Entenda como o cavalo se movimenta

Entender como seu cavalo se movimenta é importante para aperfeiçoar a técnica e aprimorar a montaria. Disponível gratuitamente, o livro “Como seu cavalo se movimenta — uma guia visual único para melhorar desempenho”, de Gillian Higgins com Stephanie Martin, apresenta, em uma linguagem bastante simples e com diversos elementos visuais, as partes que compõem o sistema muscular-ósseo, explica a anatomia dos cavalos e detalha vários aspectos de movimentação, desde como ele se encurva até como ele usa suas pernas.

banner_anunciantes_ago

Por exemplo, você sabia que a cabeça e o pescoço pesam 10% do peso do corpo do cavalo; que o dorso consiste de 18 vértebras torácicas e seis lombares e que existe pouco movimento entre essas vértebras? Ou que a garupa é a casa de força do cavalo e que os músculos da garupa podem ter até 30 centímetros de profundidade?

Ao abordar propriamente a movimentação dos cavalos, os autores explicam que o movimento é criado pelos músculos puxando nos ossos para operarem as juntas — eles trabalham cruzando sobre uma ou várias juntas. “Para manter um perfil, o cavalo usa contração muscular isométrica. Sustentar sua cabeça em determinada posição por muito tempo causa tensão dentro do músculo”, diz um trecho do livro.

Nos movimentos avançados de adestramento, escrevem os autores, há necessidade de a garupa carregar mais peso e a frente do cavalo ficar mais leve, com mais liberdade. Existe, assim, uma maior flexão da junção lombo-sacral, assim como no quadril, joelhos e curvilhões. Isto é acentuado em qualquer movimento que requer maiores níveis de engajamento, por exemplo, piaffe, passage e pirueta ao galope.

Ao abordar as encurvatura, o livro assinala que fazer um círculo em perfeito equilíbrio é um dos movimentos mais difíceis do cavalo executa e explica que a maior parte da flexão lateral da coluna thoracolombar vem da contração do músculo longissimus dorsi.

A edição em português do livro “Como seu cavalo se movimenta — uma guia visual único para melhorar desempenho”, de Gillian Higgins com Stephanie Martin, está disponível gratuitamente na biblioteca do site da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (baixe o PDF aqui).


Apoie_AB

Se você acompanha a nossa cobertura, sabe que informação bem apurada, confiável e relevante faz toda a diferença. Enquanto agradecemos a todos apoiadores do site, reforçamos que precisamos da colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial. Clique e seja um apoiador. Você que escolhe o valor!


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.