ATUALIZADA* — Sergio Froés Ribeiro de Oliva com Milenium, no grau 1, e Rodolpho Riskalla com Tailormade Zofie, no grau 5, disputaram o CPEDI 3* do CHI Al Shaqab, evento em Doha, no Catar, ocorrido de 20 a 22 de fevereiro. O Brasil foi uma das dez nações convidadas e poderia levar até três conjuntos. As provas do paraequestre começaram na quinta (20/2), quando Sergio Oliva fez 68,264% na reprise grande prêmio A, ficando em segundo lugar. Apenas ele e Annemarieke Nobel com Doo Schufro, pela Holanda, competiram — ela ganhou com 73,958%.
“A participação em Doha é exclusivamente por convite. A CBH não tem interferência. Recebemos convite para três atletas de grau 1 selecionados pelo comitê organizador do concurso — Sergio Oliva, Cleberson Palhano e Maykon Cardoso — para selecionarmos dois. Não conseguimos cavalo para o segundo atleta. O atleta Sérgio possui cavalo próprio na Alemanha”, apontou diretora da modalidade na Confederação Brasileira de Hipismo, Claudiane Pasquali. Ela acrescentou que “Rodolpho Riskalla não recebe convite via CBH, mas pela FEI”.
ACHA RELEVANTE O TRABALHO DO ADESTRAMENTO BRASIL?
Então, apoie o site para seguirmos informando vocês sobre as principais notícias do mundo dressage. Baixe aqui o mídia kit ou contribua individualmente no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
INDEPENDÊNCIA EDITORIAL E COMPROMISSO JORNALÍSTICO SEMPRE
No mesmo dia, mas na reprise GP A do grau 5, Rodolpho Riskalla pontuou 69,701% e ficou em segundo, competindo com três conjuntos. Jonna Aaltonen ganhou com Laxton For U e 70%, pela Finlândia, e Sarah Slattery, pela Irlanda, com Savona foi terceiro com 67,650%.
Na sexta (21/2), Riskalla ganhou ao pontuar 69,912% na reprise grande prêmio B. Jonna Aaltonen fez 67,790% e Sarah Slattery, 67,281%. No grau 1, Oliva ficou, novamente, em segundo com 65,903% no GP B — Annemarieke Nobel fez 71,875%.
O internacional de para-adestramento fechou no sábado com as apresentações em estilo livre com música, quando, novamente, Riskalla galgou o primeiro lugar com Tailormade Zofie e 74,658% (Jonna Aaltonen fez 74,158% e Sarah Slattery pontuou 72,792%).
Sergio Oliva fechou sua participação no Catar com mais um segundo lugar no freestyle, pontuando 68,234% com seu companheiro de Paris 2024, Milenium.
O júri do CPEDI 3* teve Elke Ebert (FEI L4/5* pela Alemanha) na presidência, Carlos Lopes (FEI L4/5* por Portugal) como juiz estrangeiro e Kjell Myhre (FEI L4/5* pela Noruega) e María José Vignau Batllo (FEI L2/3* pela Espanha) como membros.
Foto: Imagem extraída do Instagram – Sergio Oliva e Milenium.
* ATUALIZAÇÃO — Após a publicação da matéria, em 23/2, a CBH procurou Adestramento Brasil para esclarecer os convites. O posicionamento foi acrescentado ao texto.

