Com o avanço do coronavírus Covid-19 no Brasil, a recomendação para conter a pandemia é que as pessoas fiquem em casa, uma vez que a taxa de transmissão do vírus é altíssima. Assim, Estados e municípios estão tomando medidas preventivas, como em São Paulo onde o governador João Doria (PSDB) determinou a quarentena para todos os serviços não essenciais a partir da próxima terça-feira (24) por causa do coronavírus. Serviços de saúde humana e veterinária são considerados fundamentais e não são afetados pela medida. Nesse cenário, como ficam as hípicas, os haras e os centro de treinamento?
As provas que seriam realizadas em março e no começo de abril foram canceladas ou adiadas. A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) cancelou os eventos chancelados pela entidade que seriam realizados até o dia 31 de março. Veja abaixo como está a situação de algumas hípicas e confira aqui a agenda de provas deste ano.
Sociedade Hípica Paulista, SP — A hípica passou a funcionar em regime fechado, mantendo apenas as atividades essenciais e funcionando em regime de contingência mínima de funcionários para atender às necessidades dos cavalos. Está autorizada a movimentação dos animais por funcionários, sócios e profissionais autorizados. Comunicado SHP.
Clube Hípico de Santo Amaro, SP — O clube fechou todos os setores e áreas sociais com exceção da vila hípica, a qual teve seu funcionamento adaptado para o período. Os sócios que possuam cavalos estabulados podem seguir frequentando para trabalhar e movimentar os animais nas pistas e arredores. O clube pede que os sócios não estejam acompanhados, inclusive, por familiares. O hospital veterinário somente poderá ser utilizado para atendimentos emergenciais. Comunicado CHSA
Sociedade Hípica Brasileira, RJ — Apenas a vila hípica, por necessidades próprias dos cavalos, funciona em regime especial das 7 h às 16h30. Comunicado SHB
Sociedade Hípica Porto-alegrense, RS — Se manterá fechada por tempo indeterminado, porém, sócios, tratadores e/ou profissionais estão autorizados a movimentar seus animais da forma que desejarem, mas a SHPA pediu que permanência deles seja reduzida ao máximo, indo à SHPA somente o necessário e evitando levar familiares. Também solicitou a preferência pela pista externa e impôs limites de números de conjuntos nas pistas coberta e da escola. A SHPA fez uma série de publicações em seu perfil no Instagram orientando as pessoas.
Uma resposta para “Covid-19: hípicas mudam funcionamento e adiam provas”