Horse Guide quer ser hub de conhecimento sobre cavalos

Fundada em 2015 com o objetivo de ajudar profissionais e outras pessoas a buscarem uma melhoria na qualidade de vida e bem-estar do cavalo, a Horse Guide (HG), atualmente, tem os cursos próprios entre as principais linhas de negócios, além de um espaço para divulgação de serviços. Para este ano, a expectativa é contar com novos palestrantes para os cursos e voltar com a realização no Brasil do programa de formação de treinadores da Federação Equestre Internacional, conhecido como FEI Coach.

“No início, o carro-chefe foi o curso para instrutores da FEI, chamado o FEI Coach, o qual vários de nossos parceiros já fizeram. Hoje, acredito que os nossos cursos são o principal foco da HG, pois criamos material didático e cursos online, o que favorece aqueles que não conseguem estar presentes por causa da distância. Já os cursos presenciais, têm uma parte teórica e outra prática com palestrantes que têm certificação e experiência comprovada”, conta Maria Elisa Simões de Moraes (conhecida também por Mé), proprietária da Horse Guide.

A HG surgiu como uma ideia de unir em um só local informações para aqueles que buscam qualquer tipo de material, alimento, serviços, locais para ter aulas, locais para hospedar cavalos, veterinários e muito mais. Além disso, visando ao bem-estar do cavalo, criou um sistema capaz de qualificar pessoas a melhorarem a qualidade da relação com os cavalos e a desenvolverem capacidades para construir um futuro promissor dentro do mundo equestre.

O passo seguinte foi trazer ao Brasil os cursos desenvolvidos pela Federação Equestre Internacional (FEI) no sistema FEI Coach. Em 2017, a Horse Guide realizou o FEI Coach Intro na Sociedade Hípica de Campinas com o respaldo da Confederação Brasileira de Hipismo, conforme explicou Maria Elisa, acrescentando que o aumento da procura por este tipo de curso fez a Horse Guide estreitar a sua ligação com a FEI.

“Organizamos cursos até 2018, mas a pandemia dificultou a vinda de tutores da FEI para o Brasil. Queremos voltar a organizar esses cursos, pois acredito que o conteúdo dele nos ajuda a sermos melhores instrutores e termos uma relação com nossos alunos de maneira mais positiva e técnica, o que nos leva novamente ao final dessa equação que é o bem-estar do cavalo”, frisou.

O FEI Coach foi criado para ajudar no desenvolvimento das nações-membro na organização de sua própria estrutura de treinamento. O sistema utiliza um plano de estudos acordado e ajuda a desenvolver o esporte usando treinadores locais. Os participantes recebem da federação do País um Certificado de Presença ou Desempenho após a sua participação, reconhecendo status de treinador nacional de nível 1, 2 ou 3.

A FEI destaca que o programa de formação de treinadores é um treinamento “contínuo” e não uma “educação formal” e que foi criado para desenvolver as nações. Os treinadores são certificados e reconhecidos pela sua federação nacional, que são responsáveis por acompanhar seus treinadores (nível, competência, atividade) e seus alunos.

Esse conteúdo foi produzido por Adestramento Brasil com o patrocínio da Horse Guide

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.