Lusitano passa KWPN no ranking HorseTelex em adestramento

A raça puro sangue lusitano ultrapassou a KWPN no ranking HorseTelex para a modalidade de adestramento. De acordo com os cálculos da HorseTelex, os lusitanos foram mais bem-sucedidos no período que compreendeu outubro 2018 a outubro de 2019.

O site Horses.nl apontou que esta foi a primeira vez na história do ranking internacional da Horsetelex que o lusitano passou KWPN. A publicação holandesa destacou que os 43 lusitanos competindo no alto nível internacionalmente obtiveram médias mais altas que os 183 animais KWPN.

No ranking combinado de small e big tours, os animais KWPN ficaram atrás do studbook lusitano e do alemão DSP. O ranking pode ser conferido aqui (somente para assinantes). A HorseTelex é um serviço pago que fornece banco de dados com resultados de provas e desempenho dos cavalos competindo internacionalmente em todas as modalidades FEI, além de informações sobre pedigrees.

No Brasil, os lusitanos têm representado o maior número de cavalos nas equipes oficiais disputando grandes concursos. No time brasileiro nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, três dos quatro animais competindo nas provas foram lusitanos, sendo um em big tour (grande prêmio e GP especial) e dois em small tour (prêmio São Jorge e intermediária 1). No total, a raça teve sete representantes entre os 38 conjuntos que competiram no Pan.

Bastante populares no Brasil e em Portugal, os cavalos da raça puro sangue lusitano  foram montaria de oito atletas nos Jogos Equestres Mundiais (WEG — na sigla em inglês). Dos quatro conjuntos do Brasil, três — Aoleo, Xiripiti e Zingaro — foram lusitanos. Somaram-se a eles, as quatro montarias do time português Bariloche, Coroado, Bem-Hur da Broa e Xenofonte D’Atela, além de Alcaide, da Espanha.

Neste ano, dos 31 concorrentes do CDIO 5* do CHIO Aachen, quatro conjuntos foram formados por cavalos da raça puro sangue lusitano: Coroado AR, Esporim MVL, Alcaide e Euclides MOR.


LOGO_ABPSL


canal de notícias 
Isto é Lusitano é produzido por Adestramento Brasil e tem o patrocínio Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangre Lusitano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.