Lista definitiva para Sul-Americano: confira quem disputa os jogos

A lista definitiva de inscritos para os Jogos Sul-Americanos de Santa Fé 26 foi publicada nesta terça-feira (8/9), confirmando que Brasil, Argentina, Equador e Uruguai concorrem por equipes, enquanto Chile levou apenas dois conjuntos individuais. Dezenove conjuntos representando cinco países participam do Odesur, cujas competições ocorrem em Rosário a partir de 12 de setembro, quando ocorre a inspeção veterinária.

Argentina disputa com Diane Amendolara montando Fireking; Federico De Michelis com Hot Chocolate; Veronica Malberti com Faena D’Atela e Fiorella Mengani com First Time em small tour; e Leonardo Antonio Godoy com Marques Do Lis em big tour.

Chile tem dois conjuntos em small tour: Daniela Araneda Huidobro com Unno – Zennon Z e Constance Porte montando Moro Xl. Equador também entra com quatro em small tour: Carolina Espinoza com Bak Conde; Maria Jose Granja com Balido CH; Franziska Klinkicht com Bengalo Guardiola II; e o medalha de ouro pan-americano Julio Mendoza Loor desta vez com Deparon.

O Uruguai entra com dois em big tour — Carolin Mallmann com Grison e Paulina Morales com Leucon Interagro — e um em small tour (Hector Guillermo Lazcano Alzaibar com Nazaret.

Como já publicado, o Brasil estará representado por Cristiano Augusto com Beethoven; Eduardo Alves de Lima com Ornello V.O; Frederico Correa Mandrot com Maraja da Sasa JE; Jeferson Rodrigo Pereira com Mestre da Sasa JE; e Paulo Cesar dos Santos com Magnífico da Sasa JE.

Cronograma – Odesur 2026
12/9 — primeira inspeção veterinária
13/9 — reinspeção veterinária
13/9 — provas prêmio São Jorge e grande prêmio – qualificação individual e por equipes
14/9 — final por equipes: provas intermediária 1 e grande prêmio especial
15/9 — segunda inspeção veterinária
16/9 — final individual: inter 1 freestyle e GP freestyle

Times com três ou quatro conjuntos de small e big tour disputam o Odesur, mas, desta vez, não há bonificação de três pontos porcentuais para os que se apresentarem nos níveis de grande prêmio, GP especial ou GP freestyle.

Na lista não está especificado quais conjuntos serão reservas. Os chefes de equipes têm a primeira reunião técnica em 11/9, quando sai a ordem de entrada do vet check.

Com quatro países disputando por equipes, Odesur vale como qualificação para os Jogos Pan-Americanos. Assim, classificam-se para Lima 2027 os dois países mais bem-colocados no Sul-Americano.

Diferentemente da lista preliminar, Chile não compete por equipes, apenas dois conjuntos dos cinco previamente apontados constam na lista final. Argentina fechou com cinco conjuntos; Equador com quatro e Uruguai, três.

Pelas regras do último manual publicado, cada país pode inscrever uma equipe composta por três ou quatro conjuntos, além de um conjunto adicional que será reserva. O quinto conjunto terá permissão para competir pela medalha individual.

Para medalha por equipe, serão considerados os três melhores resultados. Países que optarem por não inscrever uma equipe poderão inscrever até dois atletas individuais, com no máximo um cavalo cada.

As provas começam com a classificatória individual e por equipes, aberta a todos os conjuntos inscritos (membros de equipes e competidores individuais), com um mínimo de três e um máximo de quatro cavaleiros com seus respectivos cavalos.

A classificatória individual e por equipes segue no dia seguinte com todos que completaram a prova prêmio São Jorge e grande prêmio — tanto membros de equipes quanto competidores individuais. É desta prova que saem as medalhas de bronze, prata e ouro por times.

A final individual pode ter a participação de até 20 cavaleiros, incluindo aqueles empatados na 20ª posição. Participarão os 15 conjuntos big tour mais bem classificados, excluindo-se aqueles que obtiveram pontuação inferior a 60% no GP especial. As cinco vagas restantes serão atribuídas aos conjuntos small tour ou do big tour mais bem classificados nas provas intermediária 1 e GPS, excluindo-se aqueles com pontuação inferior a 60%. Caso haja menos de 15 conjuntos big tour inscritos, todas as vagas restantes serão atribuídas aos conjuntos de small tour mais bem classificados.

Ordem – Os atletas de small tour serão os primeiros a competir em ordem determinada pelo chefe de equipe. A ordem de sorteio da equipe será mantida em ambas as partes da prova (PSJ /GP). Nas provas inter 1 e GPS, a ordem de entrada dos atletas dentro de uma equipe permanecerá a mesma e a ordem de sorteio da equipe será mantida em ambas as partes da prova (I1 / GPS).

Substituições – Caso um conjunto de uma equipe não possa competir na São Jorge ou no grande prêmio, devido a doença, lesão etc., será possível, até duas horas antes do horário de início previsto da São Jorge/GP, substituir o cavalo pelo quinto conjunto (atleta e cavalo) “reserva” da Federação Nacional como membro da equipe.

Se um conjunto não puder competir nas provas inter 1 e GP especial, nenhuma substituição será aceita.

Já na final estilo livre com música, se um conjunto não puder competir, devido à lesão ou doença do atleta ou do cavalo, o conjunto seguinte na respectiva classificação preencherá a vaga permitida até uma hora antes da competição. O chefe de equipe deve apresentar um atestado médico confirmando a condição do atleta. Todas as desistências baseadas na condição do cavalo devem ser aprovadas pela comissão veterinária.

Qualquer cavalo substituto deve ter sido apresentado e aprovado na primeira inspeção veterinária de cavalos. Todas as substituições devem ser aprovadas pelo delegado técnico e pelo júri de campo. Todos os participantes devem estar elegíveis.

Medalhas – Os resultados por equipe serão compostos pelas três melhores notas da primeira prova (PSJ / GP) e pelas três melhores notas da segunda prova (Inter1 / GPS). A equipe que obtiver o melhor resultado geral (combinado de small e/ou big tour) conquistará a medalha de ouro; a segunda melhor equipe, a medalha de prata; e a terceira melhor equipe, a medalha de bronze.

Em caso de empate na pontuação, a equipe melhor classificada será aquela cujo atleta pior colocado entre os três tiver o melhor resultado.

No individual, todos os conjuntos partem do zero e as medalhas são atribuídas conforme o resultado nas provas inter 1 ou GP estilo livre com música. Em caso de empate na pontuação entre os três primeiros colocados, a nota artística mais alta determinará a melhor classificação. Caso a nota artística seja igual, a nota mais alta no quesito harmonia servirá de critério de desempate. Persistindo o empate, a nota mais alta em coreografia decidirá a classificação. Para as demais colocações, em caso de empate na pontuação percentual, os atletas receberão a mesma classificação.

Leia matérias anteriores:

>>> Calendário de todas as provas em Santa Fé

Júri de campo
O juiz FEI L4 Cesar Torrente, da Colômbia, vai presidir o júri de campo, formado por Sandra Smith (FEI L3), Mariano Santos Redondo (FEI L3, pela Espanha), Sandra Hotz (dos Estados Unidos) e Alexandre Leão (FEI L3 pelo Brasil). Maribel Alonso, do México, é a delegada técnica.

Links importantes:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.