CBA: Chefes de equipe devem indicar membros dos times após inspeção veterinária

Instituído há alguns anos, o Campeonato Brasileiro por equipes conta com times mistos e, neste ano, ocorrerá no primeiro evento do CBA. Conjuntos de qualquer série ou categoria — exceto pônei — podem ser indicados para integrar a seleção estadual e ganha aquela que somar mais pontos. Cada federação pode indicar até duas equipes e os chefes têm até imediatamente após a inspeção veterinária para apontar os conjuntos.


Esta cobertura é possível graças ao patrocínio da Sasa Horses JECoudelaria Rocas do Vouga 

>>> Apoie você também o nosso jornalismo!


As equipes podem ser formadas por três (sem descarte) ou quatro conjuntos titulares (com um descarte). Um mesmo cavaleiro não poderá fazer parte de uma mesma equipe com dois cavalos diferentes.

Cada Estado poderá classificar apenas uma equipe entre as três melhores. Em caso de empate, os resultados obtidos pelos titulares de cada equipe em seu último dia de prova definirão a equipe campeã.

O título de equipe campeã do CBA somente será outorgado se houver um mínimo de três Estados diferentes disputando com equipes.

Para os resultados, somam-se os porcentuais finais de cada membro da equipe (no caso de quatro integrantes, descarta-se o mais baixo). Resultados em provas estilo livre não são válidos. Caso a segunda prova de um dos integrantes seja estilo livre, para efeito de equipe, considera-se o resultado do primeiro dia com peso dois.

RS ganhou em 2023
Com um time predominante de amadores, o Rio Grande do Sul venceu o Campeonato Brasileiro por equipes em 2023. O RS foi o único Estado a competir somente com uma equipe e levou o título para casa ao somar 421,043 pontos.

A equipe 1 de São Paulo, com dois amadores e dois profissionais, veio logo atrás com 418,079 pontos e a equipe A, composta de amadores, de Minas Gerais ficou em terceiro com 409,551 pontos — a equipe 2 (com três profissionais e uma mirim) da Federação Paulista de Hipismo fez mais pontos (414,450), mas o regulamento expressa que cada Estado poderá classificar apenas uma equipe entre as três melhores – relembre os resultados.

Brasileiro separado em dois eventos
Neste ano, as provas do brasileiro foram divididas em dois eventos. De 9 a 13 de outubro de 2024, no Clube Hípico de Santo Amaro, ocorrem o Campeonato Brasileiro para amadores e a Taça Brasil para profissionais. De 24 a 27 de outubro de 2024, na Sociedade Hípica Paulista, será realizado o CBA para sêniores e cavalos novos.

No CHSA, o CBA será para pônei, minimirim, mirim, júnior, jovens cavaleiros e categoria aberta, que reúne os atletas amadores, além das séries elementar, preliminar, média 1, média 2 e forte 1 para todos os profissionais e a amador top (forte 2 amador). Concomitantemente, será realizado um concurso nacional para sênior (small e medium tours), sênior top (big tour) e cavalos novos. As provas começam dia 9/10, quarta, com a inspeção veterinária e as inscrições encerram-se em 4 de outubro.

O Campeonato Brasileiro para sênior (small e medium tours), sênior top (big tour) e cavalos novos ocorrerá na Sociedade Hípica Paulista de 24 a 27 de outubro. Os seniores competem no CDI.

>>> Confira o especial com todas as matérias e vídeos do Campeonato Brasileiro e da Taça Brasil 2024 <<<

2 respostas para ‘CBA: Chefes de equipe devem indicar membros dos times após inspeção veterinária’

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.