Começa geração ‘Q’ de lusitanos; ABPSL alerta para prazo de comunicação de nascimento

O ano hípico da geração letra “Q” dos cavalos da raça puro sangue lusitano teve inicio em 01/07/2019. A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) emitiu comunicado alertando os criadores para que fiquem atentos ao prazo para a entrega do formulário de comunicação de nascimento, que é de até 90 dias a partir da data de nascimento do potro. 

A entidade ressalta que a obrigatoriedade está de acordo com o Regulamento do SRG – Serviço de Registro Genealógico da ABPSL, conforme consta no Capítulo IX artigo 58. O formulário pode ser acessado aqui. É preciso ficar atento ao procedimento para evitar cobrança de multas, casa haja perda de prazo.

Entenda os nomes dos lusitanos
Você já deve ter notado que os nomes dos cavalos puro sangue lusitanos (PSL) obedecem a uma lógica. Para entendê-la é preciso saber duas regrinhas. A primeira é que o calendário do ano equestre é diferente do tradicional: ele vai de 1° de julho de um ano a 30 de junho do ano seguinte. A segunda é que para cada ano equestre designa-se uma letra do alfabeto para iniciar o nome do cavalo.

Para os cavalos nascidos no Brasil e que façam parte do stud book brasileiro da raça puro sangue lusitano (SBBPSL) é obrigatório o registro de nomes que se iniciem com a letra correspondente ao ano para todos os produtos da mesma geração. As letras devem ser sequenciais do alfabeto português, portanto, excluindo-se as letras K, Y e W.

Assim, um animal nascido em setembro de 2012 e um nascido em fevereiro de 2013 terão nomes começando pela letra I. Já o nascido em julho de 2013 deverá ter o nome com a letra J.

Os nomes são de livre escolha do proprietário, que deve enviar sua opção ao SBBPSL. O proprietário também pode acrescentar um sufixo próprio de sua marca devidamente legalizada e em posição aprovada pelo stud book. Saiba mais nesta matéria.


LOGO_ABPSL


canal de notícias 
Isto é Lusitano é produzido por Adestramento Brasil e tem o patrocínio Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangre Lusitano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.