João Oliva, sobre CDIO 5* de Compiègne: “Mostramos que estamos em um nível alto mundialmente”

João Victor Marcari Oliva sai do CDIO 5* em Compiègne, na França, mais forte que chegou. Competindo entre renomados atletas, como a inglesa Charlotte Fry, a alemã Isabell Werth e o sueco Patrik Kitten, o brasileiro ficou em sétimo na prova de grande prêmio (71,978%) e em sexto no GP estilo livre (74,125%) com Escorial, da Horse Campline. “Senti o cavalo bem. Foi uma prova forte, concorrentes difíceis e juízes exigentes. Mesmo assim, mostramos que estamos em um padrão, em um nível alto mundialmente”, disse ao Adestramento Brasil, após o GP.

O concurso de adestramento internacional cinco estrelas teve transmissão ao vivo das competições — pelo link dos resultados também é possível rever as apresentações (confira abaixo).

Charlotte Fry ganhou a prova de grande prêmio ao pontuar 79,435% com Glamourdale. Isabell Werth ficou em segundo lugar com DSP Quantaz (76,870%) e Patrik KITTEL, em terceiro com Touchdown (76,043%). Trinta e dois conjuntos disputaram o GP.

Os 14 melhores conjuntos do GP se classificaram para o GP estilo livre de domingo (22 de maio). João Oliva foi o penúltimo a entrar em pista e fechou sua participação no CDIO 5* com 74,125%, o que lhe colocou na sexta colocação.

Última a competir, Werth ganhou a prova com Quantaz ao marcar 85,875%. Em segundo ficou Kittel, que fez 82,025% com Touchdown; e, em terceiro, a finlandesa Emma Kanerva que montou Greek Air e fez 76,825%.

“Meu cavalo vem se confirmando cada vez mais; as apresentações vêm se tornando mais constantes e as pontuações, altas constantes. Acredito então que estamos no caminho certo”, completou João Oliva.

Questionado sobre como se dará a preparação para o Campeonato Mundial de Adestramento — Herning 2022, o cavaleiro disse que vai poupar o cavalo. “Quero fazer mais uma prova antes do Mundial. Eu acredito que, quem só tem um cavalo de GP, é melhor poupar que exigir demais. Então, meu plano é deixar o Escorial bem saudável e contente para chegar bem ao Mundial”, detalhou.

Escolha da equipe
Para escolha dos representantes do Brasil, a CBH levará em conta apenas resultados em eventos internacionais CDIs 3* ou superior, desde que o conjunto participe de todas as provas daquele CDI. Serão selecionados os conjuntos que obtiverem os maiores percentuais (resultados isolados por prova de grande prêmio e GP especial) no período 27 de abril a 03 de julho de 2022, exceto as reprises freestyle.

A Confederação Brasileira de Hipismo almeja contar com conjuntos obtendo porcentuais acima dos 68% para a formação das equipes de adestramento, tanto para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sênior (Odesur 2022, no Paraguai em outubro), como no Campeonato Mundial de Adestramento (Herning 2022, na Dinamarca, em agosto).

O Brasil pode levar para Herning 2022 até cinco conjuntos. As vagas serão preenchidas da seguinte forma: quatro como titulares para os quatro melhores classificados (porcentuais mais altos) e uma vaga reserva, preenchida pelo conjunto que apresentar o quinto melhor resultado. Não havendo um mínimo de três conjuntos aptos a constituir a equipe brasileira, até dois conjuntos individuais poderão representar o Brasil no Campeonato Mundial.

Para poder disputar o Mundial de Herning, todos os conjuntos seniores precisam ter alcançado pelo menos o porcentual de 66%, tanto como nota final quanto com dois juízes FEI 5* diferentes e de nacionalidade distinta do atleta, em provas de grande prêmio tradicional ou GP curto (short grand prix) em dois diferentes eventos (CDI3/CDI4/CDI5*/CDI-W ou CDIO) — confira a regra FEI. A obtenção dos MERs entre 01 de janeiro de 2021 e 04 de julho de 2022 confere ao conjunto o certificado de capacidade (COC — certificate of capability).

O Mundial vale vaga por equipes na Olimpíada de Paris. As seis nações (máximo de 18 conjuntos) mais bem qualificadas (seis primeiros colocados) no FEI Dressage World Championships, em Herning, excluindo a França, têm passaportes carimbados para os próximos Jogos Olímpicos. A França, por ser anfitriã, conta com cota por equipe garantida, desde que os conjuntos obtenham MERs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.