João Paulo dos Santos venceu com Carthago Comando SN a prova São Jorge no CDI 2* de abril. Foi a primeira vez neste ano que ele entrou em um concurso de adestramento internacional. O conjunto, por ter obtido a nota mais alta no CDI 1* da Argentina, que classificou o Brasil para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, já está escalado para a equipe brasileira. Se na PSJ ele liderou, na intermediária 1 ele ficou em quarto com 68,627%. A nota refletiu um erro que cometeu na reprise. “Erros acontecem; sei que o meu cavalo está bem e é capaz de alcançar os objetivos da CBH”, declarou ao Adestramento Brasil. Confira a entrevista na íntegra.
Adestramento Brasil — Este foi seu primeiro CDI do ano e venceu a PSJ com 71,667% e ficou em quarto na intermediária 1 com 68,627%, abaixo dos 69% que a CBH busca. Que avaliação você faz das suas provas?
João Paulo dos Santos — Sobre a avaliação das minhas provas fiquei muito satisfeito. Na São Jorge, fui bem e, na inter 1, na minha opinião, fiz uma prova de muito boa de qualidade, mas fui infeliz e surpreendido com um erro peso 2, que me custou um ponto com cada juiz. Mas tenho o sentimento que, sem o erro, teria alcançado uma média de 71% com certeza. Erros acontecem; sei que o meu cavalo está bem e é capaz de alcançar os objetivos da CBH.
Como foi o treinamento de Carthago Comando SN no intervalo entre o CDI do ano passado na Argentina e este?
O treinamento dele depois da Argentina foi focado em sempre manter o que foi feito lá, pois foram provas de muita qualidade. Busco sempre manter o foco e o nível para tentar correr sempre tudo bem.
Como você avalia que está o nível dos concorrentes?
O nível dos concorrentes está muito disputado e alguns conseguiram firmar a média do primeiro CDI e outros caíram a média, o que relativamente é normal, pois se trata de uma prova. O nível está muito bom.
Quais são os planos de treinamento e participação em provas como preparação para o Pan? O que você acha que ainda precisa melhorar para chegar bem em Lima?
Os meus planos são firmar o meu treinamento, melhorar o necessário e corrigir alguns erros para não acontecerem na prova final em Lima. Estou muito contente com os resultados e confiante no meu companheiro Carthago CSN.
Foto: Jane Monteiro Fotografia
Assim como outros sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas coloca à disposição dos leitores a possibilidade de apoiar a produção editorial.