8 dicas para você planejar o aquecimento do cavalo de esporte

Assim como os atletas humanos, os cavalos precisam se aquecer antes de encarar um treino mais pesado, seja montado ou do chão. Pular esta etapa pode acarretar lesões. Mas nem todo aquecimento precisa ser igual e, para achar os melhores exercícios, é preciso conhecer o animal. “Cada cavalo possui uma característica própria para se aquecer; alguns somente caminhando, outros galopando e outros fazendo a sequência de passo, trote e o galope”, explica Maria Elisa Simões de Moraes, certificada pelo sistema educativo de Coaches da Federação Equestre Internacional (FEI) e fundadora da Horse Guide.

Além disso, deve-se avaliar as condições do animal logo antes do treino. Ele estava solto no piquete, pastando e caminhando, ou fechado na cocheira? “De forma geral, o mais importante é que seu cavalo termine o aquecimento relaxado e concentrado no cavaleiro. O cavaleiro também deve estar atento às suas dificuldades e sempre estar se corrigindo para que isso não afete o trabalho que está sendo executado”, diz.

Existem muitos recursos que podem ser utilizados no aquecimento de um cavalo de esporte, mas, dependendo da modalidade, o tempo de duração desse aquecimento pode variar e a metodologia também. Abaixo, Maria Elisa lista algumas sugestões de aquecimento:

  1. Aquecer o cavalo com exercícios no chão fazendo alongamentos laterais e longitudinais.
  2. Trabalhar o cavalo na guia ao passo e ao trote, removendo, assim, o excesso de energia e fazendo com que a musculatura dele se aqueça de uma maneira mais natural e sendo menos exigida, principalmente, daqueles animais que ficam mais tempo na cocheira.
  3. Quando possível, caminhar por, pelo menos, dez minutos montado, sempre tentando fazer com que o tempo seja igualmente dividido para ambos os lados.
  4. Quando o cavalo já tem alguma base de trabalho, um exercício muito bom para o aquecimento é o ceder à perna, pois trabalha a flexão lateral do corpo alongando toda a lateral da coluna tanto de um lado como do outro. Esse exercício também pode ser executado ao trote, após um aquecimento em linha reta e é muito benéfico para que o cavalo aceite as ajudas, tanto de perna, assento e mão tais como as meias-paradas, e trabalhe as flexões laterais.
  5. Outra maneira muito eficiente de se aquecer um cavalo é fazendo a caminhada de dez minutos e, em seguida, iniciar algumas transições do passo para o alto do alto para o passo. Isso irá testar se suas ajudas estão sendo utilizadas de maneira correta. Em seguida, aquecer ao trote e também iniciar as transições do trote ao passo e do passo para o trote, fazendo com que a sua conexão com o cavalo seja mais eficiente. Isso fará com que o cavalo atenda às ajudas de uma maneira relaxada, mas ao mesmo tempo com a sua atenção focada no cavaleiro.
  6. Transições em círculos grandes do trote para o galope e do galope para o trote também são muito eficientes, pois fazem com que o cavalo esteja sempre junto com o cavaleiro quando executa essas transições e trabalhe a flexão lateral e a descontração.
  7. Todos esses exercícios devem ser executados em ambas as direções com o tempo bem dividido nos dois lados.
  8. Outra ferramenta muito importante que pode ser utilizada para aquecer um cavalo e fazer com que ele preste mais atenção no que está sendo solicitado é o exercício com cavaletes tanto ao passo quanto ao trote e ao galope. Mas uma coisa importante é sempre verificar a distância correta entre as varas para cada uma das andaduras.


Esse conteúdo foi produzido por Adestramento Brasil com o patrocínio da Horse Guide

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.