A Federação Equestre Internacional atualizou o calendário de concursos internacionais (CDIs) válidos para a obtenção dos requisitos mínimos de elegibilidade (MER, na sigla em inglês para minimum eligibility requirements) exigidos para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que, até agora, seguem mantidos – leia matéria sobre como fica a olimpíada.
Apoie o jornalismo profissional
Desde o lançamento, Adestramento Brasil leva informação confiável e relevante, ajudando aos leitores a compreender a modalidade. Não fechamos o conteúdo para assinantes. Por isto, contamos com a colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.
Prefere anunciar? Confira o mídia kit e fique por dentro das opções para divulgar a sua marca: escreva para contato@adestramentobrasil.com
A lista de eventos (confira a íntegra) tem, até esta terça-feira 17/03, 15 CDIs cancelados, mas ainda conta com o CDI 3* que seria realizado em São Paulo no fim de março. O CDI não vai ocorrer, uma vez que a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) emitiu uma nota, na noite do último sábado (14/03), divulgando o cancelamento de todos eventos chancelados pela entidade que seriam realizados até o dia 31 de março devido ao surto do coronavírus Covid-19.
A FEI já havia cancelado a final da Copa do Mundo, que ocorreria em Las Vegas em abril, e o FEI Sports Forum. Na última sexta-feira 13/03, a entidade emitiu uma nota recomendando o cancelamento de eventos da FEI devido ao coronavírus Covid-19. A entidade afirmou que a resolução foi tomada após o comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS) acerca de reuniões de massa e a necessidade dos organizadores de eventos realizarem uma avaliação completa dos riscos junto às autoridades locais.
“A disseminação do coronavírus Covid-19 mudou rapidamente para pior e o esporte em todo o mundo é afetado. Nós, como comunidade, temos de dar nossa contribuição para limitar a propagação deste vírus, pois, quanto mais cedo ele puder ser contido, mais cedo poderemos voltar à vida normal e ao esporte normal. E isso é algo que todos os outros esportes estão fazendo”, diz a nota.
“A FEI aprecia o empenho de trabalho e o investimento incrível que todo organizador coloca em seu evento. Embora a própria FEI não organize nenhum evento da FEI, tendo em vista o número crescente de pessoas afetadas pelo vírus e as restrições impostas pelos governos nacionais, a FEI recomenda enfaticamente que os organizadores cancelem todos os eventos pelas próximas quatro semanas até uma reavaliação da situação ser feita”, segue a nota.
A entidade afirmou que irá trabalhar junto ao board e a organizadores internacionais para avaliar o que pode ser feito para tentar acomodar as datas dos eventos que forem impactados durante esse período. “Estamos cientes de que isso não é uma questão simples, pois claramente nenhum organizador pode ser favorecido em detrimento de outros; e não sabemos quantos eventos serão impactados nem quanto tempo a situação atual vai durar”, diz a nota.
A FEI também decidiu por dispensar as taxas relacionadas aos cancelamentos: “decidimos que as taxas do calendário para eventos que tiveram deser canceladas por causa do Covid-19 serão dispensadas. Também estamos avaliando o impacto de cancelamentos de eventos em outras áreas, como pontos no ranking e em atletas e cavalos que procuram MERs para os Jogos Olímpicos ou Paralímpicos e qualificações para o Campeonato da FEI.”
Jogos Olímpicos em xeque — Em meio à epidemia do novo coronavírus (Covid-19), como ficarão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio? Ainda não há um comunicado oficial dos organizadores e, em princípio, a leitura que se faz é que as competições estão mantidas, em que pesem os alertas para se evitar aglomerações. Os organizadores da Olimpíada de Tóquio também seguem com a cerimônia da tocha olímpica. Os Jogos Olímpicos estão marcados para o período de 24 de julho a 9 de agosto e os Paralímpicos de 25 de agosto a 6 de setembro. Leia matéria completa sobre os jogos.