Bridão ou freio-bridão: qual escolher?

AB_Pergunte_expert-peqQuando usar o bridão e quando usar o freio-bridão? Quais são as diferenças entre eles e como saber qual optar na execução dos treinos e nas provas? Essa é uma dúvida comum, principalmente, entre os amadores. A questão foi enviada ao site por uma seguidora do nosso Instagram e repassada para João Victor Oliva, que já integrou algumas vezes o Time Brasil em competições fora do Brasil, como Jogos Olímpicos, Pan-Americanos e Jogos Equestres Mundiais.
No regulamento de adestramento de 2019, a Confederação Brasileira de Hipismo, apesar de liberar o uso de bridão e freio-bridão, recomenda que o bridão seja usado para todas as categorias e séries até a média 2. No regulamento também constam todos os tipos de freios permitidos nas provas. Acompanhe a explicação de João Victor Oliva:

“O bridão é uma embocadura que serve para iniciar o trabalho do cavalo e, por ser mais leve, ele gera um efeito mais suave. Como, no adestramento, na maioria dos movimentos, as rédeas têm sempre que estar com o contato constante (mãos, rédeas e boca do cavalo), o cavaleiro deve escolher um bridão que o cavalo se sinta bem e confortável, pois existem vários tipos deste bocal.

Na fase inicial, ser uma rédea de abertura, ela vai indicar ao cavalo o caminho que o cavaleiro quer que ele percorra. Depois, com o tempo, o atleta deve buscar o ritmo, contato e encurtatura em alguns movimentos iniciais.

Já o freio é diferente do bridão, pois atua apenas na boca do cavalo e também exerce forças através da barbela e da alavanca exercida pelo tamanho de suas pernas. Elas  exercem pressão no queixo do animal, proporcionando o maior controle e ajudando na flexão da nuca.

A embocadura mal utilizada pode encapotar a frente do cavalo, ter reações e até estragar o cavalo.

Então, o conjunto freio-bridão, que é a embocadura obrigatória no alto nível do adestramento, te permite continuar o trabalho que o cavaleiro vem fazendo com o bridão, porém, com mais controle do animal.”

Quanto à escolha do tipo de embocadura que é usar nas provas, a juíza Rosalind Flosi de Vasconcellos Macedo, mais conhecida por Lindinha Macedo, explicou na seção Palavra de Juiz se ganha-se ou perde-se nota por tipo de embocadura. De acordo com ela, juiz não pode dar nota menor ou maior pela embocadura que o animal estiver usando. Leia mais aqui.

A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. A cada questão selecionamos um atleta profissional para respondê-la. Tem alguma pergunta? Envie para contato@adestramentobrasil.com

Foto: Thais Cerioni

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.