Faleceu Ingrid Borghoff Troyko, aos 78 anos. A condecorada amazona brasileira conquistou, em 1975, medalha de bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos do México; em 1972, foi vice- campeã do Torneio Internacional de Aachen na prova do grande prêmio; e, em 1979, obteve o terceiro lugar por equipes nos Jogos Internacionais de Puerto Rico.
A amazona e instrutora de equitação foi também cinco vezes campeã brasileira e obteve várias colocações em competições internacionais na Alemanha, além de ter atuado como juíza internacional de adestramento da Federação Equestre Internacional.
Em seu Instagram, a diretora de adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo, Claudia Mesquita, prestou homenagem. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Ingrid Borghoff Troyko, grande referência do adestramento nacional e internacional. Medalhista Pan-Americana, juíza FEI e autora do Manual de Equitação Fundamental, Ingrid deixa um legado inestimável para a equitação brasileira, tendo formado e inspirado gerações de cavaleiros, amazonas e oficiais. Nossos sentimentos e sinceras condolências à família, amigos e a toda a comunidade hípica”, escreveu.
A CBH também lamentou a morte da amazona, treinadora e juíza internacional de adestramento. “Ingrid foi medalhista pan-americana por equipes em 1975, no México, conquistando o inédito bronze ao lado do Cel. Gerson Borges e Diana Osward. Começou a montar aos nove anos no Clube Hípico de Santo Amaro e, aos 13 anos, já competia em provas nacionais. Aos 18, Ingrid mudou-se para a Alemanha, onde treinava os cavalos do casal Linsenhoff. Em 1971, foi convidada a integrar a equipe brasileira para as Olimpíadas de Munique e participou de várias provas na Europa, inclusive em Aachen, onde, em 1972, sagrou-se vice-campeã no Grand Prix, montando Regalo. Ao final, Ingrid não competiu na Olimpíada de Munique, em que Liselott Linsenhoff conquistou a medalha de ouro”, diz a nota da confederação.
Em 2019, a própria Ingrid Troyko entrou em contato com Adestramento Brasil para que publicássemos seu livro “Manual de Equitação Fundamental”.



