Sandra Smith preside júri do Odesur 2022; conheça detalhes da competição

Sandra Smith, radicada no Brasil e juíza FEI 4* pela Argentina, vai presidir o júri de campo dos Jogos Sul-Americanos de 2022, o Odesur, que ocorre em outubro em Assunção, no Paraguai. Segundo o programa aprovado pela FEI, ao qual Adestramento Brasil teve acesso, além dela, julgam a competição Cesar Torrente, FEI 4* pela Colômbia; Cara Whitham, FEI 5* pelo Canadá; Maria Cunngham, FEI 4* pelo Peru, e Sandra Hotz, FEI 4* pelos Estados Unidos. Carlos Lopes, de Portugal, será o delegado técnico estrangeiro.

Entre os oficiais pelo Brasil, estão Sonia Hanssen e Laura Rossetti Barretto Ribeiro como membros da equipe de comissários (a colombiana Cristina Gonzalez Escobar é a chief steward); Juliana Maria Ramalho de Freitas, como delegada estrangeira da veterinária, e Priscila Oliveira Azevedo, como membro da comissão veterinária.

As provas de adestramento começam em 1º de outubro com a inspeção veterinária (vet check) e seguem até 5 de outubro, quando serão disputadas as finais individuais. A competição por equipe se inicia com as reprises de prêmio São Jorge (small tour) e de grande prêmio (big tour), que qualificam para a final por equipes.

Para a final por equipes, os conjuntos de small tour executam a intermediária 1 e os de big tour, o GP especial. Os 20 melhores conjuntos, inclusive empatados em 20º lugar, da inter 1 e do GP especial, se classificam para a final individual, exceto aqueles que pontuarem abaixo de 62% na inter 1 e 60% no GPS (incluindo os pontos de bônus). Na final, os conjuntos devem executar a reprise freestyle em música.

Os conjuntos disputando big tour recebem um bônus de três pontos porcentuais (3 p.p) para cada reprise. A bonificação é aplicada em todas as reprises: GP, GPS e freestyle.

Datas

  • Abertura dos estábulos: sexta, 30/09/2022 – 8 horas
  • Inspeção veterinária: sábado, 01/10/2022 – 8 horas
  • Reunião de chefes de equipe: sábado, 01/10/2022 – 12 horas
  • Competição prêmio São Jorge: domingo, 02/10/2022 – 9 horas => qualificatória para final por equipes
  • Competição grande prêmio: domingo, 02/10/2022 – 10 horas => qualificatória para final por equipes
  • Competição intermediária 1: segunda, 03/10/2022 – 9 horas => final por equipe e qualificatória para final individual
  • Competição GP especial: segunda, 03/10/2022 – 10 horas => final por equipe e qualificatória para final individual
  • Inspeção veterinária para as finais: terça, 04/10/2022 – 8 horas
  • Competição intermediária 1 estilo livre: quarta, 05/10/2022 – 9 horas => final individual
  • Competição GP estilo livre: quarta, 05/10/2022 – 10 horas => final individual

Quem participa
Onze nações foram convidadas a participar: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, totalizando 44 atletas.

Cada país pode levar até cinco conjuntos, mas a equipe deve ser composta por um mínimo de três e um máximo de quatro conjuntos, ficando um para reserva. Caso o país não consiga participar com time, poderá inscrever até dois conjuntos para competir individualmente. Um tratador por conjunto é permitido.

Os países têm até 29 de agosto para enviar as inscrições indicadas (nominated entries). Depois, precisam enviar até 20 de setembro as entradas definitivas e o último dia para fazer substituições é 1º de outubro.

>>> Confira o programa completo.

Seletivas para Odesur – Asu 2022
Todos os conjuntos competindo no Odesur 2022 devem ter alcançado, entre 01 de janeiro de 2021 e 29 de agosto de 2022, os índices mínimos de elegibilidade (MERs) para obterem o certificado de capacidade (COC). Os conjuntos de small tour têm atingir uma média de, ao menos, 62% entre as reprises prêmio São Jorge (PSJ) e intermediária 1 no mesmo evento.

São necessários dois índices desses em dois eventos distintos para obter o COC. A média nestes dois eventos será a pontuação final. Já os conjuntos de big tour devem atingir 60% de média final, em um CDI 2* ou acima, em uma reprise de GP.

O COC é pré-requisito para competir nos Jogos Sul-Americanos Asu 2022.

Já para representar o Brasil, a Confederação Brasileira de Hipismo leva a cabo um processo seletivo para a escolha dos conjuntos que integrarão a equipe brasileira na 12ª edição dos Jogos Sul-Americanos.

Os resultados considerados para a seleção da CBH deverão ser obtidos no período 01 de julho a 28 de agosto de 2022. Os conjuntos radicados no Brasil terão dois CDIs 3* observatórios no País: de 22 a 24 de julho na capital paulista e de 26 a 28 de agosto em Tatuí, no interior de São Paulo.

Os conjuntos competindo em small tour terão calculadas, para cada evento, a média dos seus porcentuais finais das reprises de São Jorge e intermediária 1. O CDI 3* em que o conjunto atingir a maior pontuação média (PSJ + inter1) será considerado para a seletiva. Já em big tour serão consideradas, para cada evento, a média dos porcentuais finais das reprises de grande prêmio e grande prêmio especial, tendo acrescentados 3 p.p.

Serão observados pela CBH para formação do Time Brasil apenas resultados em eventos CDI 3* ou superior e desde que o conjunto participe de todas as provas do CDI em questão. O CDI 3* no qual o conjunto atingir a maior pontuação será considerado para a escalação. Conjuntos de small tour e big tour disputarão as vagas da equipe indistintamente.

Adestramento Brasil está compilando em planilha as notas para compor índices para COC, bem como os porcentuais válidos para a seletiva do Time Brasil, mas considerando apenas os conjuntos de nacionalidade brasileira, aptos a competir em Asu 2022. Acompanhe aqui.

=> Confira o documento completo com o novo processo de seleção.

2 respostas para ‘Sandra Smith preside júri do Odesur 2022; conheça detalhes da competição’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.