Covid-19: adiada Copa ABPSL/Troféu Eficiência para evitar aglomeração de pessoas

Seguindo recomendações da Prefeitura Municipal de Guarujá e do Ministério da Saúde, a ABPSL comunicou o adiamento da primeira etapa da Copa ABPSL de Adestramento, que abriria a temporada 2020 do Troféu Eficiência. A decisão foi tomada no início da tarde desta segunda-feira (16/03) com objetivo de evitar aglomeração de pessoas e com isso a proliferação do novo Coronavírus (Covid-19).

O evento seria ao ar livre, com as competições sendo realizadas na praia da Enseada, em frente ao Casa Grande Hotel Resort & Spa, no Guarujá. A organização informou que, em breve, anunciará uma nova data e que agradece a compreensão de todos.

Até sexta-feira passada (13/03), a prefeitura do Guarujá estava cinco casos suspeitos de Coronavírus. Segundo nota oficial, as pessoas estavam em isolamento domiciliar e aguardavam resultado laboratorial. Outros dois casos anteriormente monitorados na Cidade, foram descartados pelo Instituto Adolfo Lutz.

Mesmo sem casos confirmados, as aulas nas escolas municipais de Santos e Guarujá serão gradualmente suspensas e a pausa das atividades ocorrem a partir da próxima segunda (23/03). Eventos turísticos e culturais na cidade também passam por restrições.

No início do mês, a Baixada Santista também registrou precipitação de chuvas superior à registrada na tragédia da região Serrana do Rio de Janeiro em 2011. De acordo com o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o acumulado em 24 horas no Guarujá chegou a 320 mm, fazendo da cidade a mais atingida pelas tempestades na Baixada Santista. O volume foi maior que o esperado para todo o mês de março. Como referência, o órgão ressaltou que a média histórica de chuvas para todo o mês de março em Guarujá é de 263 mm.

O adiamento da Copa ABPSL/Troféu Eficiência segue também a recomendação da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e da Federação Paulista de Hipismo (FPH). A CBH cancelou todos eventos chancelados pela entidade que seriam realizados até o dia 31 de março devido ao surto do coronavírus covid-19. O posicionamento da CBH saiu horas depois de a soltar um comunicado da FPH recomendando às entidades que cancelassem e/ou adiassem todos os eventos até 31 de março de 2020, prazo que pode ser prorrogado.

A Federação Equestre Internacional também está orientando o cancelamento de provas. Depois de cancelar a final da Copa do Mundo, que ocorreria em Las Vegas em abril, e do FEI Sports Forum, a Federação Equestre Internacional emitiu, na última sexta-feira 13/03, uma nota recomendando o cancelamento de eventos da FEI devido ao coronavírus covid-19. A entidade afirmou que a resolução foi tomada após o comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS) acerca de reuniões de massa e a necessidade dos organizadores de eventos realizarem uma avaliação completa dos riscos junto às autoridades locais.

“A disseminação do coronavírus Covid-19 mudou rapidamente para pior e o esporte em todo o mundo é afetado. Nós, como comunidade, temos de dar nossa contribuição para limitar a propagação deste vírus, pois, quanto mais cedo ele puder ser contido, mais cedo poderemos voltar à vida normal e ao esporte normal. E isso é algo que todos os outros esportes estão fazendo”, diz a nota.


LOGO_ABPSL


canal de notícias 
Isto é Lusitano é produzido por Adestramento Brasil e tem o patrocínio Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangre Lusitano

 

3 respostas para ‘Covid-19: adiada Copa ABPSL/Troféu Eficiência para evitar aglomeração de pessoas’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.