Conjuntos com pontuações altas e cavalos bem apresentados, principalmente nas séries elementar e preliminar que foram as mais disputadas, chamaram a atenção de juízes que julgaram a 1ª etapa da Copa ABPSL, realizada no último sábado 30/03 na Hípica Bonanza, em Atibaia. “Vimos cavalos muito interessantes, com nível muito bom e que tiraram notas altas”, destacou Sandra Smith, juíza FEI 4* e diretora de adestramento da CBH.
Com forte presença de cavaleiros profissionais, que representaram mais da metade do total de 40 concorrentes, a Copa ABPSL reuniu criadores da raça, como as coudelarias Rocas do Vouga, do Castanheiro, Amor e Cura, Haras Passárgada e Haras Monsanto. “É uma grande vitrine para os criadores mostrarem o que têm de melhor”, ressaltou Ismael Gonçalves da Silva, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Puro Sangue Lusitano, que destacou ainda o comparecimento de um público interessado em conhecer os animais. A prova foi transmitida ao vivo pela Santo Antonio Filmes, permitindo que pessoas que não puderam ir ao evento assistissem às reprises.
“Foi nossa primeira prova do ano e o pessoal estava ansioso para mostrar os cavalos. Vem muita gente de haras, então, têm menos amadores mesmo. E tem também muitos haras que ainda não trouxeram cavalos e que vão estrear em maio, na nossa exposição”, apontou Marcio Camargo, juiz FEI 2* e também diretor de adestramento da ABPSL, em entrevista em vídeo ao Adestramento Brasil.
Para Smith, o mais interessante foi observar a qualidade dos cavalos que estão aparecendo. “Gostei bastante dos cavalos, bom nível, e teve uma disputa bem acirrada na série elementar, com notas na faixa de 67% e 68%”, completou Camargo.
Vencedor da elementar profissional, série que teve o maior número de inscritos (sete), Davi Pereira da Silva fez 68,333% com Levis Do Drosa contou que monta há apenas 40 dias o animal e que enxerga nele características fundamentais para o adestramento. “Fiquei muito contente com a reprise que fiz com ele, porque ele é jovem e se comportou muito bem no ambiente, que era uma pista aberta e tinham coisas que poderiam tirar a atenção dele. É um cavalo que tem muito foco e se comporta como se fosse mais maduro”, disse.
1ª etapa da Copa ABPSL de Adestramento, válida para o Troféu Eficiência da FPH — 30 de março, na Hípica Bonanza (Atibaia/SP)
Programa | Ordens de entrada | Resultados
Almir Marinho ficou em segundo com Ioio do Castanheiro, pontuando 67,681%, seguido de José Faria e Lobello CFS com 67,536%. Segunda série mais disputada, a preliminar profissional teve seis concorrentes e quem levou foi Almir Marinho com Jequitiba CSN (67,778%). Em segundo lugar ficou Rodrigo Evangelista com Hungaro do Vouga (67,593%) e, em terceiro, Diego Fernando com Jax do Drosa (67,346%).
Na forte 2, José Faria ganhou a São Jorge sênior com Badalo Interagro (65,343%), seguido de Edneu José Senhorine com Forever do Vouga (65,147%) e Diego Fernando com Vulcano (65,000%). Em entrevista, Faria contou que está com Badalo há cerca de um ano e que competiu em 2018 na forte 2 com ele. “Tenho vindo a fazer algumas clínicas com cavaleiros internacionais para melhorar o desempenho dele e neste ano começou a dar frutos”, disse. Para 2019, ele planeja competir as provas da Copa ABPSL e da Federação Paulista de Hipismo.
O canal de notícias Isto é Lusitano é produzido por Adestramento Brasil e tem o patrocínio Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangre Lusitano
5 respostas para ‘Juízes destacam alto nível de cavalos na 1ª etapa da Copa ABPSL’