Até a tarde deste sábado, 14/03, o Brasil contabilizava 121 casos confirmados por covid-19, segundo balanço divulgado às 16h25 pelo Ministério da Saúde. Cerca de 1.496 casos estão sendo investigados. Em São Paulo, prefeitura e o governo de Estado determinaram o cancelamento de todos os eventos de massa, com mais de 500 pessoas, após aumento de casos de coronavírus na cidade.
A decisão da CBH afeta diretamente o concurso de adestramento internacional (CDI 3*) que estava programado para ocorrer de 27 a 29 de março, na Sociedade Hípica Paulista. O CDI 3* valeria para obtenção dos requisitos mínimos de elegibilidade (MER, na sigla em inglês para minimum eligibility requirements). Em paralelo, também ocorreria um concurso nacional (CAN). O primeiro CDI 3* de 2020 teria como juiz FEI 5* o francês Bernard Maurel. Para este ano, a CBH colocou no calendário quatro CDIs, sendo três válidos para obtenção de MERs.
A confederação ainda não informou se o CDI 3* será cancelado ou adiado e nem como a não realização desta prova internacional no Brasil afetará a seleção do conjunto que representará o Brasil na vaga individual nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A própria realização da olimpíada foi coloca em xeque. Em entrevista exclusiva, divulgada em fevereiro, pela Associated Press (AP), Dick Pound, o mais antigo membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), afirmou ser muito perigoso realizar as Olimpíadas em Tóquio por causa do surto de coronavírus, rebatizado de Covid-19, sendo mais provável que os organizadores cancelem o evento por completo do que o adiem ou o movam para outra cidade.
A CBH orienta às instituições que mantiverem seus eventos (sem chancela CBH) que limitem o número de concorrentes de outros Estados; restrinja o livre acesso na área de estabulação apenas para cavaleiros, treinadores, veterinários e funcionários; forneça álcool gel para todos os presentes; garanta que as instalações, especialmente os banheiros, sejam regularmente limpas; e não permita serviço de buffet para alimentação no evento.
FEI orienta cancelamentos
Depois de cancelar a final da Copa do Mundo, que ocorreria em Las Vegas em abril
, e do FEI Sports Forum, a Federação Equestre Internacional emitiu, na última sexta-feira 13/03, uma nota recomendando o cancelamento de eventos da FEI devido ao coronavírus Covid-19. A entidade afirmou que a resolução foi tomada após o comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS) acerca de reuniões de massa e a necessidade dos organizadores de eventos realizarem uma avaliação completa dos riscos junto às autoridades locais.
“A disseminação do coronavírus Covid-19 mudou rapidamente para pior e o esporte em todo o mundo é afetado. Nós, como comunidade, temos de dar nossa contribuição para limitar a propagação deste vírus, pois, quanto mais cedo ele puder ser contido, mais cedo poderemos voltar à vida normal e ao esporte normal. E isso é algo que todos os outros esportes estão fazendo”, diz a nota.
“A FEI aprecia o empenho de trabalho e o investimento incrível que todo organizador coloca em seu evento. Embora a própria FEI não organize nenhum evento da FEI, tendo em vista o número crescente de pessoas afetadas pelo vírus e as restrições impostas pelos governos nacionais, a FEI recomenda enfaticamente que os organizadores cancelem todos os eventos pelas próximas quatro semanas até uma reavaliação da situação ser feita”, segue a nota.
A entidade afirmou que irá trabalhar junto ao board e a organizadores internacionais para avaliar o que pode ser feito para tentar acomodar as datas dos eventos que forem impactados durante esse período. “Estamos cientes de que isso não é uma questão simples, pois claramente nenhum organizador pode ser favorecido em detrimento de outros; e não sabemos quantos eventos serão impactados nem quanto tempo a situação atual vai durar”, diz a nota.
A FEI também decidiu por dispensar as taxas relacionadas aos cancelamentos: “decidimos que as taxas do calendário para eventos que tiveram deser canceladas por causa do Covid-19 serão dispensadas. Também estamos avaliando o impacto de cancelamentos de eventos em outras áreas, como pontos no ranking e em atletas e cavalos que procuram MERs para os Jogos Olímpicos ou Paralímpicos e qualificações para o Campeonato da FEI.”
WEF e AGDF
Nos Estados Unidos, em resposta à ameaça do coronavírus (COVID-19) e às recomendações da Federação Equestre dos Estados Unidos (USEF) e da Federação Equestre International (FEI), a Equestrian Sport Productions (ESP) cancelou as duas semanas restantes do Festival Equestre de Inverno (WEF) e do Adequan Global Dressage Festival (AGDF), após o encerramento da competição no domingo, 15 de março de 2020.
Em nota, Michael Stone, presidente da ESP, afirmou que, apesar de, no momento, a ameaça ser relativamente baixa, após consultar a USEF e a FEI, foi tomada a decisão de cancelar as duas últimas semanas de competição, em um esforço para proteger todos os envolvidos com a competição e a produção no Centro Equestre Internacional de Palm Beach (PBIEC).

5 respostas para ‘CBH cancela eventos chancelados pela entidade até 31 de março’