Como fazer ceder à perna sem deixar a garupa passar?

AB_Pergunte_expert-peq“A garupa liderando o movimento é um erro grave na execução do ceder à perna”, alerta o cavaleiro profissional Sergio de Fiori, que detalhou o que fazer para alcançar o movimento correto. O objetivo da cessão à perna é demonstrar a flexibilidade e a sensibilidade lateral do cavalo.

Executado ao trote de trabalho, o cavalo fica quase direito, exceto por uma ligeira flexão na nuca para a direção contrária a qual o cavalo se move, de maneira que o cavaleiro é apenas capaz de ver o supercílio e a narina do lado interno do cavalo. Os membros internos cruzam por cima dos externos.

Economista de formação, Fiori profissionalizou-se como cavaleiro ha 12 anos, quando fez parte da equipe do cavaleiro Jan Brink, na Suécia. Treinou ainda com Hasse Hoffmann, fellow do IDTC, e, atualmente, treina com Ralph Schmidt, juiz de Grande Prêmio na Alemanha. Confira a dica do especialista:

“A garupa liderando o movimento é um erro grave na execução do ceder à perna. Se isto acontece, este movimento lateral perde totalmente a sua função para o treinamento atlético do cavalo, a saber, a descontração do dorso e o desenvolvimento da flexibilidade lateral. Além disso, é muito comum que essa situação deteriore o ritmo, primeiro pilar da Escala de Treinamento. sergio_fiori_ceder-550

A primeira recomendação para esses casos, então, é dar preferência a que a garupa permaneça levemente atrás da posição ideal (que seria o cavalo paralelo aos grandes lados do picadeiro). Dessa forma, o conjunto não obterá todos os benefícios do movimento, nem alcançará as notas mais altas, caso esteja em competição, mas ainda assim irá mostrar uma equitação mais correta do que se estivesse com a garupa liderando o movimento.

Para certos casos, como com cavaleiros iniciantes que têm muita dificuldade em perceber a posição da garupa em relação à espádua, acredito ser útil, só para efeito de treinamento, primeiro posicionar o cavalo, em retidão, sobre a linha na qual será solicitado o ceder à perna para então começar o movimento — assim logo de início as espáduas estarão visivelmente liderando o movimento.

Agora vejamos as ajudas corretas para o ceder à perna para a esquerda, para tentar compreender uma fonte comum desse problema:

Para iniciar o ceder a perna à esquerda, flexionamos o cavalo à direita enquanto posicionamos a perna direita levemente atrás da cilha (para conseguir influenciar o movimento da garupa), indicando para o cavalo avançar para frente e para o lado esquerdo. Neste momento, não se deve afastar a perna esquerda da barriga do cavalo!

A perna esquerda pode ter várias funções, dependendo de como o cavalo irá reagir naquele momento. Ela indica para que o cavalo avance para frente, na região da cilha. Além disso, o cavaleiro deve sentir que sua perna esquerda absorve o movimento lateral, impedindo, se este for o caso, que a garupa eventualmente lidere o movimento.

Neste ponto, quero lembrar que as ajudas nunca devem ser totalmente isoladas umas das outras — nem seria possível “desligar” a perna que não é a ajuda principal do movimento em questão. Como acontece com outros movimentos, se pretendemos montar um ceder à perna com boa qualidade, precisamos lembrar que o contato suave das nossas duas pernas na barriga do cavalo é essencial para que esse jogo de equilíbrio que fazemos com nosso parceiro seja bem-sucedido.”  

A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. Tem alguma pergunta? Envie para siteadestramentobrasil@gmail.com com seu nome, idade e onde pratica equitação.

Foto: divulgação  

One thought on “Como fazer ceder à perna sem deixar a garupa passar?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s