FEI WBFSH: Jovian, Zucchero e d’Avie ganham cavalos novos em Ermelo

Os garanhões Jovian (KWPN); Zucchero (oldenburg) e d’Avie (hanoveriano) foram os campeões, respectivamente, das categorias cinco, seis e sete anos do campeonato mundial de adestramento de cavalos novos (FEI/WBFSH Young Horse Championships), realizado em Ermelo (Holanda). Foi o segundo título de d’Avie. No ano passado, ele venceu a categoria de seis anos.  Saiba como foi o campeonato mundial e assista a vídeos das provas.

Na série cinco anos, o dinamarquês Andreas Helgstrand levou o primeiro e o terceiro lugares ao somar 9,66 pontos com Jovian (Apache x Tango, criação de E.T. Ten Bosch e propriedade de Helgstrand Dressage e Kleppenhus) e 9,42 pontos com a égua Queenparks Wendy (Sezuan 2 x Blue Hors Soprano, criação de Kurt Gosmer e propriedade de Château de Fontaine e Helgstrand Dressage). Ao comentar a participação na prova, Helgstrand destacou o alto nível da competição. “Tivemos um grupo tão forte de cinco anos do nosso estábulo que foi difícil dizer qual faria melhor! Estou muito feliz por meus dois cavalos fazerem testes limpos. Jovian tem sido o cavalo mais fácil de montar desde o primeiro dia ele entrou em nossos estábulos”, afirmou.

Em seis anos, a prova que exige um elevado grau de dificuldade e pode apontar para cavalos com chance de se destacarem em grande prêmio.  Novamente Andreas Helgstrand colocou cavalos entre os vencedores: Revolution (Rocky Lee x Rouletto) ficou em segundo com 9,44 pontos e Zhaplin Langholt (Zonik N.O.P. x Stedinger) em terceiro com 9,34. O grande vencedor foi o oldenburg Zucchero OLD (Zonik N.O.P. x Prince Thatch XX), montado por Frederic Wandres. À nota oficial, os juízes afirmaram que Zucchero se destacou nas mudanças de pé e no trabalho lateral, sendo o mais próximo da perfeição e apontaram que o  futuro dele como cavalo de adestramento é brilhante.

Já Frederic Wandres lembrou que competiu o FEI/WBFSH Young Horse Championships todos os anos e que chegou perto por duas vezes, ficando na quarta posição. “Então, isso é muito especial! É uma prova muito difícil, quase um pequeno São Jorge e eu sabia que tinha que ter o cavalo realmente flexível e que devemos confiar em cada um outro. Eu tenho um forte relacionamento com Zucchero”, disse.

Em sete anos, D’Avie ( Don Juan de Hus x Londonderry) sagrou-se campeão uma vez mais, totalizando 85,107%. Ele foi apresentado pelo espanhol Severo Jurado Lopez. Em termos de pedigree estelar, Total Hope Old era um forte competidor, uma vez que é filho da super-égua Weihegold OLD montada por Isabell Werth e do campeão mundial Totilas, mas o garanhão aprovado terminou em terceiro com 84,250%.

Na segunda colocação, Hesselhoej Donkey Boy (Era Dancing Hit x Milan) levou a vice-liderança ao somar 85,021%, montado pelo dinamarquês Jan Moller Christensen. Hesselhoj Donkey Boy já havia conquistado um terceiro lugar aos cinco anos de idade.

Segundo relatos oficiais, o campeão do ano passado, D’Avie, apresentou um desempenho que fez o público explodir em aplausos bem antes do final. “É claro que me senti pressionado a defender o título, especialmente quando a competição chega tão perto”, disse Severo Jurado Lopez. “Meu sonho é continuar com a educação de D’Avie e continuar a montá-lo ao mais alto nível, como eu faço com Fiontini”, completou.

A edição deste ano foi a quarta vez que o campeonato foi realizado em Ermelo. Em 2020, o evento retornará a Verden, na Alemanha, onde ele foi realizado anteriormente e por um período de 15 anos.

Resultados

Foto: FEI/Hippo Foto – Dirk Caremans


Apoie_AB_PayPalAssim como diversos sites jornalísticos, Adestramento Brasil não fechou o conteúdo para assinantes, mas dependemos do apoio de leitores como você para continuar existindo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.