Criação brasileira de PSL conquista título inédito na Europa

O puro sangue lusitano de criação brasileira Jiu-Jitsu IGS consagrou-se campeão dos campeões no Campeonato Internacional do Puro Sangue Lusitano 2018. O concurso é realizado pela Associação Belga de Criadores de Cavalos Lusitanos (Abel) e ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro em Gesves, na Bélgica.

Prestes a completar cinco anos (04/11/2013), Jiu-Jitsu é filho de Diamante Negro do Juliana e Argentina da Arrulha. Foi comercializado há dois anos e meio para a Coudelaria do Luar, que tem criação na França e Bélgica e é de propriedade de Leonardo De Melo e Benoit David.

O “Championnat International du Cheval Lusitanien” reuniu pouco mais de 70 animais na morfologia de diversos criadores do mundo. Os juízes foram Rui Rosado e Thiago Vinicius Serrilho. No campeonato na Bélgica, Jiu-Jitsu também foi aprovado como reprodutor no livro da associação portuguesa APSL com 75,5 pontos.

Para Ismael Gonçalves da Silva, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) e criador do Jiu-Jitsu, o título internacional era questão de tempo, uma vez que o garanhão, com um ano de idade, se consagrou campeão de campeões no Festival do Cavalo Lusitano de Avaré (interior de São Paulo), sendo julgado pelo juiz internacional Tome Nunes. Jiu-Jitsu também foi campeão de campeões no festival do PSL em Atibaia (SP), quando foi julgado pelo juiz internacional Yves Manzanares.

“A criação brasileira está no caminho certo. Estamos criando cavalos para o esporte e com funcionalidades, sem perder as características morfológicas e o caráter da raça. Este é um título inédito em 44 anos de existência da ABPSL”, ressaltou Silva.


LOGO_ABPSL


canal de notícias 
Isto é Lusitano tem o patrocínio Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangre Lusitano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.