Cinquenta e nove conjuntos disputam, nesta quinta e sexta (29 e 30/05), no Clube Hípico de Santo Amaro, provas do concurso nacional (CAN) e da Copa ABPSL no evento em que se comemora os 50 anos da fundação da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL). A 43ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano no Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA) segue até 1º de junho com diversas atrações. Do total de concorrentes, apenas dez são amadores, sendo deles minimirins. O restante (49) é de conjuntos profissionais. Assista às provas.
ESTAMOS NO LIMITE:
Não temos patrocínio suficiente para mantermos os trabalhos neste ano. Precisamos de APOIO ou o site vai ser encerrado em seu aniversário de oito anos: em junho/25.
ANUNCIE divulgando a sua marca no site. Baixe aqui o mídia kit. Ou contribua individualmente no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
Quinta, 29/5 – ordem de entrada
Sexta, 30/5 – ordem de entrada
Programa, ordens de entrada e resultados
Outras atrações
Além do adestramento, o evento do jubileu da ABPSL, que é aberto ao público, terá concurso de modelo e andamentos (morfologia), aprovação de garanhões, apresentação de animais à venda e show de arte equestre.
Separados por gênero e categoria de idade, os animais são avaliados em sua morfologia e andamentos pelo juiz internacional Nuno Santos Pereira, de Portugal. O sábado (31/5) está reservado para o julgamento das seis categorias de fêmeas e o domingo (1º/06), para as cinco categorias de machos.
O principal momento do concurso de modelo e andamentos está nos grandes campeonatos que ocorrerão na tarde de domingo (1º/06). Fêmeas e machos de um a três anos hípicos que vencerem em suas categorias e forem contemplados com medalha de ouro concorrem aos títulos de grande campeã e grande campeão jovem.
Nas mesmas condições, os animais da 4ª, 5ª e 6ª categorias concorrem aos títulos de grandes campeões fêmea e macho adultos. Por gênero, os campeões jovens e adultos disputam entre si os títulos de grande campeã fêmea e grande campeão macho. Os vitoriosos voltam para a pista para a disputa máxima da Exposição, de Campeão (ou Campeã) dos Campeões.
A aprovação de garanhões está programada para a manhã de sábado, com os juízes Nuno Santos Pereira (Portugal) e os brasileiros José de Mattos Rebouças Neto e Raul Antonio de Maura Silva avaliando os animais e atribuindo notas, tendo como referência o padrão racial da raça.
Outra atração na manhã de sábado é a apresentação e disponibilidade de venda de 15 lotes, de potros, cavalos montados, matrizes e reprodutores. Os animais representam diferentes linhagens e criatórios. Segundo a organização, o espaço é uma oportunidade de negócio direto entre vendedor e comprador, sem intermediação de leiloeira.
Adestrando cavalos para arte equestre há quatro décadas, Eduardo Rosseto, conhecido como mestre Bentinho, volta à Wxpo Internacional do Cavalo Lusitano para uma apresentação da chamada alta escola com exercícios como piaffer, passage, pirueta e passo espanhol, entre outras. O show será no domingo (1º/6) no intervalo entre o julgamento dos machos e os grandes campeonatos.
Momentos de confraternização estão na programação diária da 43ª Expo Internacional do Cavalo Lusitano, com destaque para o “Jantar dos Criadores” , no sábado, com show de fado com Ana Carla Lemos. Em nota à imprensa, Ismael Gonçalves da Silva, presidente da ABPSL, disse que a expectativa é de uma exposição com participação de grandes e tradicionais criadores e animais excepcionais.


