Paulo Cesar dos Santos começou a treinar o lusitano criado pela Fazenda Sasa JE Fidel da Sasa JE para provas de big tour apenas em janeiro deste ano, mas o dono de duas medalhas de ouro — uma por equipe e outra individual — nos Jogos Sul-Americanos de Assunção do ano passado já galgou uma vaga no Time Brasil para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, que começam com a inspeção veterinária no próximo sábado, 21 de outubro, em Quillota.
“Foi uma evolução que necessitava ser rápida. Estreamos em provas em junho, foi difícil, mas uma boa estreia. Fiz três CDIs sendo o último bem melhor, com o cavalo já mais engajado comigo”, contou ao Adestramento Brasil neste fim de semana, após sair a lista final dos conjuntos que embarcaram para o Chile.
Durante as seletivas, os porcentuais finais do conjunto aumentaram. No CDI 3* em junho no CHSA, Paulo César e Fidel fizeram 66,652% no grande prêmio e 64,638% no GP especial. No mês seguinte, no CDI 3* na SHP, a dupla fez 64,935% no GP e 64,957% no GPS e, fechando as seletivas, no CDI 3* em agosto no CHSA, as notas finais subiram para 66,696% no GP e 68,426%.
Desde então, Paulo César tem treinado para melhorar o conjunto. “Alguns dias antes de viajar, meu professor Hugo Pereira, de Portugal, esteve a me ajudar em casa nos treinos. Focamos muito em deixar o Fidel descontraído e encaixar alguns exercícios”, relatou. (continua após anúncio)

Sendo o Pan uma competição muito importante, com o Brasil tendo a meta de obter medalha para conquistar vaga por equipe na Olimpíada de Paris 2024, como fica o psicológico e como controlar o nervosismo? “O Pan é uma competição muito importante e eu driblo isso tudo com muitos pensamentos positivos e tendo confiança em todo o trabalho realizado por mim e minha equipe, que me passa boas energias”, contou.
Paulo César e Fidel chegam nesta segunda (16/10) ao Chile. Lá, os treinos da dupla serão focados em se juntar à equipe. “As minhas expectativas são as melhores possíveis; fazer boas provas e ajudar o time na missão de trazer uma medalha”, disse.
“O Pan para mim é a realização de um sonho, de poder competir e de representar meu País e todos aqueles que torcem por mim. Chegar até aqui não foi fácil; foi muito trabalho e muita dedicação, mas profetizo e acredito muito que Deus vai nos glorificar e vamos conseguir alcançar nosso objetivo. Força, time!”, finalizou.
::: APOIADORES DA COBERTURA:
Adriano Soares | Alexander Van Parys | Haras Monsanto | Helena Botelho Gomes | Isabella Nothaft | Manège Mon Cheval | Mauro Fiorentino | Rodrigo Betarelli
Quer seu nome ou logo aqui? Escreva para contato@adestramentobrasil.com para saber como patrocinar ou apoiar



