ABPSL promove série de ‘lives’ com entusiastas do cavalo lusitano

A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) começou na quarta-feira passada (17/02) uma série de bate-papo ao vivo no Instagram, as famosas lives, com entusiastas da raça. As entrevistas, conduzidas pela editora do Adestramento Brasil, Roberta Prescott, são transmitidas em tempo real no Instagram da ABPSL e depois ficam armazenadas na aba IGTV da plataforma.

O primeiro programa foi com o presidente da ABPSL, Ismael Silva, que deu um panorama do estágio atual da criação de lusitanos no Brasil, falou sobre exportação dos produtos nacionais e as barreiras; aumento da exigência do mercado; melhora de lusitanos para o adestramento; fomento para tornar a raça mais conhecida; além de revelar os planos da associação para a temporada 2021.

Um dos pontos colocados por Silva foi a ideia de regularizar todas as associações do mundo, criando um único livro. “É isso que está faltando. O dia em que começarem a pensar mundialmente o cavalo lusitano explode. Estamos entre as dez melhores raças do mundo. Tem de começar a pensar grande e a olhar para outros países.”

Entre os próximos convidados há criadores nacionais e de Portugal, além de juízes da raça. Na próxima quarta (24/02), o bate-papo será com José Victor Oliva e no dia 3/3 com José Carlos Garcia. Os ouvintes podem enviar perguntas ao vivo por meio da plataforma. Confira na página da ABPSL no Instagram a programação completa. Entre os convidados, constam Vasco Freire,  Clelia Erwenne, Adriano Soares, Rodrigo Betarelli, Manoel Braga, Gilberto de Carvalho, Fernando Rodrigues Neto, Antônio Vicente, Nuno Eusébio, entre outros.

Mercado mais exigente
Ismael Silva destacou em sua fala que o mercado está mais exigente, mas que há espaço para cavalos de todos os preços, desde para provas de alto nível em adestramento como para passeios. Mas, apontou, vendedor e comprador têm de saber a finalidade de cada animal.

“Estamos voltando aos velhos tempos. Tem muita procura pelo cavalo lusitano. Está tendo dificuldade em encontrar cavalos no mercado, porque teve redução na criação, mas, automaticamente, a qualidade também subiu”, disse.

Questionado sobre o que faria diferente se começasse hoje a criar, Silva ressaltou a importância das matrizes. “Eu começaria vendo as melhores éguas e o que elas produziram. E não no impulso. Você não vai encontrar cavalo bom barato”, assinalou.

Eventos
A ABPSL está preparando para maio a 39ª edição da Exposição Internacional do Cavalo Lusitano, um evento grande que terá provas de adestramento, grande prêmio de velocidade, leilão, concursos de modelo e andamentos e aprovação de garanhões.

O evento substituirá o que seria feito no Guarujá. A mudança do local — para Tatuí, no interior de São Paulo — deveu-se à pandemia. A ABPSL, que também faria CDI e CAN, os cancelou.

“Isso foi por dois motivos. Primeiro porque havíamos dado um prazo para a antiga administração da CBH para nos dar os nomes dos juízes e não deram, porque também, com a Europa fechada, não iam dar e não poder cumprir depois. O segundo foi por causa das eleições da CBH. Sou explícito; sou a favor da Bárbara [Laffranchi] e da Alejandra [Fernandez], do Rio de Janeiro, que foi ridículo ela não poder votar”, justificou. “Não vou fazer nada CBH enquanto não tiver resultado oficial.”

As provas de adestramento distribuirão prêmios, segundo Silva, de R$ 30 mil e estarão abertas a outras raças. “Queremos fazer algo diferente. Faremos o Paulistão. Será uma prova aberta e queremos unir a favor do hipismo.”

Assista à íntegra do bate-papo com Ismael Silva aqui.


LOGO_ABPSL



canal de notícias 
Isto é Lusitano é produzido por Adestramento Brasil e tem o patrocínio Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangre Lusitano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.