Lusitano brasileiro é campeão e medalha de ouro no Festival Internacional de Cascais

O puro sangue lusitano Hussein V.O (TE) venceu e foi medalha de ouro no concurso de modelo e andamentos na categoria classe V, de cavalos de cinco anos ou mais, no Festival Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano em Cascais, Portugal, que, neste ano, homenageou a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

Montado por Nuno Chaves, Hussein V.O (TE) é criação da Coudelaria Ilha Verde, de José Victor Oliva, e foi transferido para Alemanha em 2017. Ele é filho de Almansor da Broa (MV) e Raiz 2 dos Filhos do Vento, que é filha de Dragão II. Nascido em novembro de 2011, foi aprovado garanhão com 77 pontos.

Hussein é um dos cavalos de competição de João Victor Marcari Oliva no circuito europeu e também representa a nova geração de reprodutores do plantel de “ferro V.O”.
A vitória de Hussein V.O (TE) no mais importante festival da raça na Europa é mais um exemplo da expansão internacional da criação brasileira. Em 2018, por exemplo, a estrela do Campeonato Internacional do Cavalo Lusitano da Bélgica foi Jiu-Jitsu IGS, eleito o Campeão dos Campeões da mostra.

A criação brasileira de cavalos puro sangue lusitano vem conquistando cobiçados títulos em concursos de modelo e andamentos em diversos países. O reconhecimento internacional é resultado do trabalho dos criadores que, há mais de 40 anos, vêm se dedicando ao desenvolvimento e seleção do plantel nacional.

O pioneiro nesta conquista, no entanto, foi Trovador da Raposa que, em 2013, levantou a taça no Festival do Cavalo Lusitano na Holanda. E, antes deles, Nostradamus do Top já havia sido coroado vice-campeão do concorrido Festival Internacional do PSL em Lisboa. Leia mais na edição deste ano da revista ISTO É LUSITANO.

Festival de Cascais
O Festival Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, em Cascais, Portugal, homenageou a criação brasileira. “Segundo maior criador mundial, atrás apenas do berço da raça, o Brasil tem se tornado um grande difusor das qualidades do puro sangue lusitano pelas Américas, e recebe, honrado, as homenagens da APSL, entidade que tem se mostrado grande parceira da ABPSL, no objetivo comum de preservação do padrão racial, desenvolvimento e difusão da raça PSL pelo mundo”, destacou Ismael Gonçalves da Silva, presidente da ABPSL.

O festival, que, neste ano, ocorreu de 27 a 29 de junho, é organizado pela Associação de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (APSL). Durante os três dias de evento, é conhecido o lusitano que recebe o título de campeão de campeões do ano e são entregues os prêmios aos animais que se destacaram nas diferentes disciplinas no ano anterior. Confira aqui todos os resultados.

  Fotos: ABR Fotografia – cedidas  


LOGO_ABPSL


canal de notícias 
Isto é Lusitano é produzido por Adestramento Brasil e tem o patrocínio Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangre Lusitano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.