Cathrine Laudrup-Dufour invencível na abertura da Liga da Europa Ocidental da Copa do Mundo

Press release da FEI, editado por Adestramento Brasil

A dinamarquesa Cathrine Laudrup-Dufour retornou com força total à Copa do Mundo de Adestramento da FEI em Herning, ganhando a etapa de abertura da Liga da Europa Ocidental com uma pontuação de 90,175% com Mount St John Freestyle. Foram 8,5 pontos porcentuais à frente do segundo colocado, o sueco Patrik Kittel, que obteve 81,645% com Touchdown, com quem venceu a final da Copa do Mundo de Adestramento FEI de 2024 em Riad (Arábia Saudita). Maria von Essen (Suécia) e Invoice completaram o pódio do GP freestyle em terceiro lugar com 81,040%, igualando o resultado da etapa de Herning do ano passado.

O caminho para a final da Copa do Mundo 2026 em Fort Worth, nos Estados Unidos, começou em grande estilo na Jyske Bank Boxen Arena, em Herning, com a torcida local aplaudindo Cathrine Laudrup-Dufour e Mount St John Freestyle (de propriedade da Laudrup-Dufour & Zinglersen Aps e da Mount St John Equestrian LLP). A dupla, que conquistou o bronze por equipes e duas medalhas de prata individuais no Campeonato Europeu de Adestramento FEI 2025, em Crozet (França), há apenas seis semanas, estava de volta à sua melhor forma. O freestyle parecia ainda mais revigorado do que em Crozet, demonstrando um equilíbrio ideal entre energia e relaxamento.

A atmosfera de Herning marcou um claro retorno às competições indoor, com a maioria dos cavalos demonstrando brilho e energia extras. “Ao ar livre, o som desaparece mais rápido; em ambientes fechados, ele simplesmente vem direto para você”, sorriu Laudrup-Dufour.

“No GP, Freestyle esteve mais afiada do que nunca! E, no GP estilo livre, ela estava mais concentrada, mas ainda cheia de energia e motivação. Eu simplesmente aceitei o que ela ofereceu. Estou orgulhosa de termos conseguido montar um freestyle sem falhas, porque minha reprise é muito complicada”, destacou Cathrine Laudrup-Dufour. “A multidão criou uma atmosfera eletrizante durante toda a noite, aplaudindo ao longo das linhas finais para muitas combinações. Eles simplesmente te dão asas”, completou Laudrup-Dufour.

Kittel e von Essen completam o sucesso sueco
O segundo colocado, Patrik Kittel, elogiou muito seu cavalo e o público de Herning. “Eles me apoiam muito! E acho que isso é bom: o público deve estar entusiasmado, aplaudir e se divertir, claro, de uma forma que seja justa para os cavalos, mas os cavalos se acostumam.”

Seu castrado Touchdown, de 13 anos e propriedade da Sommarkvarn AB, mostrou excelente forma no estilo livre, com Touchdown balançando pelo corpo, com destaque para o trabalho lateral.

Maria von Essen expressou satisfação semelhante após sua terceira colocação com Invoice (de propriedade da Alexanders Hovslageri & Häst AB). “É maravilhoso estar aqui ao lado desses dois”, disse. Seu castrado preto brilhou mais uma vez nos movimentos reunidos, no piaffe, passage e piruetas, se apresentando ao som da música de Les Misérables, um estilo livre criado originalmente para Laudrup-Dufour e sua antiga montaria, Bohemian.

Olhos em Fort Worth
Embora nenhum dos três primeiros colocados de Herning tenha confirmado seus planos para a final da Copa do Mundo de Adestramento FEI, todos concordaram que o Campeonato Mundial de Adestramento FEI do próximo ano em Aachen (Alemanha) continua sendo seu principal objetivo.

Kittel, no entanto, deu a entender que pretende competir em várias outras eliminatórias da Copa do Mundo nesta temporada.

A Copa do Mundo de Adestramento FEI agora segue para Lyon (França) dentro de duas semanas.

Final no Texas
Agora em sua 39ª temporada, a Copa do Mundo de Adestramento da FEI terá novamente a final nos Estados Unidos, três anos após as finais em Omaha. Em 2026, as provas ocorrem de 8 a 12 de abril em Fort Worth, Texas (EUA). Faz 17 anos que um atleta americano não conquista o título da Copa do Mundo de Adestramento da FEI: Steffen Peters e Ravel levaram o título em Las Vegas em 2009 e Debbie McDonald com Brentina em Gotemburgo em 2003.

A Liga Norte-Americana (NAL) iniciou sua temporada 2025/2026 no mês passado em Devon (EUA), quando Benjamin Ebeling e Bellena (de propriedade de Ann Romney) conquistaram a primeira vitória. O calendário da NAL continua com classificatórias no Canadá, México e diversos eventos nos Estados Unidos.

Já a Liga da Europa Ocidental deste ano conta com dez classificatórias em vez de onze, após o cancelamento da Semana do Cavalo de Madri que estava marcada para o fim de novembro. A abertura da temporada em Herning será seguida por Lyon (França) no final de outubro e Stuttgart (Alemanha) em novembro. Dezembro receberá Londres (Grã-Bretanha) e Mechelen (Bélgica), antes da série seguir em janeiro para Basileia (Suíça) e Amsterdã (Holanda). Fevereiro traz Neumünster (Alemanha) e Gotemburgo (Suécia), enquanto a última classificatória acontece novamente em ‘s-Hertogenbosch (Holanda).

Os nove melhores conjuntos da Liga da Europa Ocidental garantirão vaga na final da Copa do Mundo de Adestramento FEI 2026 em Fort Worth. A atual campeã Charlotte Fry (Grã-Bretanha) se classifica automaticamente, desde que ela compita em pelo menos duas eliminatórias nesta temporada. Fry conquistou o título de 2025 com o garanhão preto Glamourdale.

Mais informações:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.