João Victor Marcari Oliva sai do CDIO 5* em Compiègne, na França, mais forte que chegou. Competindo entre renomados atletas, como a inglesa Charlotte Fry, a alemã Isabell Werth e o sueco Patrik Kitten, o brasileiro ficou em sétimo na prova de grande prêmio (71,978%) e em sexto no GP estilo livre (74,125%) com Escorial, da Horse Campline. “Senti o cavalo bem. Foi uma prova forte, concorrentes difíceis e juízes exigentes. Mesmo assim, mostramos que estamos em um padrão, em um nível alto mundialmente”, disse ao Adestramento Brasil, após o GP.
O concurso de adestramento internacional cinco estrelas teve transmissão ao vivo das competições — pelo link dos resultados também é possível rever as apresentações (confira abaixo).
Charlotte Fry ganhou a prova de grande prêmio ao pontuar 79,435% com Glamourdale. Isabell Werth ficou em segundo lugar com DSP Quantaz (76,870%) e Patrik KITTEL, em terceiro com Touchdown (76,043%). Trinta e dois conjuntos disputaram o GP.
Os 14 melhores conjuntos do GP se classificaram para o GP estilo livre de domingo (22 de maio). João Oliva foi o penúltimo a entrar em pista e fechou sua participação no CDIO 5* com 74,125%, o que lhe colocou na sexta colocação.
Última a competir, Werth ganhou a prova com Quantaz ao marcar 85,875%. Em segundo ficou Kittel, que fez 82,025% com Touchdown; e, em terceiro, a finlandesa Emma Kanerva que montou Greek Air e fez 76,825%.
“Meu cavalo vem se confirmando cada vez mais; as apresentações vêm se tornando mais constantes e as pontuações, altas constantes. Acredito então que estamos no caminho certo”, completou João Oliva.
Questionado sobre como se dará a preparação para o Campeonato Mundial de Adestramento — Herning 2022, o cavaleiro disse que vai poupar o cavalo. “Quero fazer mais uma prova antes do Mundial. Eu acredito que, quem só tem um cavalo de GP, é melhor poupar que exigir demais. Então, meu plano é deixar o Escorial bem saudável e contente para chegar bem ao Mundial”, detalhou.
Escolha da equipe
Para escolha dos representantes do Brasil, a CBH levará em conta apenas resultados em eventos internacionais CDIs 3* ou superior, desde que o conjunto participe de todas as provas daquele CDI. Serão selecionados os conjuntos que obtiverem os maiores percentuais (resultados isolados por prova de grande prêmio e GP especial) no período 27 de abril a 03 de julho de 2022, exceto as reprises freestyle.
A Confederação Brasileira de Hipismo almeja contar com conjuntos obtendo porcentuais acima dos 68% para a formação das equipes de adestramento, tanto para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sênior (Odesur 2022, no Paraguai em outubro), como no Campeonato Mundial de Adestramento (Herning 2022, na Dinamarca, em agosto).
O Brasil pode levar para Herning 2022 até cinco conjuntos. As vagas serão preenchidas da seguinte forma: quatro como titulares para os quatro melhores classificados (porcentuais mais altos) e uma vaga reserva, preenchida pelo conjunto que apresentar o quinto melhor resultado. Não havendo um mínimo de três conjuntos aptos a constituir a equipe brasileira, até dois conjuntos individuais poderão representar o Brasil no Campeonato Mundial.
Para poder disputar o Mundial de Herning, todos os conjuntos seniores precisam ter alcançado pelo menos o porcentual de 66%, tanto como nota final quanto com dois juízes FEI 5* diferentes e de nacionalidade distinta do atleta, em provas de grande prêmio tradicional ou GP curto (short grand prix) em dois diferentes eventos (CDI3/CDI4/CDI5*/CDI-W ou CDIO) — confira a regra FEI. A obtenção dos MERs entre 01 de janeiro de 2021 e 04 de julho de 2022 confere ao conjunto o certificado de capacidade (COC — certificate of capability).
O Mundial vale vaga por equipes na Olimpíada de Paris. As seis nações (máximo de 18 conjuntos) mais bem qualificadas (seis primeiros colocados) no FEI Dressage World Championships, em Herning, excluindo a França, têm passaportes carimbados para os próximos Jogos Olímpicos. A França, por ser anfitriã, conta com cota por equipe garantida, desde que os conjuntos obtenham MERs.
- Programa do Campeonato Mundial – Herning 2022
- Site oficial Herning 2022
- Página da FEI com informações sobre Herning 2022