Nos movimentos laterais, qual deve ser a intensidade da pressão das pernas? O cavaleiro deve colocar e tirar ou manter a perna pressionada? A questão foi enviada à seção Pergunte ao Expert por um atleta amador que, atualmente, disputa a série elementar. O cavaleiro profissional, campeão mundial de equitação de trabalho, Fábio Rogério Lombardo se incumbiu da resposta.
Lombardo, com Brilho do Rimo, foi medalha de ouro no individual e prata por equipe o I Campeonato Mundial de Equitação de Trabalho, realizado em 2002, na cidade de Beja, em Portugal. Ele também conta com medalha de bronze individual no Mundial da modalidade de 2011, em Lyon, França. Confira as dicas do cavaleiro:
“Eu, como treinador e preparador de cavalos de adestramento e equitação em geral, com meus alunos gosto de ensinar os movimentos laterais fazendo um círculo grande. Assim, eles aprendem a usar tanto a perna interna como a externa, bem como a mão interna e, principalmente, a mão externa. Com isto, o cavalo começa a ganhar ritmo para, depois, quando estiver tudo organizado no círculo, podermos passar para as linhas.
A partir do círculo, saímos em uma espádua para dentro para a esquerda dando algumas passadas e indiretamente. Novamente, tem de se fazer tudo pouco a pouco para o aluno começar a ter equilíbrio no assento, nas pernas e nas mãos.
Uma das coisas importantes, tanto na espádua para dentro como no ceder à perna, por exemplo à esquerda, é a pressão da perna esquerda. Ela não pode ser demasiada que você não consiga sustentar o cavalo na perna direita e nem na rédea direita.”
A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. Tem alguma pergunta? Escreva para Adestramento Brasil.