por equipe no Pan-Americano de Lima. O lusitano permaneceu em quarentena no Peru e de lá embarcou, em setembro, para Europa. Já Edneu Senhorini competirá com Xiripiti TVF, que foi alugado.

Lusitano passa KWPN no ranking HorseTelex em adestramento — A raça puro sangue lusitano ultrapassou a KWPN no ranking HorseTelex para a modalidade de adestramento. De acordo com os cálculos da HorseTelex, os lusitanos foram mais bem-sucedidos no período que compreendeu outubro 2018 a outubro de 2019.

Eduardo-rebouçasMorre o criador de lusitanos Eduardo Caldas Rebouças — O criador de cavalos da raça puro sangue lusitano Eduardo Caldas Rebouças, do haras Cabanha Arrulha, faleceu nesta terça-feira (01/10). Associado desde janeiro de 1995 junto à Associação Brasileira dos Criadores do Puro Sangue Lusitano (ABPSL), Rebouças teve 43 animais do sufixo “da Arrulha”.

Leilão Ares Lusitanos coloca à venda 21 cavalosNos 21 lotes, há garanhões aprovados, cavalos montados e treinados, cavalos novos, éguas de cria e montadas, potros e potras

ABPSL abre temporada 2020 com prova na praia  A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) prepara para março de 2020 uma competição de adestramento na praia. A prova, a ser realizada no litoral paulista, vai abrir a temporada da Copa ABPSL e também valerá para a Federação Paulista de Hipismo, de acordo com informações preliminares.

Com haras nos EUA, Roberta e Giovana Pass planejam mudar de País em 2020 —  Após adquirir uma propriedade na Flórida, nos Estados Unidos, Roberta Pass planeja transferir as atividades de seu haras de criação de lusitanos, o Sucandi, para lá. Em entrevista ao Adestramento Brasil, Pass contou que a Sucandi Cavalos do Brasil começou em 2005, focando, desde o início, no mercado americano e, portanto, a mudança seria natural

Oliver Interagro recebe o mais alto lance no 18º Leilão de Potros Interagro — Foram leiloados 15 potros, além de uma cobertura do Luca Interagro (Viheste x Callas Interagro). A 18ª edição do Leilão de Potros Interagro foi realizada no sábado 31 de agosto, na sede da fazenda em Itapira, no interior de São Paulo.
Festival_cavalo_Lusitano_2019-dez2Festival do Lusitano muda para dezembro na SHP — O Festival do Cavalo Lusitano passou de novembro para os dias 13 e 14 de dezembro. O evento da raça puro sangue lusitano ocorrerá em São Paulo na Sociedade Hípica Paulista (SHP). A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) explicou que alteração atendeu às solicitações dos associados.

Inscrições para Leilão de Potros Interagro encerram-se em 30/08 Em sua 18ª edição, o Leilão de Potros Interagro colocará à venda cavalos da raça puro sangue lusitano das gerações O (dois anos) e P (um ano), além de uma cobertura do Luca Interagro. O leilão ocorre dia 31/08, na Fazenda Interagro, em Itapira (SP). A entrada é franca, mas é necessário fazer a inscrição até dia 30/08 para garantir a entrada na fazenda.

Em SP, Festival do Lusitano terá finais do Campeonato Paulista, Ranking SHP e Copa ABPSL — O Festival do Cavalo Lusitano será, novamente, realizado em São Paulo, na Sociedade Hípica Paulista (SHP). A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) divulgou que o evento ocorre de 8 a 10 de novembro e abrigará, além da etapa final da Copa ABPSL, a segunda e última etapa do Campeonato Paulista de Adestramento, quando serão revelados os títulos estaduais, e a etapa final do Ranking SHP de Adestramento. 

Após 71% em Aachen, Maria Caetano e Coroado buscam no Campeonato Europeu qualificar Portugal para Tóquio — Depois de finalizar as provas de grande prêmio (71,152%) e GP especial (71,362%) no CDIO 5* do CHIO Aachen com notas acima dos 71%, a portuguesa Maria Caetano e o puro sangue lusitano Coroado AR se preparam para, segundo ela, a competição mais importante deste ano: o Campeonato da Europa em Rotterdam (Holanda). “Para o ano, temos a Olimpíada para a qual vamos lutar para nos qualificarmos”, contou ao Adestramento Brasil.

Começa geração ‘Q’ de lusitanos; ABPSL alerta para prazo de comunicação de nascimento — O ano hípico da geração letra “Q” dos cavalos da raça puro sangue lusitano teve inicio em 01/07/2019. A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) emitiu comunicado alertando os criadores para que fiquem atentos ao prazo para a entrega do formulário de comunicação de nascimento, que é de até 90 dias a partir da data de nascimento do potro.

2ª etapa do Ranking Interagro tem 11 conjuntos disputando da elementar a inter A Lord Interagro_Johnny Miranda— Com 11 conjuntos na disputa, a segunda etapa deste ano do Ranking Interno da Fazenda Interagro (RIFI) contou com animais disputando em sete diferentes séries e montados por três equitadores do haras: Edmar Brito, Alexandre Souza e Johnny Miranda. As provas do ranking são realizadas periodicamente ao longo do ano e foram projetadas para que os cavalos ganhem experiência em um ambiente de competição. A segunda etapa foi realizada em 31/07 e julgada pela juíza internacional FEI 4* Claudia Mesquita.

Conheça os sete lusitanos que disputaram o Pan-Americano de Lima — Dos 38 cavalos que disputaram as provas de adestramento dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 (confira especial), sete eram da raça puro sangue lusitano. Somente no time brasileiro, que conquistou medalha de bronze por equipe e com isto vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, três dos quatro animais competindo são PSL, sendo que um — o Carthago Comando SN — foi criado no Brasil. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

João Paulo dos Santos encerra participação no Pan em 8º no individual — Ao montar pela segunda vez a reprise em estilo livre que estreou no CDI 1* de Buenos Aires, João Paulo dos Santos foi o último conjunto de small tour a competir. Com Carthago Comando SN, ele fez uma apresentação limpa e bonita, fechando com 72,685% e terminando a sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 na oitava posição no individual. O adestramento no Pan terminou nesta quarta-feira 31/07.

João Victor Oliva comenta kür e fala em subir Biso para GP — João Victor Oliva apostou em ritmos brasileiros na final do adestramento nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 e subiu a nota em relação às duas apresentações nas provas qualificativas, fechando sua participação no Peru com nota de 70,665% no kür. Em entrevista logo após deixar a pista, Oliva contou que já tinha se apresentado com as mesmas músicas em outra reprise estilo livre, mas no grande prêmio. “Eu gosto das músicas. Vim aqui representando o Brasil e nada melhor que usar músicas brasileiras”, disse.

Pedro Almeida faz um balanço de sua participação no PanEm seu primeiro Pan-Americano, Pedro Tavares de Almeida avaliou que alguns erros acabaram colocando a nota para baixo. “No frio, o cavalo fica mais fresco, mais vivo, mas os treinos seguiram como de São Paulo, não mudei. Apenas nos últimos dois dias, fiz uma mescla de treinos”, contou. Ele afirmou também que vai entrar na disputa por uma vaga na equipe que vai para Tóquio 2020.

Paulo_cesar_santos-Jane-MonteiroDe campeiro a medalhista pan-americano: a trajetória de João Paulo dos Santos A trajetória de João Paulo dos Santos inspira e é cheia de surpresas. A começar pela primeira prova que ele disputou em adestramento ter sido logo de cara uma São Jorge na seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara no México. O estreante não competiu no Pan em 2011, mas depois, em 2014, foi ouro por equipe e prata individual no Sul-Americano do Chile e, no Pan de Toronto, em 2015, fez o porcentual decisivo para que o Brasil conquistasse a medalha de bronze por equipe. 

João Victor Oliva: “ter medalha motiva a levar outra pra casa” — A vida de João Victor Marcari Oliva deu uma reviravolta. O cavaleiro que, até então, residia na Europa treinando e competindo cavalos de sua criação, passou o primeiro semestre no Brasil. A razão é fácil de entender: Oliva foi chamado para montar Biso das Lezírias, puro sangue lusitano importado de Portugal após Barbara Laffranchi o adquirir e que fora montado por Maria Caetano. O plano era colocá-lo nos concursos de adestramento internacionais, os CDIs 2* que serviram de observação para a seleção do Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Deu certo: hoje Oliva e Biso estão em Lima, convocados entre os cinco conjuntos da equipe brasileira.

Pedro Almeida muda treino de Aoelo para melhorar movimentos para Pan — Pedro Tavares de Almeida ainda não disputou os Jogos Pan-Americanos. Em 2015, na edição de Toronto, ele foi escalado para a reserva, mas não chegou a competir. Agora, o atleta e o puro sangue lusitano Aoleo (SIS), com quem disputou a última edição dos Jogos Equestres Mundiais (WEG), estão em Lima (Peru) com a expectativa de defender o Brasil no Pan-Americano que começa na próxima sexta-feira 26/07. Montando Aoleo (SIS), Pedro Almeida alcançou índices consistentes durante os concursos de adestramento internacional, CDIs 2* que serviram de seletiva para a equipe do Pan. 

Quatro lusitanos disputam o CDIO 5* no CHIO Aachen — Com 31 concorrentes, o CDIO 5* do CHIO Aachen começa nesta quinta-feira 18/07 com a prova de grande prêmio. Entre os conjuntos, quatro são formados por cavalos da raça puro sangue lusitano: Coroado AR, Esporim MVL, Alcaide e Euclides MOR. leilão_Interagro_2019

Interagro leiloa potros das gerações O e P em agosto —  Informações preliminares apontam que vão a leilão três potras da geração O (Oblata Interagro, Organa Interagro e Opípara Interagro) e cinco machos que entrarão em lotes individuais. Além deles, quatro fêmeas da geração P (Persona, Pamela, Prímula e Poppy Interagro) entrarão em duplas, sendo apenas uma vendida, e oito machos da geração P entrarão também em duplas podendo ambos serem ser vendidos. 

Lusitano brasileiro é campeão e medalha de ouro no Festival Internacional de Cascais — O puro sangue lusitano Hussein V.O (TE) venceu e foi medalha de ouro no concurso de modelo e andamentos na categoria classe V, de cavalos de cinco anos ou mais, no Festival Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano em Cascais, Portugal, que, neste ano, homenageou a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).
casa_brasileira_portugal

Criação brasileira recebe homenagem no Festival Internacional do Lusitano em Cascais O fim de semana foi de festa para a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), homenageada na edição deste ano do Festival Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, em Cascais, Portugal.

Criação brasileira de lusitano rompe fronteiras internacionais A criação brasileira de cavalos puro sangue lusitano (PSL) está conquistando cobiçados títulos em concursos de modelo e andamentos em diversos países. O reconhecimento internacional é resultado do trabalho dos criadores que, há mais de 40 anos, vêm se dedicando ao desenvolvimento e seleção do plantel nacional.

ISTO E LUSITANO-revista-2019
Confira a edição deste ano da revista Isto É Lusitano

Treinador da Interagro, Jorge Sousa avalia que o lusitano nunca esteve tão bem Haverá cada vez mais cavalos da raça puro sangue lusitano competindo no circuito internacional e tendo bom desempenho. A opinião é do cavaleiro e treinador português Jorge Vicente de Sousa, que esteve no Brasil para acompanhar os cavaleiros das Fazendas Interagro na Copa ABPSL.

Claudio Castilla: lusitanos estão evoluindo rapidamente — O cavaleiro espanhol Claudio Castilla Ruiz esteve no Brasil acompanhando Giovana Pass, durante o CDI 2* de maio, realizado na XXXVIII Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano.  

Três conjuntos batem recordes de notas durante as provas do CAN e Copa ABPSL Dois lusitanos melhoraram as notas em suas respectivas séries. Para efeito do recorde do ano, são consideradas apenas provas oficiais estaduais e nacionais, como o Campeonato Paulista, Ranking Gaúcho, Troféu Eficiência, concursos nacionais de adestramento (CAN), Campeonato Brasileiro (CBA) e Taça Brasil. As provas internacionais (CDIs) não são computadas.

Marcio_Camargo-entrevista

Para juiz Marcio Camargo, número de inscritos na Copa ABPSL é um marco —  “Nos últimos anos, não temos notícia de uma prova que teve tantos inscritos. Ficamos muito satisfeitos com o aumento”, disse o diretor de adestramento da associação, o juiz internacional FEI 2*, Márcio Navarro de Camargo.

Giovana Pass classifica aposentadoria de Zingaro como erro de estratégia “Foi falta de interesse do meu antigo treinador e que juntou com a vontade do meu novo treinador de fazer prova com ele. O cavalo está bem e em forma agora”, disse em entrevista em vídeo. 

Julia Nemr estreia em CDIJ — A amazona de 16 anos estreou em concurso de adestramento internacional na categoria júnior (CDIJ). Montando o puro sangue lusitano Casmurro HI, ela obteve porcentual final de 65,606% na reprise FEI team junior e 64,069% na FEI individual junior.

Copa ABPSL e CAN têm 107 conjuntos inscritos e CDI 2*, 12 As séries mais disputadas são a preliminar, com 37 conjuntos, e a elementar, com 17. A média 2 tem 13 concorrentes, a média 1 tem nove, a forte 1, sete, a forte 2, quatro e a iniciante, três. Em cavalos novos, a mais concorrida será a série quatro anos com sete conjuntos, seguida da CN5 com seis, CN7 com três e CN6 com um

XXXVIII Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, de 22 a 26 de maio, na Sociedade Hípica Paulista

programação_Expo_2019

Programa geral |  Relação dos conjuntos inscritos

2ª etapa da Copa ABPSL de Adestramento, válida para o Troféu Eficiência da FPH (25/05), e CAN (25/05 e 26/05) 
Programa
Ordens de entrada: 25/05 | 26/05
Resultados: 25/05 | 26/05

CDI 2* — Small tour e big tour
Programa
Ordens de entrada: 25/05 | 26/05
Resultados 

Concurso de Modelo e Andamentos | Liga de Velocidade da Equitação de Trabalho

Copa ABPSL vale para o Troféu Eficiência — A Copa ABPSL de Adestramento será realizada no próximo sábado 25/5, junto com o concurso de adestramento nacional (CAN) durante a XXXVIII Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano na Sociedade Hípica Paulista (SHP) 

Exposição do Lusitano reúne provas de adestramento e morfologia, aprovação de ganharão e programação social Além da etapa da Copa ABPSL de Adestramento, ocorrem competições nacional (CAN) e internacional (CDI 2*, valendo como observação para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019), aprovação de garanhão, provas de equitação de trabalho, morfologia, andamentos e espaço para venda de animais.

Primeira etapa do Ranking de Adestramento Interagro destaca geração L e cavalos maduros — A primeira etapa deste ano do Ranking de Adestramento da Interagro Lusitanos destacou animais da geração L, além de uma seleção dos melhores garanhões reprodutores competindo diversas séries até medium tour. A prova ocorreu no dia 12 de abril no haras e centro de treinamento Interagro, em Itapira, interior de São Paulo, e foi julgada pelo juiz internacional FEI 2 * Marcio Camargo

Haras leiloa lusitanos pela internet no próximo dia 22/5 — O Haras Retiro da Baixa vai leiloar 25 animais da raça puro sangue lusitano no próximo dia 22 de maio.

Entenda como funcionam provas de morfologia e aprovação de garanhãoDurante a XXXVIII Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, entre os próximos dias 24 e 26 de maio de 2019, na Sociedade Hípica Paulista, serão realizadas provas de andamentos, morfologia e aprovação de garanhões. Mas você sabe como funcionam estas competições? Adestramento Brasil explica. 

Leilão de lusitanos agita Centro-Oeste brasileiroO Haras Retiro da Baixa promete agitar o Centro-Oeste brasileiro com a realização de leilão de 25 animais da raça puro sangue lusitano no próximo dia 22 de maio.

CAN e Copa ABPSL têm sete juízes escalados para o júri de campo — O concurso de adestramento nacional e a Copa ABPSL serão realizados durante a XXXVIII Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano na Sociedade Hípica Paulista

Paulo Cesar dos Santos conta como são os treinos dos cavalos disputando CDIs Respeitar o temperamento dos cavalos e entender que tudo vem ao seu tempo com um bom trabalho é o ensinamento do cavaleiro Paulo Cesar Dos Santos, que disputou os CDIs 2* de março e abril com dois animais: Fidel da Sasa JE e Espartano LS. “Tento trabalhar meus cavalos sempre aprimorando as figuras e executando exercícios com muita descontração”, contou

PAULO CESAR DOS SANTOS_ESPARTANO LS-Jane Monteiro
João Paulo dos Santos com Carthago Comando SN

João Paulo dos Santos: “Estou muito contente com os resultados e confiante” —  O cavaleiro venceu com Carthago Comando SN a prova São Jorge no CDI 2* de abril. Foi a primeira vez neste ano que ele entrou em um concurso de adestramento internacional. O conjunto, por ter obtido a nota mais alta no CDI 1* da Argentina, que classificou o Brasil para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, já está escalado para a equipe brasileira.

Maria Caetano_Joao Victor - recorteJoão Victor Oliva comenta desempenho no CDI e mudança para CT da Maria Caetano Ele vai dividir os estábulos de Irina Zakhrabekova com Maria Caetano, principal representante do cavalo lusitano no adestramento e que por anos treino Biso das Lezírias

Seleção Lima 2019: competidores de big tour disputam GPS em maio Os conjuntos de big tour disputando uma vaga na equipe brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 terão de apresentar a reprise grande prêmio especial (GPS), além do grande prêmio. 

Pedro_Almeida_Aoleo-Jane_monteiro - 2Pedro Almeida: “Brasil nunca teve um time tão forte em small tour”Vencedor das quatro provas dos dois concursos de adestramento internacionais (CDI 2*) realizados no Brasil para formação da equipe que representará o País nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, Pedro Manuel Tavares de Almeida também melhorou seu porcentual final com Aoleo, ficando acima dos 68%. O cavaleiro, que busca uma vaga no time, está confiante com o desempenho do País em Lima 2019. Confira a entrevista na íntegra

Exposição do lusitano terá espaço para venda de animais — Batizado de “Classic Sales 2019”, o evento será uma mostra para vendas diretas

ABPSL solta programação da Exposição Internacional do Lusitano — O evento ocorre de 23 a 26 de maio e terá também provas de morfologia e aprovação de garanhões

Clélia Erwenne, VP da ABPSL, destaca maior exportação dos lusitanos — Os cavalos lusitanos têm ganhado cada vez mais espaço e o Brasil já se tornou um polo de exportação da raça.  

ABPSL planeja levar competições para litoral e interior de São Paulo  Em entrevista em vídeo, Ismael Gonçalves da Silva, presidente da ABPSL, disse que a associação está avaliando fazer uma prova de adestramento no Guarujá

Juízes destacam alto nível de cavalos na 1ª etapa da Copa ABPSL Com forte presença de profissionais, a prova foi uma vitrine para os criadores de lusitanos 

1ª etapa da Copa ABPSL de Adestramento, válida para o Troféu Eficiência da FPH — 30 de março, na Hípica Bonanza (Atibaia/SP)
Programa | Ordens de entrada | Resultados

Maria Caetano sobe para 40º no Ranking FEI; Isabell Werth segue nº 1 do mundo O ranking de adestramento da Federação Equestre Internacional (FEI) foi divulgado em 1º de abril e leva em conta o desempenho dos conjuntos no período de 01/04/2018 a 31/03/2019

Lusitanos dominam as seletivas para equipe do Pan-Americano “Juntando forças é que se alcançam os bons resultados. A ABPSL trabalhou, nos últimos cinco anos, em parceria com Federação Paulista de Hipismo e a Confederação Brasileira de Hipismo e fruto disto temos conseguido feitos surpreendentes, elevando o número de participantes e incentivando os criadores a participar das provas”, ressaltou Ismael Gonçalves da Silva, presidente da ABPSL ao comentar o CDI 2* de  março.

Paulo Caetano comenta parceria com João Victor Oliva e a marca dos 80% de Maria Caetano e Coroado ARCaetano veio ao Brasil para treinar João Victor Oliva, cuja montaria, Biso das Lezirias, disputava provas em small e médium tours com sua filha Maria em Portugal.

Copa ABPSL, em Atibaia, pede reprises nº 1; confira quem serão os juízes — A primeira etapa terá no júri de campo Sandra Smith de Oliveira Martins, Marcio Navarro de Camargo e Syllas Jadach Oliveira Lima.  

Exposição Internacional do Lusitano será em São Paulo junto com CDI e CANNo evento, que ocorre de 23 a 25 de maio, haverá provas internacionais (CDI 2*), nacionais (CAN), morfologia e aprovação de garanhões.

Copa ABPSL leva Troféu Eficiência ao interior de São Paulo Na mesma data da prova, a associação promoverá aprovação de garanhões com objetivo de atender aos criadores da região de Atibaia Festival_cascais-2018

ABPSL será destaque no Festival Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano em Cascais — Associação montará a casa brasileira no festival em Portugal para mostrar a qualidade da criação do Brasil

Maria Caetano em 44º no Ranking FEI; Isabell Werth segue nº 1 do mundo  A amazona portuguesa pontuou inéditos 80,160% no GP estilo livre e ficou na terceira colocação no CDI-W de Mechelen, na Bélgica.   

Após Olympia, Maria Caetano e Coroado estão em 4º na Copa do MundoNo concurso em Londres, a amazona ficou em 8º no freestyle (73,900%) e em 7º no grande prêmio em sua versão encurtada, com 70,789%. 

Festival do lusitano recebe 110 cavalos para provas da raça em SP De volta a São Paulo, o evento promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Lusitanos (ABPSL) movimentou a Sociedade Hípica Paulista de 30 de novembro a 2 de dezembro

Resultados do Festival do Lusitano 2018:


Disputa acirrada na São Jorge e em cavalos novos na final da Copa ABPSL
— A final da Copa ABPSL, que ocorreu concomitantemente com o último concurso nacional de adestramento (CAN) do ano, durante o Festival do Cavalo Lusitano, contou com 50 conjuntos e teve a série forte 2 sênior (profissional) e cavalos novos 4 anos como as mais disputadas

festoval_Lusitano_trofeus

Juiz Marcio Camargo avalia provas do CBA e fala do CAN do Festival do Lusitano — O juiz FEI 2* Marcio Camargo avaliou o desempenho dos conjuntos no Campeonato Brasileiro e na Taça Brasil de Adestramento em entrevista em vídeo com Adestramento Brasil. Camargo também explicou por que a ABPSL decidiu transformar a final da Copa ABPSL em um concurso nacional de adestramento (CAN) de um dia durante o Festival do Cavalo Lusitano.

Divulgado programa do CAN e final Copa ABPSL no Festival do Cavalo Lusitano — O último concurso nacional de adestramento (CAN) do ano será de um dia, junto com a etapa final da Copa ABPSL, durante o Festival do Cavalo Lusitano. As provas ocorrem dia 1º de dezembro, sábado, quando também serão realizados os concursos de modelo e andamentos e premiados os ganhadores da Copa ABPSL.

Campeã brasileira, Giovana Pass despede Zingaro de Lyw das pistas — Campeã do Campeonato Brasileiro na categoria sênior top, Giovana Pass aproveitou a competição para prestar homenagem a Zingaro de Lyw, que se despede das grandes competições. O garanhão puro sangue lusitano (PSL) ficará aposentado no haras da família em São Paulo, cumprindo papel de reprodutor.

Três dos quatro cavalos que disputam CDI da Argentina são lusitanos — São eles: Dileto HI de Yara do Amaral Fernandes, Carthago Comando SN, montado por João Paulo dos Santos, e Al Pacino Comando SN, que será apresentado por Victor Trielli Ávila.

Festival do Cavalo Lusitano divulga pré-programação com final da Copa ABPSL e CAN O evento, que ocorre na na Sociedade Hípica Paulista (SHP), entre 30 de novembro e 2 de dezembro, tem dois dias intensos em atividades.

“Tudo vem do posterior; é o pé que vai te nortear para frente”, reforça juíza em prova-clínica  Com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangre Lusitano (ABPSL), a segunda edição pôde contar com quatro juízes: Claudia Mesquita, Lindinha Macedo, Márcio Navarro de Camargo e Syllas Jadach.

Criação brasileira de PSL conquista título inédito na Europa — O puro sangue Jiu-Jitsu IGSlusitano de criação brasileira Jiu-Jitsu IGS (foto) consagrou-se campeão dos campeões no Campeonato Internacional do Puro Sangue Lusitano 2018. O concurso é realizado pela Associação Belga de Criadores de Cavalos Lusitanos (Abel) e ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro em Gesves, na Bélgica.

Em SP, Festival do Cavalo Lusitano espera público de 400 pessoas por dia A edição deste ano do Festival do Cavalo Lusitano está de volta à cidade de São Paulo. Será de 30 de novembro a 2 de dezembro na Sociedade Hípica Paulista (SHP). 

>>> Confira todas as matérias que falam sobre cavalos lusitanos

2ª prova-clínica em Atibaia será julgada por quatro juízes Com apoio da ABPSL, a segunda edição da prova-clínica, na qual os competidores escolhem qual reprise vão executar, têm a apresentação filmada e depois os juízes explicam a aplicação das notas, ocorre dia 6 de outubro na Hípica Bonanza, em Atibaia. Quatro juízes estão escalados para fazer o julgamento.

SONY DSCLusitano Alcaide passa para final de WEGO puro sangue lusitano Alcaide vai disputar, no próximo domingo (16/9) a final dos Jogos Equestres Mundiais. Montado pelo espanhol Claudio Castilla Ruiz, o garanhão de 13 anos fez 74,103% no GP especial e 72,686% na prova de grande prêmio.

Maria Caetano disputa GP especial com lusitano Coroado Com a nota de 71,165% no grande prêmio, realizado dia 13/9, a amazona de Portugal Maria Caetano classificou o puro sangue lusitano Coroado para o GP especial.

Conheça os oito lusitanos que disputam adestramento em WEG — Dos quatro conjuntos do Brasil, três — Aoleo, Xiripiti e Zingaro — são lusitanos. Somam-se a eles, as quatro montarias do time português Bariloche, Coroado, Bem-Hur da Broa e Xenofonte D’Atela, além de Alcaide, da Espanha, totalizando oito cavalos PSL em WEG.

Festival do Cavalo Lusitano retorna a SP com expectativa de 200 animais — Evento será de 30 de novembro a 2 de dezembro na Sociedade Hípica Paulista (SHP); é esperado um público de 400 pessoas por dia passando pelo festival

Parcial da Copa ABPSL sai em outubro; provas voltam para interior em 2019 — Pouco mais de 30 conjuntos estão participando da Copa ABPSL. Para o ano que vem, as etapas serão regionais, em cidades como Atibaia, Tatuí, na região de Sorocaba, e Ribeirão Preto.

Encontro de criadores de lusitanos terá palestra com veterinário sobre stud book Evento será em São Paulo na próxima quarta-feira (22/08); na ocasião serão tratados temas do stud book e do Festival do Cavalo Lusitano

TODOS OS VÍDEOS SOBRE LUSITANOS: 


LOGO_ABPSL


O canal de notícias 
Isto é Lusitano é produzido por Adestramento Brasil e tem o patrocínio Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangre Lusitano