Regras FEI para Paris 2024: Pan classifica dois por equipe

Um total de 60 conjuntos poderão competir nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Serão 15 equipes nacionais com três conjuntos cada, totalizando 45 conjuntos, — sendo que a França, por ser anfitriã, tem sua cota garantida — e mais 15 conjuntos pelo individual. As regras constam do sistema de qualificação para a XXXIII Olimpíada emitido pela FEI. Os Comitês Olímpicos Nacionais que conseguirem vaga por equipe têm até 31 de dezembro de 2023 para apresentar o certificado de capacidade. O Pan-Americano de Santiago classifica dois países para competição por equipes.

Confira abaixo os principais pontos das regras:

MERs
Os requisitos mínimos de elegibilidade aplicáveis (MER, na sigla em inglês para minimum eligibility requirement) serão publicados após aprovação na Assembleia Geral da FEI em 13 de novembro de 2022 e posterior confirmação pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

>>> FEI Sports Forum propõe subir MER para 67%

Qualificação por equipe
Um total de 15 Comitês Olímpicos Nacionais (NOC, na sigla em inglês para National Olympic Committee) poderão obter qualificação para a competição por equipes, totalizando 45 conjuntos. As vagas serão definidas da seguinte forma:

  • 1 cota para a nação anfitriã (França).
  • 6 cotas (máximo de 18 conjuntos) para os seis NOCs mais bem qualificados (seis primeiros colocados) no Campeonato Mundial (FEI Dressage World Championships), em Herning, na Dinamarca, excluindo a França.
  • 3 cotas (9 conjuntos) para as três nações (NOCs) dos grupos olímpicos da FEI A (Noroeste da Europa) e/ou B (Sudoeste da Europa) mais bem-colocadas no Campeonato Europeu da FEI de 2023, em Riesenbeck (Alemanha), excluindo-se as nações já qualificadas.
  • 1 cota (3 conjuntos) para a nação do grupo C (Europa Central Oriental e Ásia Central) mais bem ranqueada em evento de qualificação olímpica designado pela FEI (FEI Designated Olympic Qualification Event) de 2023, excluindo-se as nações já qualificadas.
  • 2 cotas (6 conjuntos) para as duas melhores nações dos grupos D (América do Norte) e/ou E (Américas Central e do Sul) nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023, excluindo-se as nações já qualificadas.
  • 1 cota (3 conjuntos) para a nação mais bem classificada do grupo olímpico F (África e Oriente Médio) no Campeonato Mundial de Adestramento da FEI 2022, em Herning, excluindo-se a nação já qualificada. Se a vaga não for preenchida no Campeonato Mundial de Adestramento da FEI 2022, a vaga de cota será atribuída à uma equipe mais bem classificada do grupo olímpico F em um evento de qualificação olímpica designada pela FEI em data e local a serem divulgados.
  • 1 cota (3 conjuntos) para a nação mais bem classificada do grupo olímpico G (Sudeste Asiático e Oceania) no Campeonato Mundial de Adestramento da FEI 2022 excluindo equipe já qualificada nos requisitos acima. Se a vaga não for preenchida em Herning 2022, a vaga de cota será atribuída à uma equipe mais bem classificada do grupo olímpico G em um evento de qualificação olímpica designado pela FEI.

>>> FEI define sistema de qualificação para Paris 2024 e ratifica Jogos Continentais e Regionais

Vagas individuais
As nações que não conseguirem uma vaga de cota de equipe são elegíveis para obter vaga da cota individual — uma por país. Do total de 15 vagas individuais, 14 são obtidas por meio do ranking olímpico da FEI, sendo:

– Os dois atletas mais bem classificados no Ranking Olímpico de Adestramento da FEI de
cada um dos cinco grupos abaixo mencionados qualificará uma cota individual para cada para sua nação:
A – Noroeste da Europa;
B – Sudoeste da Europa
C – Europa Central e Oriental; Ásia Central
F – África e Oriente Médio
G – Sudeste Asiático, Oceania

– Os dois atletas individuais mais bem classificados dos grupos olímpicos D e/ou E, com máximo um por nação, da classificação geral individual no Pan-Americano de 2023, qualificarão uma cota individual para cada país.

– Os dois atletas mais bem classificados do Ranking Olímpico da FEI para grupos D e E combinados, com no máximo um por país, qualificarão uma cota individual cada um para sua nação.
D – América do Norte
E – Américas Central e do Sul

A vaga individual restante será alocada em ordem decrescente do melhor atleta classificado no no Ranking Olímpico da FEI – Adestramento.

Confirmação das cotas
Os NOCs terão até janeiro de 2024 (em data a ser definida) para apresentar o certificado de capacidade (NOC Certificate of Capability), confirmando, assim, a vaga alocada. A FEI, então, informará os respectivos Comitê Olímpico Nacional (NOC, na sigla em inglês) e Federações Nacionais por escrito sobre suas vagas de cota de equipe alocadas e eles terão até fevereiro de 2024 para confirmar ou recusar a cota de equipe alocada.

Após a confirmação da participação da equipe pelos NOCs, a FEI informará os respectivos NOCs e federações nacionais por escrito de suas cotas individuais alocadas e cada NOC com cota individual deve confirmar o uso da vaga.

O certificado de capacidade que deve ser fornecido pela federação nacional à FEI contendo cada atleta e cavalo que indicados para participar dos Jogos Olímpicos. Este certificado confirma os requisitos mínimos de elegibilidade, conforme estabelecido nos Regulamentos da FEI para Eventos Equestres nos Jogos Olímpicos e confirma que os atletas e os cavalos têm a experiência e habilidade necessárias para participar no padrão exigido na olimpíada.

O certificado de capacidade do país é a confirmação de que o NOC conta com ao menos três conjuntos (atleta e cavalo) daquele país que atingiram os requerimentos mínimos de elegibilidade (MERs — minimum eligibility requirements) dentro do período estabelecido pela FEI que vai do Campeonato Mundial de 2022 (FEI Dressage World Championships 2022) até o dia 31 de dezembro de 2023.

Ou seja, além de conquistar o direito da vaga por equipe, os NOCs devem comprovar que tenham três ou mais conjuntos habilitados com os MERs.

Confira também:

5 respostas para ‘Regras FEI para Paris 2024: Pan classifica dois por equipe’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.