88 conjuntos de cinco Estados competem no CBA de amador e na Taça Brasil

ATUALIZADA* – Federações de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Brasília (GO) e Paraná, além da Comissão de Desportos do Exército (CDE) e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, disputam o Campeonato Brasileiro de amadores e a Taça Brasil (profissionais), que começam nesta quarta-feira (9/10) com a inspeção veterinária no Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA).


Esta cobertura é possível graças ao patrocínio da Sasa Horses JECoudelaria Rocas do Vouga 


Pela última lista de inscritos divulgada, 88 conjuntos competem no CBA e na TB e outros 13 no concurso nacional (CAN) nas séries de cavalos novos, intermediária e forte 2 sênior. Lembrando que, em 2024, o Brasileiro foi dividido em dois eventos.

Em que pese que ainda faltam os conjuntos de cavalos novos e seniores a competir no Brasileiro, a edição deste ano, por enquanto, tem menos concorrentes que em 2023, que registrou 149 conjuntos inscritos, a maior edição desde, pelo menos, 2017, ano quando Adestramento Brasil foi lançado e começou a contabilizar as provas.

Em 2022, no Rio de Janeiro, foram apenas 62 conjuntos na disputa, bem menos que a edição de 2021, em São Paulo, quando o CBA e a Taça Brasil contaram com 105 conjuntos. Em 2020, foram 128 conjuntos na disputa; em 2019, 113 competindo; 75 concorrentes em 2018 e 70 conjuntos em 2017.

A inspeção veterinária para todos os animais inscritos no CBA, Taça Brasil e CAN em todas as séries será na quarta-feira (9/10) das 9 horas até 10 horas. Depois, haverá reunião de chefes de equipe, quando os líderes das federações deverão indicar os membros que vão compor as equipes estaduais – saiba aqui como é o campeonato por equipes.

No CHSA, As provas dos profissionais são na quinta e na sexta e as dos amadores, no fim de semana. O júri de campo é presidido por Márcio Navarro de Camargo e tem como membros Claudia Moreira de Mesquita, Sandra Andrea Smith de Oliveira Martins, Rosalind Flosi de Vasconcellos Macedo, Sergio Castany de Fiori, Petra Garbade, Claudia Marcia de Sant’Anna e Bruno Muniz Magalhães.

Para sagrar-se campeão ou vice é preciso, além de completar todas as provas, atingir um porcentual médio mínimo. Para o título de Campeão Brasileiro Sênior e Sênior Top (ou seja, small tour, medium tour e big tour), esse mínimo é de 65% para campeão e 64% para vice-campeão. Para o Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos, o mínimo deverá ser de 7,0 para campeão e 6,5 para vice-campeão. Para as demais categorias do CBA e da Taça Brasil, o que inclui os amadores, mirins, profissionais etc., porcentual mínimo para o campeão será de 61% e para vice-campeão, 60%.

>>> Confira o especial com todas as matérias e vídeos do Campeonato Brasileiro e da Taça Brasil 2024 <<<

Brasileiro separado em dois eventos
Neste ano, as provas do brasileiro foram divididas em dois eventos. De 9 a 13 de outubro de 2024, no Clube Hípico de Santo Amaro, ocorrem o Campeonato Brasileiro para amadores e a Taça Brasil para profissionais. De 24 a 27 de outubro de 2024, na Sociedade Hípica Paulista, será realizado o CBA para sêniores e cavalos novos.

No CHSA, o CBA será para pônei, minimirim, mirim, júnior, jovens cavaleiros e categoria aberta, que reúne os atletas amadores, além das séries elementar, preliminar, média 1, média 2 e forte 1 para todos os profissionais e a amador top (forte 2 amador). Concomitantemente, será realizado um concurso nacional para sênior (small e medium tours), sênior top (big tour) e cavalos novos. As provas começam dia 9/10, quarta, com a inspeção veterinária e as inscrições encerram-se em 4 de outubro.

O Campeonato Brasileiro para sênior (small e medium tours), sênior top (big tour) e cavalos novos ocorrerá na Sociedade Hípica Paulista de 24 a 27 de outubro. Os seniores competem no CDI. Concomitantemente ocorre o Campeonato Paulista.

* Matéria atualizada depois da sinalização de que a lista de inscritos estava errada e faltava assinalar conjunto de Brasíilia.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.