
Com 105 concorrentes nas diversas séries e categorias, o Campeonato Brasileiro e a Taça Brasil ocorreram de 17 a 21 de novembro no picadeiro coberto da Sociedade Hípica Paulista. Em 2021, o CBA e a Taça Brasil tiveram menos concorrentes comparado aos 128 de 2020 e aos 113 de 2019. Contudo, pelo terceiro ano consecutivo o campeonato registra acima de cem inscrições, lembrando que foram 75 em 2018 e 70 em 2017, o que mostra um avanço no adestramento brasileiro. Confira as principais notícias do evento, entrevistas com alguns ganhadores e reveja as apresentações:

Clique e seja um apoiador via Paypal. Você que escolhe o valor!
Você também pode contribuir anunciando ou fazendo Pix (contato@adestramentobrasil.com)
17 a 21 de novembro
Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento — SHP (SP)
Programa atualizado em 10/11 | Relação de inscritos | Ordens de entrada: 18/11 – 19/11 – 20/11 – 21/11 | | Resultados imediatos dia a dia – página no Gira | Resultados consolidados – página Gira
Matérias:
Giovana Pass avalia CBA e revela planos para 2022 — Giovana Pass mora, desde o começo do ano, na Espanha onde treina com Cláudio Castilla. Mas, em novembro, ela esteve no Brasil. Veio para competir no Campeonato Brasileiro, no qual levou o KWPN Magnum M à vitória na série quatro anos. Na entrevista a seguir, a atleta contou como foi treinar em tão pouco tempo para disputar o CBA, que também entrou com o lusitano Importante da Boa Nova na forte 2 sênior, e falou sobre os planos para 2022 com Eleito, seu cavalo de GP, e o Bon Vivant, que se prepara para estrear em cavalos novos 7 anos.
Murilo Augusto: treinar bastante e harmonia da equipe são chave para o sucesso — Murilo Augusto vem colecionando vitórias em cavalos novos, tendo levado para a Coudelaria Ilha Verde os títulos de Campeões Paulista e Brasileiro com Novidade V.O e Jorge V.O, tanto em 2020 como em 2021. A receita do sucesso? “Treinar bastante”, disse ele, durante entrevista em vídeo ao Adestramento Brasil, após ganhar o CBA nas séries cinco anos com a égua e sete anos com o garanhão. “É um trabalho em equipe; a gente tem uma harmonia muito boa e acho que isso é o segredo do sucesso”, continuou.

Victor Ávila sagra-se bicampeão sênior top com Corsário IGS — Mais confiante, Victor Trielli Ávila conquistou o bicampeonato sênior top com o lusitano Corsário IGS. “No ano passado, eu fiz poucas provas de grande prêmio com o Corsário, então, cheguei ao Brasileiro um pouco inseguro. Já, neste ano, pude rodar o cavalo em várias provas. Um ano competindo em grande prêmio, constantemente, faz uma diferença absurda; dá muito mais segurança para o cavalo, então, a margem de erro é muito menor”, contou ao Adestramento Brasil. Na entrevista, Ávila relatou a vontade de estar no Time Brasil para os Jogos Mundiais e Sul-Americanos e contou como se preparou para o CBA.
Campeão sênior, Eduardo Alves de Lima explica trabalho para subir Florisbela a small tour — No ano passado, Eduardo Alves de Lima, o Duda, venceu a Taça Brasil Profissional na média 2 com Florisbela. Foi uma disputa acirrada, na qual o conjunto terminou o primeiro dia em terceiro com 65,541% e conquistou o título após alcançar 72,588% no segundo dia. Ao dar entrevista, o cavaleiro da Ilha Verde disse que o plano era subir a égua para small tour. E assim o fez. A dupla não apenas disputou a concorrida forte 2 no Campeonato Brasileiro como levou o título de campeão para casa com porcentuais de 71,372% na prêmio São Jorge (1º lugar); 71,471% na inter 1 (1º lugar) e 72,065% no estilo livre (3º lugar). A seguir, leia a entrevista concedida pelo cavaleiro após a vitória.

Novidade V.O, Luar HM e Jorge V.O repetem 2020 e são campeões de cavalos novos — Com 11 conjuntos disputando as séries de 4, 5, 6 e 7 anos, o Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos consagrou animais que vêm conquistando títulos estadual e nacional. Assim como no CBA de 2020, Novidade V.O, Luar HM e Jorge V.O, novamente, levaram troféus de campeões para casa. Mas, desta vez, uma série acima, ganhando, respectivamente, 5, 6 e 7 anos. Na cavalos novos quatro anos, o campeão foi Magnum M.
Assista às provas:
Domingo 21/11:
- Iniciante
- Elementar minimirim e juvenil
- Preliminar mirim e juvenil
- Média 2 amador
- Forte 1 e amador
- Forte 2 sênior e amador top
- Especial sênior top
Sábado 20/11:
- Iniciante
- Elementar amador, minimirim e juvenil
- Preliminar mirim, amador e juvenil
- Média 1 amador e juvenil
- Média 2 júnior, amador e juvenil
- Forte 1 amador
- Forte 2 sênior e amador top
- Especial sênior top
Sexta, 19/11:
- Cavalos novos 4, 5, 6 e 7 anos
- Elementar profissional e amador
- Preliminar profissional e amador
- Média 1 profissional, amador e juvenil
- Média 2 profissional e júnior
- Forte 1 profissional e jovem cavaleiro
- Forte 2 sênior
Quinta, 18/11:
- Cavalos novos 4, 5, 6 e 7 anos
- Elementar profissional
- Preliminar profissional
- Média 1 profissional
- Média 2 profissional
- Forte 1 profissional
Concorrentes por série /categoria — total de 105 conjuntos no CBA e Taça Brasil:
Cavalos novos: 11 concorrentes
- Cavalos novos 4 anos – 4 concorrentes
- Cavalos novos 5 anos – 3 concorrentes
- Cavalos novos 6 anos – 1 concorrente
- Cavalos novos 7 anos – 3 concorrentes
Profissionais: 31
- Elementar profissional – 5 concorrentes
- Preliminar profissional – 8 concorrentes
- Média 1 profissional – 6 concorrentes
- Média 2 profissional – 3 concorrentes
- Forte 1 profissional – 9 concorrentes
Amadores: 26 conjuntos
- Elementar amador – 6 concorrentes
- Preliminar amador – 8 concorrentes
- Média 1 amador – 1 concorrente
- Média 2 amador – 8 concorrentes
- Forte 1 amador – 1 concorrente
- Forte 2 amador top – 2 concorrentes
Juvenil: 10 concorrentes
- Elementar juvenil – 6 concorrentes
- Preliminar juvenil – 2 concorrentes
- Média 1 juvenil – 1 concorrente
- Média 2 juvenil – 1 concorrente
Sênior:: 15 concorrentes
- Sênior (small tour) – 12 concorrentes
- Sênior top (big tour) – 3 concorrentes
Outras: 12 concorrentes
- Iniciante – 2 concorrentes
- Minimirim (elementar) – 6 concorrentes
- Mirim (preliminar) – 4 concorrentes