A lista dos conjuntos habilitados a disputar a final da Copa do Mundo de Adestramento da Federação Equestre Internacional 2023/2024 foi divulgada pela FEI, após o encerramento da décima e última etapa da Liga Norte-Americana, realizada em Del Mar, na Califórnia (EUA). Um total de quatro ligas foram realizadas nos últimos doze meses na Europa Ocidental, Europa Central, América do Norte e Pacífico, com atletas lutando por uma vaga na final da FEI Dressage World Cup 2024 em Riad (na Arábia Saudita).
SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL
E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!
Peça o mídia kit 2024 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
As finais de salto e adestramento ocorrem entre 16 e 20 de abril de 2024 e distribuem 2,6 milhões de euros para a modalidade salto (graças a uma doação da Comissão Organizadora) e 400 mil euros para o adestramento (leia mais aqui). Será a primeira vez que uma final de Copa do Mundo ocorre em um continente fora da América do Norte e a Europa.
A Copa do Mundo da FEI é uma série de competições do nível de big tour que ocorre em quatro ligas: Europa Ocidental, Europa Central, da América do Norte e do Pacífico. No total, poderão participar da final o máximo dezoito conjuntos, sendo nove da Liga da Europa Ocidental, dois da Liga da Europa Central, um da Liga do Pacífico, três da Liga Norte-Americana e mais uma nação convidada de fora das ligas, o conjunto que ganhou no ano anterior e há uma vaga para convidado pela FEI. Jessica Von Bredow-Werndl e Tsf Dalera Bb são os defensores do título, já que venceram em 2023, mas não são esperadas em Riad.
A final consiste na prova obrigatória de grande prêmio e na prova de GP estilo livre com música (GPF). Todos os participantes que terminarem o GP com, pelo menos, 65% seguirão para o GP freestyle. A competição de GP serve de qualificação para o GP estilo livre com música, prova que estabelece a classificação final.
>>> Confira a lista dos classificados
Confira a seguir como foi a disputa em cada uma das ligas — com informações de press release da FEI:
Pacífico
A Liga do Pacífico de três etapas consistiu em um CDI-W em Werribee (Austrália) em março e um CDI-W (M) em Boneo (AUS) em outubro do ano passado, seguido pela final da liga em Cambridge (Nova Zelândia) em novembro. Pauline Carnovale e Captain Cooks venceram o grande prêmio em Werribee, mas a dupla teve que se contentar com o terceiro lugar no freestyle, que foi vencido pela compatriota australiana Jessica Dertell e Syriaa, enquanto Michaelle Baker e Bradgate Park Puccini sagraram-se vice-campeões.
Em Boneo, as neozelandesas Mellissa Galloway e Windermere J’Obei W derrotaram a lendária australiana Mary Hanna, que ficou em segundo lugar com Ivanhoe no GP, enquanto Dertell terminou em terceiro. No freestyle, Galloway e Hanna conquistaram as mesmas duas vagas, enquanto os australianos David McKinnon e Forlan terminaram em terceiro.
Nesta Liga, que possui um conjunto específico de regras, apenas o vencedor da pode ganhar uma vaga na final da FEI Dressage World Cup. Na última etapa, que aconteceu no Takapoto Estate em Cambridge, Nova Zelândia, ocorreu uma disputa entre Melissa Galloway do país anfitrião e Wendi Williamson com Don Vito MH.
Com vitórias claras tanto no GP quanto no estilo livre, foi Galloway, de 31 anos, que mora na Europa nos estábulos de van Olst, na Holanda, quem conquistou a cobiçada passagem para Riad. Com Windermere J’Obei W, também terminou em oitavo lugar na etapa final da Liga da Europa Ocidental em ’s-Hertogenbosch (Holanda), há duas semanas, com outra de uma série de melhores pontuações pessoais.
Europa Central
A Liga da Europa Central (CEL) teve 11 competições, começando em Olomouc (República Checa) em maio de 2023 e terminando em Motesice (Eslováquia) no início de março. As duas vagas de qualificação em disputa foram para Alisa Glinka com Abercrombie, da Moldávia, e Justina Vanagaite com Nabab, da Lituânia, que terminaram empatadas com 80 pontos cada.
Vanagaite largou com vitória em Olomouc montando Nabab, deixando os austríacos Diana Porsche e Douglas em segundo lugar. Em Mariakalnok (Hungria), algumas semanas depois, foi Glinka quem conquistou o máximo de pontos com Abercrombie, à frente de outra austríaca, Katharina Haas montando o Dejaron de Damon e depois Vanagaite saiu na frente novamente na terceira etapa em Pamu (Estónia), onde os finlandeses Ville Vaurio e Fairplay ficaram em segundo lugar.
Na rodada seguinte, em Lipica (Eslovênia), foi a terceira colocada Grete Ayache, da Estônia, quem somou o máximo de pontos, e em Brno (CZE), em junho passado, Glinka somou mais pontos à sua contagem ao terminar em sexto. Depois foi para Pilisjaszfalu (HUN), onde o segundo lugar de Ayache impulsionou ainda mais sua contagem, enquanto em Samorin (SVK) Vanagaite voltou à pole position antes de terminar em terceiro, à frente de Glinka em quarto, na oitava rodada em Wierzbna Bialy Las (Polônia).
Glinka e Ayache somaram pontos corridos em Wroclaw (POL) em outubro, onde o melhor competidor foi o húngaro Benedek Pachl, que terminou em décimo com Donna Friderika e depois Glinka somou seus últimos pontos na penúltima etapa desta Liga em Motesice (SVK) em novembro.
Isso deixou intocável a liderança conjunta com Vanagaite na tabela da Liga, então, na etapa final no mesmo local da Eslováquia no início de março os melhores resultados da Liga da Europa Central foram postados pelas segundas colocadas Susanne Krohn e Titolas e pela compatriota polonesa Zaneta Skowronska-Kozubik que terminou em terceiro com Love Me.
Na classificação final da Liga, Ayache terminou em terceiro lugar com 74 pontos.
América do Norte
Todas as competições da Liga Norte-Americana foram nos Estados Unidos e as três vagas de qualificação também ficaram para os americanos: Benjamin Ebeling com Indeed; Kevin Kohmann com Duenensee; e Anna Marek com Fayvel.
A liga começou em Devon em setembro de 2023, com Benjamin Ebeling conquistando a primeira das três vitórias que o deixariam na pole position. Na etapa seguinte, em Myakka City, na Flórida, em outubro, ele fez uma dobradinha consecutiva com a égua Even, de 16 anos, superando o compatriota Kevin Kohmann montando Duenensee.
Em uma disputa bidirecional no Thermal, na Califórnia, em novembro, foi o cinco vezes olímpico Steffen Peters quem reinou supremo com Suppenkasper, à frente da compatriota Tina Caldwell, montando Lagerfeld K. Na quarta rodada, em Ocala, Flórida, em dezembro, foi Kohmann quem conquistou o máximo de pontos à frente das compatriotas Jennifer William (Joppe K) e Anna Marek (Fayvel) em segundo e terceiro, respectivamente.
Foi de volta ao Thermal para as próximas duas etapas, onde apenas dois disputaram a quinta rodada e os segundos colocados americanos Patty Mayer e Pio conquistaram pontos em meados de dezembro. Ebeling e Even foram os únicos participantes na sexta rodada no mesmo local, mas dez conjuntos disputaram em Wellington, Flórida, em janeiro deste ano, onde Marek e Kohmann somaram pontos ao terminarem em segundo e terceiro.
As outras duas etapas também aconteceram em Wellington, com Anna Marek deixando Kevin Kohmann em segundo e Susan Dutta fazendo parceria com Don Design DC em terceiro no início de fevereiro, antes de Kohmann sair por cima na penúltima etapa, enquanto Dutta terminou em segundo.
Apenas dois cavaleiros norte-americanos disputaram a qualificação final em Del Mar, onde Anna Buffini e o tricampeão Young Horse Fiontini derrotaram Laura de Cesari e Rossi no segundo lugar.
Europa Ocidental
A pentacampeã da Copa do Mundo de Adestramento da FEI Dressage, a alemã Isabell Werth, conquistou a pole position na Liga da Europa Ocidental com a vitória na última rodada da série de 11 etapas em ‘s-Hertogenbosch (Holanda) em meados de março. Charlotte Fry, da Grã-Bretanha, terminou em segundo e o líder de longa data Patrik Kittel, da Suécia, terminou em terceiro na classificação da Liga.
Kittel começou com o máximo de pontos cruzados com sua vitória em etapa da Liga da Europa Central em Budapeste (Hungria) em setembro de 2023 e depois consolidou sua forte posição ao sair por cima na primeira etapa do da Liga da Europa Ocidental em Herning (Dinamarca) em outubro, rapidamente seguido por um quarto lugar em Lyon (França) e um terceiro em Stuttgart (Alemanha). Terceiro novamente em Amsterdã (Holanda) em janeiro e segundo em Neumunster (Alemanha) no mês seguinte, ele contou suas quatro melhores finalizações para completar com um total de 72 pontos.
Fry competiu apenas em quatro eventos com sua montaria vencedora da medalha de bronze no Campeonato Mundial, Everdale, e obteve o dobro de vitórias e dois segundos lugares. Em Londres (Grã-Bretanha), em dezembro, ela foi derrotada pelas compatriotas britânicas Charlotte Dujardin e Imhotep, mas conseguiu tudo à sua maneira em Mechelen (Bélgica), duas semanas depois. Saiu na frente em Amsterdã em janeiro, mas teve que se contentar com o segundo lugar, atrás de Werth, na última etapa da série em Den Bosch, terminando com um total de 74 pontos.
A vitória na última rodada deu a Werth a vitória na Liga, pois ela acumulou 77 pontos, tendo também vencido em Stuttgart em novembro e em Basileia (Suíça) em janeiro. Mas teve um reverso em Den Bosch quando Fry a venceu em Amsterdã e Werth teve de se contentar com o segundo lugar.
Os restantes dez primeiros na classificação final foram Matthias Alexander Rath (Alemanha), Nanna Skodborg Merrald (Dinamarca), Morgan Barbancon (França), Raphael Netz (Alemanha), Emmelie Scholtens (Holanda), Borja Carrascoas (Espanha) e Flore de Winne (Bélgica) que terminou nessa ordem.
Confira:
- Regras da Copa do Mundo FEI 2023/24
- Página da FEI com todas as Ligas
- Página do evento da final
- Final
Foto: FEI/Shannon Brinkman – Kevin Kohmann (EUA) montando Dünensee


