O juiz internacional FEI 2* Marcio Camargo esteve no Peru julgando concurso internacional de adestramento que serviu para os conjuntos tentarem qualificação para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Em entrevista em vídeo, realizada durante a 1ª etapa da Copa ABPSL de Adestramento, Camargo falou um pouco sobre o nível dos concorrentes daquele país.
“O nível não é muito alto no Peru. Eles estão com índices na casa dos 62% a 64%”, disse, completando que o país está todo voltado para os jogos. Ele também contou um pouco sobre o local onde serão realizadas as provas e falou sobre outros lugares onde ele julgará seletivas.
O CDI 1* foi realizado dias 23 e 24 de março, com provas de prêmio São Jorge e intermediária 1. Nele, dois conjuntos peruanos conquistaram índice para o Pan: Monika von Wedemeyer com Briar’s Boy fez 65,735% na PSJ e Daniela Carranza com Cocu pontuou 62,010%. Terceiro lugar, Eric Edgardo Joaquin Chaman Ocampo fez 61,471% com Catalina e não obteve o índice mínimo exigido pela FEI para poder disputar o Pan. Além delas, Eric com Catalina já tinha obtido o índice.