Para um garanhão ser aprovado no stud book do puro sangue lusitano ele precisa ter pelo menos quatro anos de idade e deve ser apresentado montado, explicou o veterinário, juiz e superintendente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano Orpheu de Souza Ávila Júnior, em entrevista em vídeo.
“O garanhão é submetido a três juízes e são analisados passo, trote e galope e, depois, é retirada a sela e são observadas as partes do cavalo: cabeça, pescoço, espádua e cernelha, peito e tronco, dorso, rim, garupa, membros anteriores e posteriores; e o conjunto de forma, que é a harmonização de todas estas partes”, detalhou.
Na entrevista, ele também esclareceu quando um animal pode ser reprovado, comentou sobre a pontuação que os cavalos têm obtido e o porquê dos animais precisarem ser aprovados (assista à entrevista na íntegra abaixo).
Na última sexta-feira (07/08), a ABPSL realizou aprovação de três garanhões no Haras do Drosa. A comissão julgamento foi formada pelos juízes José de Mattos Rebouças Neto, Marcelo Trigo de Moura e Orpheu de Souza Ávila Jr. Foram aprovados: Nativo do Drosa com 73,25 pontos; Matreiro Interagro com 70 pontos; e Lince do Castanheiro com 69 pontos.
Neste ano, a ABPSL já realizou aprovações de garanhões na Coudelaria Vila de Sagres (com dois garanhões aprovados) e no Haras São Gabriel CT Luciano Pereira com seis animais aprovados. A próxima estação de monta ocorre de 1º de agosto a 31 de março de 2021.
O canal de notícias Isto é Lusitano é produzido por Adestramento Brasil e tem o patrocínio Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangre Lusitano