CBH busca conjuntos acima dos 68% para Odesur e Mundial de Herning

A Confederação Brasileira de Hipismo almeja contar com conjuntos obtendo porcentuais acima dos 68% para a formação das equipes de adestramento, tanto para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sênior, o chamado Odesur, que será no Paraguai em outubro, como no Campeonato Mundial em Herning, na Dinamarca, em agosto. Os critérios para a formação das equipes foram publicados nesta terça (01/02), um dia após o evento de lançamento dos projetos da CBH.

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=J56ZYZZLKPPV4&source=url

Ao participar do lançamento, o diretor de adestramento, Sergio de Fiori, havia adiantado que a meta é alcançar o ouro no Sul-Americano, porque dele depende a vaga do Brasil para os Jogos Pan-Americanos do Chile, em 2023, e destacou que os critérios seriam objetivos.

Para ambos os campeonatos, a CBH informou que o índice desejado para os integrantes da equipe é de 68%. Também para os dois eventos a confederação arcará com as despesas de transporte e estadias dos animais, atletas e um tratador por animal, ficando a cargo dos atletas, proprietários, patrocinadores etc. as demais eventuais despesas.

Confira a seguir um resumo dos critérios e acesse os documentos completos.

Campeonato Mundial
O Campeonato Mundial de Adestramento ocorre em agosto de 2022, na Dinamarca, durante o ECCO FEI World Championships Herning, que também abrigará as competições de salto, paraequestre e volteio. Sem candidatos para sediar a edição de 2022 dos Jogos Equestres Mundiais (WEG), a Federação Equestre Internacional (FEI) decretou o fim de WEG e a realização de campeonatos mundiais. O júri de campo do adestramento e as regras para obtenção dos requisitos mínimos de elegibilidade (MERs) foram divulgados em agosto de 2021. Leia matéria aqui.

Para poder disputar o Mundial de Herning, todos os conjuntos seniores precisam ter alcançado pelo menos o porcentual de 66%, tanto como nota final quanto com dois juízes FEI 5* diferentes, de nacionalidade distinta do atleta e em provas de grande prêmio ou GP curto (short grand prix) — confira a regra FEI. A obtenção dos MERs entre 01 de janeiro de 2021 e 04 de julho de 2022 confere o certificado de capacidade (COC — certificate of capability).

Para escolha dos representantes do Brasil, a CBH levará em conta apenas resultados em eventos internacionais CDIs 3* ou superior, desde que o conjunto participe de todas as provas daquele CDI. Serão selecionados os conjuntos que obtiverem os maiores percentuais (resultados isolados por prova de grande prêmio e GP especial) no período 27 de abril a 03 de julho de 2022, exceto as reprises freestyle.

O Brasil pode levar para o Mundial até cinco conjuntos. As vagas serão preenchidas da seguinte forma: quatro como titulares para os quatro melhores classificados (porcentuais mais altos) e uma vaga reserva, preenchida pelo conjunto que apresentar o quinto melhor resultado. Não havendo um mínimo de três conjuntos aptos a constituir a equipe do Brasil, até dois conjuntos individuais poderão representar o Brasil no Campeonato Mundial.

Confira a regra completa para Mundial aqui.

Campeonato Sul-Americano, Odesur
A 12ª edição dos Jogos Sul-Americanos, que passou de abril para outubro, será realizada em Assunção, capital do Paraguai. O Sul-Americano normalmente classifica para os Jogos Pan-Americanos, que, por sua vez, têm sido usados para apontar os países com equipes para os Jogos Olímpicos. Por isso, é fundamental levar uma equipe competitiva. Poderão participar conjuntos de small e de big tour.

Para poder disputar as provas do Odesur, é necessário obter o certificado de capacidade (COC), que pede que todos os conjuntos tenham alcançado, entre 01 de janeiro de 2021 e 29 de agosto de 2022, os índices mínimos de elegibilidade. Para os conjuntos de small tour, a exigência é que os eventos qualificatórios sejam julgados por, pelo menos, dois juízes FEI de nacionalidades diferentes entre si e diferentes da nacionalidade do atleta.

Os conjuntos de small tour devem atingir uma média de, ao menos, 62% entre as reprises prêmio São Jorge (PSJ) e intermediária 1 no mesmo evento. São necessários dois índices desses em dois eventos distintos para obter o COC. A média nestes dois eventos será a pontuação final.

Já os conjuntos de big tour devem atingir 60% de média final em um CDI 2* ou acima em uma reprise de GP.

O COC deve ser apresentado à FEI e à PAEC (Confederação Equestre Pan-Americana) até 31 de Agosto de 2022

No entanto, apesar desse porcentual mínimo, a CBH, a fim de formar a equipe brasileira e buscando maior competitividade, almeja levar conjuntos que tenham alcançado 68% nas provas observatórias. Para formar o time, a confederação levará em conta apenas resultados em eventos CDI 3* ou superior, desde que o conjunto participe de todas as provas do CDI.

Serão selecionados os conjuntos que obtiverem os maiores percentuais (resultados isolados por prova) no período 01 de julho a 28 de agosto de 2022, nas provas PSJ, inter 1, GP e GPS, excetuando as reprises freestyle. A fim de comparação, ao porcentual final dos conjuntos competindo no big tour serão acrescidos três pontos porcentuais (3p.p.) à cada prova, para efeito de escalação.

A CBH realizará dois concursos internacionais (CDIs 3*) no Brasil — confira o calendário completo.

Com relação ao Time Brasil, a CBH tem direito a cinco vagas para a equipe brasileira de adestramento para os Jogos Odesur 2022. Elas serão preenchidas sendo quatro vagas titulares para os quatro melhores classificados segundo os porcentuais obtidos e uma vaga reserva para o conjunto que apresentar o quinto melhor resultado.

Leia o documento da seleção para o Odesur na íntegra.

Na próxima terça, 8/2, Fiori participa de entrevista em vídeo e ao vivo com Adestramento Brasil. Assista pelo YouTube:

5 respostas para ‘CBH busca conjuntos acima dos 68% para Odesur e Mundial de Herning’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.