CHIO Aachen 2025: trio alemão de adestramento imbatível na Copa das Nações

Os vencedores da Copa das Nações Lambertz são listados desde 1977. E é mais fácil contar quantas vezes a Alemanha não venceu esta disputa internacional entre as nações de adestramento no CHIO Aachen: foram quatro vezes. Neste ano, a equipe alemã deveria ser composta por quatro membros. Mas, no último momento, Sönke Rothenberger retirou Fendi e o aviso prévio era muito curto para nomear uma dupla para substituí-lo. Assim, Katharina Hemmer com Denoix PCH (foto), Frederic Wandres com Bluetooth OLD e Isabell Werth com Wendy de Fontaine tiveram que se virar sem ele.


Sem contar com nota de descarte, o trio somou mais pontos que todas as nove equipes na disputa. Hemmer e Denoix PCH receberam uma pontuação de 75,413%, colocando-os na liderança. Wandres e Bluetooth conseguiram superar isso com uma pontuação de 76,891%. E Isabell Werth e Wendy’s fecharam indo além: 79,761%, o que também significou a vitória na classificação individual para a dupla.

Isabella Werth pode não ter participado de todas as vitórias da Copa das Nações da Alemanha até o momento, mas de muitas delas fez parte. De acordo com ela, “ganhar uma Copa das Nações é sempre algo especial, e em Aachen é muito especial”.

Para a técnica da seleção, Monica Theodorescu, “ninguém cometeu nenhum erro” e disse estar muito feliz com o resultado, embora admita que não se surpreendeu. Sobre a desistência de Rothenberger, ela comentou que foi uma pena que tenha chegado tarde demais para nomear um substituto e que eles simplesmente tiveram que lidar com a situação.

O segundo lugar ficou com a equipe belga com uma pontuação total de 219,804 pontos. Justin Verboomen e seu Zonik Plus, de apenas nove anos, tiveram o melhor desempenho fechando em segundo lugar na competição individual, com uma pontuação de 78,348%.

A equipe foi completada por Larissa Pauluis com Flambeau (72,065%), Domien Michiels com Intermezzo van het Meerdaalhof (69,391%) e Charlotte Defalque com Botticelli (68,283%), nota que acabou sendo descartada.

A Suécia fechou em terceiro lugar, com uma pontuação acumulada de 216,935 pontos e equipe composta por Patrik Kittel com Touchdown (73,587%), Maria von Essen com Invoice (72,565%), Tinne Vilhelmson Silfvén com Hyatt (70,783) e Caroline Darcourt com Lord Django (66,239%).

Patrik Kittel ficou satisfeito não apenas com o resultado da equipe, mas também com o de seus colegas competidores: “É bom ver tudo mudar e novos ciclistas e novas equipes surgindo. O mesmo acontece com a Suécia, temos novos ciclistas na equipe e com Stefan (Jansson), um novo chefe de equipe. Então, chegamos a Aachen sem expectativas e agora estamos aqui em terceiro lugar – isso é muito legal!”, disse à imprensa local.

Grã-Bretanha ficou em quarto lugar com Lewis Carrier (69,087%), Susan Pape (68,587%), Andrew Gould (71,087%) e Becky Moody (75,718%). Dinamarca ficou em quinto; Holanda em sexto; Portugal em sétimo; Estados Unidos em oitavo e Espanha em novo.

Com informações das assessorias de imprensa do CHIO Aachen e da FEI.

Foto: FEI/Leanjo de Koster

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.