Jogos de Tóquio 2020 podem ser cancelados devido ao coronavírus

A realização dos Jogos de Tóquio 2020 está em xeque. Em entrevista exclusiva, nesta terça-feira (25/02), para Associated Press (AP), Dick Pound, o mais antigo membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), afirmou ser muito perigoso realizar as Olimpíadas em Tóquio por causa do surto de coronavírus, rebatizado de Covid-19, sendo mais provável que os organizadores cancelem o evento por completo do que o adiem ou o movam para outra cidade.


Apoie_AB_PayPalSe você acompanha a nossa cobertura, sabe que informação bem apurada, confiável e relevante faz toda a diferença. Enquanto agradecemos a todos apoiadores do site, reforçamos que precisamos da colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.
Clique aqui e seja um apoiador. Você que escolhe o valor!


Dick Pound, um ex-campeão canadense de natação que está no COI desde 1978, fazendo dele seu membro mais antigo, estima que há uma janela de três ou dois meses para decidir o destino dos Jogos Tóquio. Para AP, Pound disse que, “durante esse período, as pessoas terão de se perguntar: isso está sob controle suficiente para que possamos ter certeza de ir a Tóquio ou não?”.

Apesar do alarde, o membro do COI encorajou os atletas a seguirem com seus treinos e lembrou que os Jogos do Rio foram realizados mesmo com o surto do Zica vírus.

Segundo ele, a chance de mudar o local do evento é pequena, porque existem poucos lugares no mundo que poderiam pensar em construir instalações em tão pouco tempo para colocar algo. Recentemente, o candidato a prefeito de Londres, Shaun Bailey, sugeriu a capital britânica como alternativa. Contudo, o governador de Tóquio, Yuriko Koike, sugeriu que a oferta era uma tentativa de usar o vírus para fins políticos.

À AP, Pound disse que não seria a favor da dispersão de eventos olímpicos em outros lugares do mundo, porque isso não constituiria os Jogos Olímpicos, caracterizando-se como uma série de campeonatos mundiais. Para ele, o futuro dos Jogos de Tóquio está fora do alcance do COI e depende do curso que o vírus segue.

A epidemia do Covid-19 começou na China cerca de dois meses atrás e já infectou por volta de 80 mil pessoas globalmente, matando 2.700 delas. Nesta semana, a Itália confirmou mais quatro mortes por Covid-19, totalizando 11 vítimas fatais. O país registra já 322 casos. No Europa, dez nações contabilizam pacientes com Covid-19. O Japão registou, até agora, 853 casos de Covid-19.

Uma das preocupações com grandes eventos deve-se à alta taxa de transmissão. Algumas semanas atrás, um grande evento de telecomunicações, o Mobile World Congress (MWC), que ocorre anualmente no mês de fevereiro em Barcelona (Espanha) e recebe cerca de 100 mil pessoas, foi cancelado para evitar uma maior propagação do Covid-19.

Nem o COI e nem os organizadores de Tóquio 2020 emitiram nota comentando a entrevista de Dick Pound à AP.

WhatsApp

5 respostas para ‘Jogos de Tóquio 2020 podem ser cancelados devido ao coronavírus’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.