Entenda como funciona a aprovação de garanhão no lusitano

Para um garanhão ser aprovado no stud book do puro sangue lusitano ele precisa ter pelo menos quatro anos de idade e deve ser apresentado montado, explicou o veterinário, juiz e superintendente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano Orpheu de Souza Ávila Júnior, em entrevista em vídeo.

“O garanhão é submetido a três juízes e são analisados passo, trote e galope e, depois, é retirada a sela e são observadas as partes do cavalo: cabeça, pescoço, espádua e cernelha, peito e tronco, dorso, rim, garupa, membros anteriores e posteriores; e o conjunto de forma, que é a harmonização de todas estas partes”, detalhou.

Na entrevista, ele também esclareceu quando um animal pode ser reprovado, comentou sobre a pontuação que os cavalos têm obtido e o porquê dos animais precisarem ser aprovados (assista à entrevista na íntegra abaixo).

Na última sexta-feira (07/08), a  ABPSL realizou aprovação de três garanhões no Haras do Drosa. A comissão julgamento foi formada pelos juízes José de Mattos Rebouças Neto, Marcelo Trigo de Moura e Orpheu de Souza Ávila Jr. Foram aprovados: Nativo do Drosa com 73,25 pontos; Matreiro Interagro com 70 pontos; e Lince do Castanheiro com 69 pontos.

Neste ano, a ABPSL já realizou aprovações de garanhões na Coudelaria Vila de Sagres (com dois garanhões aprovados) e no Haras São Gabriel CT Luciano Pereira com seis animais aprovados. A próxima estação de monta ocorre de 1º de agosto a 31 de março de 2021.

 


LOGO_ABPSL


canal de notícias 
Isto é Lusitano é produzido por Adestramento Brasil e tem o patrocínio Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangre Lusitano

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.