Como preparar o cavalo para o apoio e manter o movimento com impulsão?

Pergunte_expertO que a amazona ou cavaleiro deve fazer para preparar o cavalo para o apoio e conseguir manter o movimento, com impulsão, durante todo o percurso? A dúvida foi respondida pelo cavaleiro brasileiro radicado em Ottawa, no Canadá, Oswaldo Lazzuri, que dedica a sua vida ao treino de cavalos e cavaleiros.

Lazzuri compete em diversas categorias, de elementar ao Grande Prêmio. Algumas de suas maiores conquistas incluem o primeiro lugar no campeonato regional Ottawa Area Dressage Group na categoria São Jorge, em 2013; vice-campeão no Ottawa Area Dressage Group na São Jorge e Intermediaria 1, em 2015, e quarto lugar no Grande Prêmio no White Fences Gold Show em Wellington (Florida, EUA) em 2016.

“Esta é uma ótima pergunta, pois o apoio é um movimento no qual, quando montado de maneira incorreta, pode comprometer a energia da sua prova. Quando começo a ensinar um cavalo a apoiar, eu divido o aprendizado em fases.

Primeiramente, é importante decidir a trajetória do movimento. Uma vez que decido a trajetória, eu, geralmente, faço uma diagonal com o cavalo encurvado em direção ao meu destino.

Quando consigo montar esta diagonal com encurvatura, é hora de passar para a próxima fase. Nela, eu uso a minha perna interna intermitentemente perto da barrigueira, fazendo com que a espádua interna se levante criando, assim, o paralelismo.

Quando o cavalo aprende estas ajudas fica fácil apoiar, pois a combinação encurvatura e perna interna resultará em um apoio fluente e com impulsão. Um erro muito comum é o excesso de rédea interna e perna externa, pois faz com que o cavalo bloqueie a espádua interna, bloqueando, assim, a impulsão.”

A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. Tem alguma pergunta? Envie para siteadestramentobrasil@gmail.com com seu nome, idade e onde pratica equitação.

Foto: Cristina Conway- dazzle by design

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s