A Agência Mundial Antidopagem (WADA, na sigla em inglês) aprovou a inclusão do tramadol, opioide utilizado como analgésico, na lista de substâncias proibidas no esporte. A proibição passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2024. Ele entrou na categoria “narcóticos” da lista aprovada pelo Comitê Executivo de substâncias proibidas para 2024 — clique aqui para conferir o documento na íntegra.

TODO MUNDO LÊ ADESTRAMENTO BRASIL!
NÃO PERCA A CHANCE DE DIVULGAR SUA MARCA AQUI E SER VISTO POR TODA A COMUNIDADE!
>>> Peça o mídia kit e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
O tramadol é um analgésico opióide sintético usado para tratar dores moderadas a graves. Às vezes, é usado para tratar dores causadas por lesões esportivas em atletas. O tramadol está disponível em muitas formulações diferentes e é vendido sob diversas marcas em diferentes países, tais como tramal, tramedo, tramake, Zydol.
Para que uma substância seja incluída na Lista Proibida, ela deve atender a dois dos três critérios a seguir:
- Tem o potencial de melhorar ou melhorar o desempenho
- Representa um risco real ou potencial à saúde do atleta
- Viola o espírito do esporte
Conforme explicou a Agência Internacional de Testes (ITA), estudos recentes confirmaram o potencial de tramadol para melhorar o desempenho físico em determinadas atividades. Também apresenta riscos potenciais à saúde dos atletas, podendo resultar em efeitos colaterais graves, que incluem vício e dependência física, convulsões e diminuição do estado de alerta. Assim, justificou que o uso de tramadol para melhorar o desempenho também vai contra o espírito esportivo.
Os atletas serão proibidos de usar tramadol durante o período de competição, a menos que tenham uma Isenção de Uso Terapêutico. O período de competição geralmente começa às 23h59 da noite anterior à competição, mas a recomendação é verificar sempre as Regras Antidoping da federação internacional.
A WADA apontou que o uso de tramadol tem sido monitorizado e que está demonstrado o seu uso em larga escala no desporto, com as investigações financiadas pela WADA confirmando o potencial para melhorar o desempenho desportivo.
A Agência Internacional de Testes (ITA) lidera o programa independente de antidopagem para atletas humanos reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional e pela Federação Equestre Internacional (FEI).
Webinar — Para detalhar melhor o tema e o que faz parte da Lista Proibida de 2024, Mark Stuart, farmacêutico esportivo e gerente-sênior de desenvolvimento de operações da ITA, explicará as principais mudanças em um webinar no próximo dia 29 de novembro em inglês com tradução simultânea para quatro idiomas adicionais: árabe, espanhol, francês e russo.
Juntamente com as alterações na Lista Proibida, David Healy, gerente-sênior de Medicina, Ciência e Medicina da Agência Mundial Antidopagem (WADA), fornecerá um lembrete sobre Isenções de Uso Terapêutico e apresentará a recém-lançada ferramenta assistente online. Registre-se aqui para o webinar.


Uma resposta para “Tramadol passa a ser proibido pela WADA a partir de 2024”