A temporada de eventos da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) foi diretamente afetada, ainda em março, pelas restrições de distanciamento físico impostas devido à pandemia da Covid-19. A prova da Copa ABPSL de Adestramento, valendo como primeira etapa do Troféu Eficiência e que seria realizada na praia do Guarujá, teve de ser cancelada, assim como não foram realizados o Festival e nem a Exposição. Em entrevista em vídeo e ao vivo, o presidente da ABPSL, Ismael Gonçalves da Silva, explicou que toda a programação foi revista e que a associação manteve apenas aprovações de garanhões.
Em paralelo, haras associados promoveram, com apoio da associação, provas clínicas fechadas a um número restrito de convidados e que seguem no segundo semestre. Contudo, para 2021, a associação pretende realizar a internacional do cavalo lusitano no Guarujá, em um evento reunindo provas nacionais e internacionais (CDI). Mas tudo vai depender da disponibilidade da vacina, assinalou Silva.
Os planos para o ano que vem incluem, em março, uma apresentação, uma caseta da associação, nos Estados Unidos. “Esse ano, tínhamos o projeto de fazer uma casa brasileira em Golegã e em Ponte de Lima para divulgar a nossa criação”, disse, ressaltando que são planos ainda sem confirmação ainda.
Na entrevista Silva fez um balanço da criação brasileira de lusitanos, falou sobre a redução no número de animais, mas o aumento da qualidade deles; comentou sobre a exportação de lusitanos para os Estados Unidos; a participação da associação no recém-criado IBEqui; o foco e o fomento ao adestramento; as próximas eleições nas entidades, como Federação Paulista de Hipismo e Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), entre outros tópicos.
Assista à entrevista na íntegra:
O canal de notícias Isto é Lusitano é produzido por Adestramento Brasil e tem o patrocínio Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangre Lusitano