Bastante populares no Brasil e em Portugal, os cavalos da raça puro sangue lusitano (PSL) serão montaria de oito atletas nos Jogos Equestres Mundiais (WEG — na sigla em inglês). Os lusitanos vêm ganhando espaço a cada dia nas competições internacionais, uma trajetória que, entre os brasileiros, começou nos Jogos Pan-Americanos de 2003, quando Leandro Silva montou Luar na competição em Santo Domingo, na República Dominicana.
A partir de 2003, o adestramento conquistou uma importante aliada na promoção, fomento e organização do esporte: a Associação Brasileira de Criadores do Puro Sangue Lusitano (ABPSL), criada em dezembro de 1975. Com desenvolvimento de linhagens e investimento em treinamento, a raça passou a dominar o esporte, promovendo um significativo aumento de competidores nas pistas.
Na edição de 2010 dos Jogos Equestres, o Brasil participou pela primeira vez por equipe e o time foi formado apenas por cavalos lusitanos: Luiza Tavares de Almeida com Samba, Rogério Silva Clementino com Portugal e Marcelo Alexandre da Silva com Signo dos Pinhais. Na última edição de WEG, em 2014, na Normandia, o mesmo se repetiu: João Victor Marcari Oliva, com Signo dos Pinhais; Manuel Tavares de Almeida Neto com Vinheste; Pedro Manuel Tavares de Almeida com Samba; e Luíza Tavares de Almeida com Pastor.
Há algumas semanas, a Federação Equestre Internacional (FEI) divulgou a lista com a relação de todos os conjuntos registrados para as provas de adestramento nos Jogos Equestres Mundiais. Eram 135 conjuntos representando 33 países, destes oito cavalos são da raça puro sangue lusitano (PSL). Desde o anúncio, houve algumas mudanças, como a ausência do time francês e a nomeação final dos conjuntos de várias equipes.
Dos quatro conjuntos do Brasil, três — Aoleo, Xiripiti e Zingaro — são lusitanos. Somam-se a eles, as quatro montarias do time português Bariloche, Coroado, Bem-Hur da Broa e Xenofonte D’Atela, além de Alcaide, da Espanha, totalizando oito cavalos PSL em WEG.
Conheça abaixo um pouco mais de cada lusitano em WEG:
Aoleo (SIS) — Pedro Tavares de Almeida (Brasil)
Garanhão
Tordilho
Nascido em 15/03/2005 — 13 anos
Pai: OWNI (JMM)
Mãe: LARANJA (FBA)
Registro FEI
Alcaide — Claudio Castilla (Espanha)
Garanhão
Castanho
Nascido em 01/01/2005 – 13 anos
Pai: Lobito
Mãe: Paloma
Registro FEI
Bariloche — Vasco Mira Godinho (Portugal)
Macho
Tordilho
Nascido em 01/02/2006 — 12 anos
Pai: Rouxinol
Mãe: Orgulhosa
Registro FEI
Ben-Hur da Broa — Manuel Veiga (Portugal)
Macho
Tordilho
Nascido em 20/02/2006 — 12 anos
Pai: Quinteiro da Broa
Mãe: Embaixatriz
Registro FEI
Coroado — Maria Caetano (Portugal)
Garanhão
Tordilho
Nascido em 18/04/2007 — 11 anos
Pai: Rubi
Mãe: Luxelia
Registro FEI
Xenofonte D’Atela — Miguel Ralão Duarte (Portugal)
Macho
Tordilho
Nascido em 04/04/2003 — 15 anos
Pai: Hostil
Mãe: Garça
Registro FEI
Xiripiti — João Victor Oliva (Brasil)
Macho
Tordilho
Nascido em 29/05/2003 — 15 anos
Pai: Qualificado
Mãe: Reboleira
Registro FEI
Zingaro de Lyw – Giovana Prado Pass (Brasil)
Garanhão
Castanho
Nascido em 26/04/2004 — 14 anos
Pai: Guizo
Mãe: Geba
Registro FEI
O canal de notícias Isto é Lusitano é produzido por Adestramento Brasil e tem o patrocínio Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangre Lusitano
3 respostas para ‘Conheça os oito lusitanos que disputam adestramento em WEG’