Carl Hester e Charlotte Dujardin — ela quebrando o silêncio de um ano nas redes sociais — publicaram o falecimento de dois cavalos lendários e que fizeram história, não apenas para o adestramento britânico, como também mundial. Valegro quebrou recordes olímpicos e mundiais em sua carreira com Dujardin. Até hoje, a maior pontuação alcançada por cavalo e cavaleiro em uma prova de adestramento grande prêmio estilo livre foi de 94,3%, obtida por eles em etapa em Londres da Copa do Mundo FEI de 2014. No mesmo CDI-W, o conjunto também bateu seu próprio recorde de GP ao pontuar 93,975%. Leia o que eles publicaram.
SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL
E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!
Peça o mídia kit 2025 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
Nota de Carl Hester
“Durmam bem, Blueberry e Uti, dois dos maiores cavalos da nossa geração.
É com imensa tristeza que nos despedimos de Valegro e Uthopia e, sem dúvida, esta é uma perda difícil de compreender. Tentar escrever uma homenagem a estes dois cavalos é mais difícil do que eu imaginava. O estábulo não é o mesmo sem eles, há um vazio no ar.
Valegro e Uthopia fizeram mais do que ganhar medalhas e escrever história, eles deram ao nosso esporte uma era de ouro. Ambos mostraram que a grandeza pode ser gentil, sensível e harmoniosa; e orgulharam uma nação e inspiraram muitos.
Fazer parte da jornada deles sempre será uma das minhas maiores conquistas. Toda a equipe e eu somos profundamente gratos pela alegria que nos deram em casa, mas também aos seus fãs em todo o mundo.
Suas vidas inteiras correram em paralelo; viajaram para as competições lado a lado, viveram em estábulos vizinhos, pastaram nos mesmos campos e se aposentaram juntos. O vínculo e a companhia deles eram absolutos.
À medida que a vida avançava, os problemas de saúde também aumentavam; então, permitir que partissem deste mundo juntos foi o último ato de lealdade e dignidade que senti que podia lhes oferecer, honrando uma parceria que jamais se desfez em vida.
Eles deixam um vazio enorme. O estábulo mudou para sempre, e nós também. Eles eram nossa família e eu os amarei e sentirei saudades para sempre. O impacto que tiveram permanecerá, mas, infelizmente, não podemos ficar com os cavalos para sempre. Só podemos carregar dentro de nós o que eles deixam. E esses dois nos deixaram tanto.”
Nota de Charlotte Dujardin
Querido Blueberry,
Eu te amo. Não sei como começar isso com outras palavras. Eu sabia, é claro, que esse dia chegaria, mas acho que nunca estaria preparada para ele. E estou aqui, reunindo coragem para escrever isso, sabendo que nunca terei as palavras certas, sabendo que elas nunca serão suficientes, mas querendo compartilhar algo mesmo assim porque tantas pessoas te amavam e parece a coisa certa a fazer. Você foi e continua sendo muito amado.
Você foi minha constante, minha rocha. Nos momentos mais felizes e nos mais difíceis, sua presença gentil, seu coração batendo firme, os momentos silenciosos que compartilhamos foram tudo para mim, o lugar para onde eu sempre podia ir. Nesses momentos tranquilos, tivemos tantas conversas sem palavras; você me amou completamente, como eu sou. Você viu meu coração e eu o seu.
Nunca montei em um cavalo como você, Blueberry. Sempre foram seu coração e sua mente que te tornaram a melhor. Crescemos juntos, aprendemos juntos, acreditamos juntos. Você entrava no picadeiro e eu simplesmente sabia o quão especial você era – eu podia sentir você crescer. O silêncio da multidão, enquanto todos se viravam para olhar para você. Isso me fazia sentar um pouco mais ereta, ombros para trás, cabeça erguida – eu só queria te orgulhar, mostrar ao mundo do que você era capaz; eu podia sentir cada músculo do seu corpo se mover, cada respiração, cada tremor de emoção e nós simplesmente nos fundíamos um no outro; era como se você pudesse ouvir meu coração falar e eu o seu. Uma parceria da qual todos falam, mas que você só entende de verdade quando a vivencia.
E nós dançamos Blueberry, como dançamos…
Você transformou o nosso esporte, sim. A Olimpíada de Londres foi o maior palco e não tínhamos ideia de como nossos mundos mudariam, apenas uma garota e um cavalo, dando o nosso melhor.
Mas o maior presente de todos foi a alegria que você trouxe para este mundo. Você fez as pessoas sorrirem todos os dias da sua vida. Que presente raro e especial. Você nasceu para isso, sempre soube quem precisava de cuidados especiais – tão gentil com meus filhos e com tantos outros que te conheceram, principalmente, aqueles que estavam doentes. Ver os olhos brilharem – que diferença você fez. Para aqueles que tiveram a oportunidade de te conhecer, mesmo que apenas de passagem, você deu esperança, amor e fé – você realmente mudou a vida das pessoas, apenas com um toque, um carinho, um hálito quente no rosto; apenas por ser você. Estou tão feliz que William e Isabella te conheceram – eles crescerão sabendo seu nome, ouvindo histórias sobre você, vendo fotos e vídeos seus. Você viverá para sempre, não apenas no coração deles, mas no de tantas pessoas, e isso me dá muita felicidade – você merece ser, e será, lembrado para sempre.
Você me escolheu. E eu fui sua para sempre. Não sei por que, nem como, mas agradeço a Deus por isso. Nossa história é uma com a qual qualquer pessoa que já amou um cavalo pode se identificar – muito além das medalhas e do talento, a razão para continuar, a razão pela qual nos levantamos de manhã e fazemos o que fazemos, é o simples amor por um cavalo.
Você foi, e sempre será, meu único em um milhão, e foi a maior honra da minha vida ser não apenas sua parceira de dança, mas também sua melhor amiga. A magia que tínhamos, ninguém pode tirar de nós, e dançaremos novamente um dia.
Sinto você comigo, sei que você está aqui. Vi um pássaro tordo (robin) depois que terminei meus testes outro dia – sentado quietinho perto de mim, observando. Outro tordo se juntou antes de ambos voarem para longe. Você e Uti, sempre lado a lado, sempre juntos. Sinto muita falta de vocês dois, mais do que posso expressar. O tordo ficou tempo suficiente para eu saber que vocês estavam lá comigo. Isso me conforta, e sempre procurarei por vocês.
Eu te amo, Blueberry. Com todo o meu coração. Para sempre e sempre. Meu lindo e melhor garoto
Foto: reprodução Instagram | Rose Lewis @daydream_equinephotography


